ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Transporte e Trânsito

CittaMobi é acessado por 19 mil passageiros de ônibus

Aplicativo fornece, a cada dez segundos, a localização dos coletivos para que os usuários possam escolher entre melhor rota e tempo de espera

11-10-2018 | 16:01:42

      Os usuários dos coletivos têm à disposição o mais moderno aplicativo voltado ao transporte público. O CittaMobi foi lançado em Pelotas pouco depois do início do trabalho do novo consórcio regulador, em julho de 2016, e atualmente é acessado por mais de 19,1 mil pessoas por mês.

      A ferramenta capta a posição dos veículos a partir do GPS de cada ônibus, por meio de um transmissor, que repassa as informações em tempo real tanto para os cidadãos, quanto para a Sala de Monitoramento localizada na Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), junto ao setor de Fiscalização. A atualização dos dados a cada dez segundos é possível porque o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) realizou o mapeamento das paradas de ônibus da cidade e o cadastro das linhas. 

      A previsão de chegada ou saída do ônibus é calculada a partir dos dados georreferenciados que constam na base de armazenamento, como engarrafamento, posição do veículo, linhas cadastradas e outras variáveis que possam vir a influenciar no trajeto. O funcionamento do sistema permite que os usuários contem com previsões e dá a eles o poder de escolha, destaca o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam.

“Com a informação, os passageiros podem optar em qual linha embarcar quando os destinos são próximos, ao saber qual chegará antes. Também não precisam mais ir para o ponto de ônibus cedo demais. O usuário pode realmente escolher para onde vai”, diz Al-Alam.

      O CittaMobi também integra o projeto ‘Cidade Digital’, da Prefeitura, e recentemente recebeu duas novidades. A primeira foi o botão de emergência, conhecido popularmente como botão do pânico, que encaminha os pedidos de ajuda ou alertas para furtos, roubos e outras situações que acontecem nos coletivos, para a central da Guarda Municipal (GM), acusando a localização do chamado. A segunda é a possibilidade de recarregar os cartões Estudante e Cidadão direto pelo aplicativo, informando os números do CPF e cartão de crédito do titular; a compensação do valor pago em passagens é feita num prazo de até dois dias.  

Monitoramento

      A fiscalização quanto ao cumprimento de horários e rotas, além do acompanhamento do número de passageiros em cada viagem de cada linha - pelo controle do sistema de bilhetagem -, são feitos na Sala de Monitoramento da STT e analisados todos os dias por Agentes de Trânsito.

      Assim como quem utiliza o CittaMobi, os servidores recebem a localização dos veículos via GPS. O diferencial é que também armazenam as imagens das três câmeras instaladas nos coletivos, o que possibilita a checagem de demandas encaminhadas pela população, como atrasos, desvios e imprudência de motoristas. 

      Os nove Agentes de Trânsito do setor também se dividem para a fiscalização direta nas paradas. Demandas, dúvidas e sugestões quanto o funcionamento do transporte coletivo no município podem ser encaminhadas direto a esses profissionais, pelo telefone (53) 3227-5402, no ramal 28, e pelo e-mail transporte@pelotas.com.br.

Fotos: Gustavo Vara/Arquivo

      O aplicativo CittaMobi está disponível para download nas plataformas Android e iOS.

Tags

cittamobi, aplicativo, tecnologia, transporte coletivo, ônibus

Carregando 0%
Carregando 0%