Clube do Choro se apresenta na Virada Cultural
Na tarde de domingo (18), o palco principal da Virada Cultural recebeu o show do Clube do Choro. Os músicos apresentaram um repertório em parte autoral e em parte releituras e homenagens à músicos brasileiros.
Foto: Gustavo Vara
Gil Soares, um dos integrantes do grupo, elogiou a temática da Virada, que esse ano homenageia a cultura negra expressa nos tambores, principalmente o Sopapo que é Pelotense.
"Foram muito felizes na escolha do tema e das atrações que se relacionam diretamente com a com a cultura popular e a presença do povo negro em Pelotas, que precisa ser valorizada", afirmou Soares.
O Clube do Choro, criado em 2014, no dia internacional do choro (23 de abril), através de uma reunião de músicos para uma apresentação no Mercado Central, se consolidou um ano depois, em 2015 e atualmente conta com 25 integrantes. Os ensaios são semanais, e além de música, tem estudo sobre a história do choro.
O casal Eleonora e Fábio Frenkel, fizeram do Largo do Mercado Central uma pista de dança, embalados pelo Clube do Choro.
"A gente adora chorinho, que bom que tem na programação", comentou Eleonora.
Durante a virada, o clube anunciou o lançamento do Caderno de partituras e histórias do Choro de Pelotas, que contém 11 músicas tocadas pelo grupo, que será realizado na segunda (19), quando é comemorado o Dia Municipal do Choro, em homenagem á Avendano Jr.
A Virada Cultural é uma realização da Prefeitura de Pelotas, e conta com o apoio de SESC, Sagres, CMPC Celulose Riograndense e Otroporto.
Notícias Relacionadas
Doce Verão 2026 tem atrações gratuitas na Praia do Laranjal
Virada do ano no Laranjal terá shows e muita música
Largo do Mercado recebe Sexta Black e Mercado das Pulgas neste fim de semana
Secult prioriza Sete de Abril, Carnaval, editais Pnab e festas religiosas