CittaMobi é acessado por 19 mil passageiros de ônibus
Os usuários dos coletivos têm à disposição o mais moderno aplicativo voltado ao transporte público. O CittaMobi foi lançado em Pelotas pouco depois do início do trabalho do novo consórcio regulador, em julho de 2016, e atualmente é acessado por mais de 19,1 mil pessoas por mês.
A ferramenta capta a posição dos veículos a partir do GPS de cada ônibus, por meio de um transmissor, que repassa as informações em tempo real tanto para os cidadãos, quanto para a Sala de Monitoramento localizada na Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), junto ao setor de Fiscalização. A atualização dos dados a cada dez segundos é possível porque o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) realizou o mapeamento das paradas de ônibus da cidade e o cadastro das linhas.
A previsão de chegada ou saída do ônibus é calculada a partir dos dados georreferenciados que constam na base de armazenamento, como engarrafamento, posição do veículo, linhas cadastradas e outras variáveis que possam vir a influenciar no trajeto. O funcionamento do sistema permite que os usuários contem com previsões e dá a eles o poder de escolha, destaca o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam.
“Com a informação, os passageiros podem optar em qual linha embarcar quando os destinos são próximos, ao saber qual chegará antes. Também não precisam mais ir para o ponto de ônibus cedo demais. O usuário pode realmente escolher para onde vai”, diz Al-Alam.
O CittaMobi também integra o projeto ‘Cidade Digital’, da Prefeitura, e recentemente recebeu duas novidades. A primeira foi o botão de emergência, conhecido popularmente como botão do pânico, que encaminha os pedidos de ajuda ou alertas para furtos, roubos e outras situações que acontecem nos coletivos, para a central da Guarda Municipal (GM), acusando a localização do chamado. A segunda é a possibilidade de recarregar os cartões Estudante e Cidadão direto pelo aplicativo, informando os números do CPF e cartão de crédito do titular; a compensação do valor pago em passagens é feita num prazo de até dois dias.
Monitoramento
A fiscalização quanto ao cumprimento de horários e rotas, além do acompanhamento do número de passageiros em cada viagem de cada linha - pelo controle do sistema de bilhetagem -, são feitos na Sala de Monitoramento da STT e analisados todos os dias por Agentes de Trânsito.
Assim como quem utiliza o CittaMobi, os servidores recebem a localização dos veículos via GPS. O diferencial é que também armazenam as imagens das três câmeras instaladas nos coletivos, o que possibilita a checagem de demandas encaminhadas pela população, como atrasos, desvios e imprudência de motoristas.
Os nove Agentes de Trânsito do setor também se dividem para a fiscalização direta nas paradas. Demandas, dúvidas e sugestões quanto o funcionamento do transporte coletivo no município podem ser encaminhadas direto a esses profissionais, pelo telefone (53) 3227-5402, no ramal 28, e pelo e-mail transporte@pelotas.com.br.
Fotos: Gustavo Vara/Arquivo
O aplicativo CittaMobi está disponível para download nas plataformas Android e iOS.
Notícias Relacionadas
STT projeta reforço nas operações durante festividades de final de ano
Operações Integradas realizam fiscalizações de trânsito no final de semana
Prefeitura recebe seis novos carros para agentes de trânsito
Prefeitura recebe sete novos ônibus para o transporte coletivo