ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Planejamento e Gestão

Começa a requalificação da rua Marechal Floriano

Todos os cuidados necessários para prevenção contra a Covid-19 são adotados pelos trabalhadores

Por Tânia Magalhães 14-04-2020 | 13:15:58

A requalificação da rua Marechal Floriano, entre as ruas 15 de Novembro e Professor Araújo, iniciou-se nesta semana, sob responsabilidade da Prefeitura e com gerenciamento e fiscalização da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O projeto integra o programa #ObraNoBairro. Ao todo, 650 metros lineares passarão por transformações.

Os cuidados recomendados para prevenção contra o novo coronavírus são adotados pelos trabalhadores em atividade. O Decreto 6.255, de 23 de março de 2020, de suspensão das obras públicas no Município por 15 dias, não foi prorrogado e expirou no dia 8.

Intervenções iniciam-se e não está previsto grande impacto à rotina na região – Fotos: Michel Corvello
“Vamos aproveitar o pouco movimento nas ruas e o comércio fechado. A equipe é reduzida e todas as medidas de proteção aos trabalhadores, em relação à propagação da Covid-19, foram empregadas”, explica o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho.

O projeto está orçado em mais de R$ 860 mil. O contrato foi firmado com a Caixa Econômica Federal e os recursos têm origem no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), dentro do programa Pró-Transporte, ação Mobilidade Urbana. A empresa que executa as obras é a SBS Engenharia e Construções Ltda. 

A prefeita Paula Mascarenhas, neste ano, quando assinou o contrato de requalificação da Floriano, destacou que “é um projeto importante, no coração da cidade, acesso ao bairro Fragata, e conclui a requalificação da área central, conectando o Calçadão às áreas da avenida Saldanha Marinho e do Largo de Portugal, vizinhos ao bairro Simões Lopes”.

Saiba quais são as mudanças

Os 650 metros de extensão da Marechal Floriano receberão nova pavimentação asfáltica. Uma ciclofaixa de 720 metros será construída, à esquerda sentido Centro/bairro, convertendo na rua Professor Araújo, por onde prosseguirá até se encontrar com a ciclofaixa da avenida Saldanha Marinho, em obras.

A revitalização iniciou-se pelas intervenções nos passeios públicos, do lado direito Centro/bairro. Entre as ruas Barão de Santa Tecla e Santos Dumont, haverá alargamento da calçada. As quadras entre as ruas General Osório e Barão de Santa Tecla receberão piso novo e padronizado (modelo Calçadão), acessibilidade, e recuperação do terminal de transporte coletivo das linhas do Fragata, que ganhará seis abrigos novos, 29 bancos e 12 lixeiras.

A sinalização foi contemplada no projeto. Além da pintura e placas, a Floriano contará com cinco grupos semafóricos para pedestres, que proporcionarão aumento da segurança a todos, disciplinando ainda mais os deslocamentos. Quanto à iluminação pública, a via receberá sistema de LED.

Pequeno impacto

O secretário Roberto Ramalho esclarece que a revitalização da Marechal Floriano demandará uma obra de baixo impacto. “Não serão necessárias escavações com intervenções na base e sub-base do leito, pois não será feito corredor de ônibus de concreto (piso rígido), como na General Osório e na Marechal Deodoro.”

Outro motivo redutor de efeitos à rotina dos pelotenses é o período em que a obra se inicia, quando prevalece a recomendação de ficar em casa, como medida de enfrentamento da pandemia. “Os ônibus estão com circulação reduzida, o comércio fechado e as aulas suspensas”, complementa Ramalho.

Todas as obras sob gerência e fiscalização da Seplag são precedidas de visitas, aos moradores e comerciantes, das assistentes sociais da Secretaria, que informam sobre as ações que virão. Desta vez, não foi possível esta prática, já que as lojas da Floriano não estão funcionando.

Confira as fotos da reportagem no Flickr da Prefeitura.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

marechal floriano, requalificação, obras, alargamento calçadas, ciclofaixa, pavimentação, abrigos, bancos, lixeiras, sinalização, início das intervenções

Carregando 0%
Carregando 0%