Grupo pretende fazer uma estimativa sobre o número de pessoas que vivem na informalidade em Pelotas

Comitê Pró-Economia quer identificar pessoas não beneficiadas por auxílio emergencial

Grupo pretende fazer uma estimativa sobre o número de pessoas que vivem na informalidade em Pelotas
Por Autor desconhecido 08-06-2020 | 21:33:39
Tags: economia, comitê, pesquisa, auxílio, pandemia, coronavírus

 A terceira reunião online do Comitê Pró-Economia, grupo dedicado a implementar ações capazes de ajudar na recuperação econômica da cidade pós-pandemia do novo coronavírus, foi marcada pela importância de identificar os moradores de Pelotas que não estão recebendo ajuda do governo federal. O grupo também se propôs a realizar levantamento do número de trabalhadores informais do município.

Durante a videoconferência, o professor de economia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), uma das entidades participantes do Comitê, Felipe Garcia, sugeriu a construção de uma ferramenta para realizar busca ativa das pessoas que não estejam recebendo o auxílio emergencial do governo, e que não tenham outro tipo de benefício, como o Bolsa Família. 

"Sabemos que existem pessoas que foram demitidas, que estão recebendo seguro-desemprego, que outras sendo beneficiadas pelo auxílio emergencial pago pela Caixa Federal, mas existem aqueles que chamamos de 'invisíveis', que não têm cadastro para os programa sociais, e que também não fazem parte da população que mantém a renda. Eles estão no meio do caminho", explicou o professor universitário.

A prefeita Paula Mascarenhas considerou a ideia importante, como ferramenta para auxiliar esses cidadãos, e solicitou ao secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, a aproximação com a Caixa Federal para realizar um rastreamento dessas pessoas, a partir dos dados de quem já está cadastrado no programa implantado pelo governo federal devido à pandemia. "Essa iniciativa também poderá nos ajudar a estimar qual o valor injetado na economia local relacionado aos programas sociais, seja o de auxílio emergencial, seja o da Bolsa Família", ressaltou.

Informais

O economista da UFPel também irá realizar um levantamento para estimar quantos trabalhadores informais Pelotas tem na atualidade. A pesquisa deve comparar dados do último censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, com o número de pessoas beneficiadas pelo auxílio emergencial disponibilizado pelo governo federal para os trabalhadores informais. 

"Vamos cruzar os dados e teremos uma estimativa de quantas pessoas vivem desse tipo de renda na cidade. Isso nos ajudará, inclusive, a informar aqueles que têm direito ao benefício, mas não sabem", destacou Garcia.

Veja mais:

+Comitê Pró-economia busca facilitar crédito aos empreendedores atingidos pela pandemia

Pesquisa UCPel

Ainda durante a videoconferência, houve a apresentação dos dados preliminares da pesquisa realizada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) sobre o impacto causado pela pandemia nas empresas. O Comitê teve acesso a alguns números do levantamento feito com cerca de 400 empresários. O resultado oficial será divulgado nos próximos dias e deve auxiliar o grupo a analisar alternativas de recuperação dos setores da economia do município prejudicados pelo novo coronavírus.  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Notícias Relacionadas

1º Feirão Municipal de Empregos será realizado em Pelotas

1º Feirão Municipal de Empregos será realizado em Pelotas

Parceria garante 60 vagas para qualificação de mulheres em Pelotas

Parceria garante 60 vagas para qualificação de mulheres em Pelotas

Projeto pelotense é selecionado para o South Summit Brazil

Projeto pelotense é selecionado para o South Summit Brazil

Vice-prefeita participa do Operação Verão Total no Laranjal

Vice-prefeita participa do Operação Verão Total no Laranjal