ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Comunidade encena 28ª 'Via-sacra' dia 19 na Cohab Tablada

Montagem da Paixão e Morte de Cristo vai partir da rua Leopoldo de Souza Soares. Espetáculo tem apoio da Prefeitura

Por Salvador Tadeo – MTB 7353 04-04-2019 | 11:19:55

A Cohab Tablada recebe, no dia 19 deste mês, Sexta-feira Santa, a 28ª edição da "Via-Sacra Encenada" da comunidade Trindade. O evento será na rua Leopoldo de Souza Soares, na frente da Escola Antônio Leivas Leite, a partir das 19h30min, e conta com o auxílio da comunidade e empresários do município, além de apoio da Prefeitura.

A encenação percorrerá o bairro, iniciando pela rua Leopoldo Souza Soares, seguindo pela avenida Cel. Thomaz Flores, rua Augusto de Carvalho e avenida Visconde de Pelotas.

Conforme o coordenador do espetáculo, Henrique Levien, existe um distanciamento muito grande entre a sociedade e a cultura religiosa, que leva as pessoas a subestimarem os benefícios da religião na vida em coletividade ou, até mesmo, a terem uma visão errônea, considerando-a privilégio de poucos. “Queremos mostrar os atrativos, as fontes de entusiasmo e o quanto está ao alcance de todos”, diz o organizador da montagem da via-sacra.

Via-sacra ocorre tradicionalmente na Cohab Tablada e reúne centenas de fiéis e curiosos – Fotos: Gustavo Vara/Arquivo

História do espetáculo

A Via-Sacra Encenada da Comunidade Eclesial da Trindade começou há 27 anos, durante a quaresma de 1991, quando o padre Cláudio Neutzling lançou um desafio ao grupo jovem da paróquia: a encenação da Paixão e Morte de Cristo. A ideia originou-se da Campanha da Fraternidade da época (1991), cujo tema foi “Juventude: Caminho Aberto”. Em 2008, o evento obteve o reconhecimento pelo Município e foi inserido no calendário oficial da cidade.

Tags

28ª via-sacra, encenação, cohab tablada, sexta-feira santa, dia 19 de abril, a partir das 19h30min

Carregando 0%
Carregando 0%