ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

CIP discute ações do eixo de prevenção do Pacto

Indicadores dos projetos foram apresentados em encontro na Estação Rodoviária de Pelotas

28-08-2018 | 17:09:13

      Membros do Comitê Integrado de Prevenção (CIP), formado por coordenadores de projetos do eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz, reuniram-se, nesta terça-feira (28), na Sala do Pleno junto à Estação Rodoviária de Pelotas (Eterpel), para analisar as metas e resultados dos indicadores de cada programa. O encontro foi coordenado pelo assessor especial do Pacto, Samuel Ongaratto.

Fotos: Marcel Ávila

      Na avaliação das atividades, a Erradicação do Sub-registro de Nascimento, parte das estratégias do programa Infância Protegida, apresentou efeitos positivos em relação à meta de 90% prevista. No segundo trimestre deste ano, 86% das crianças nascidas vivas no município tiveram seu registro realizado. Para 2019, a meta deve atingir 93%; em 2020, os gestores projetam 95% de registrados.

“O próximo objetivo que buscaremos alcançar é calcular a porcentagem de crianças sem o registro paterno”, destacou Carmen Viegas, coordenadora da estratégia de Erradicação do Sub-registro de Nascimento.

      O projeto de Prevenção da Gravidez Precoce, apesar de apresentar resultados insatisfatórios no segundo trimestre de 2018 – 21% das jovens grávidas estão na faixa etária de 12 a 19 anos -, receberá novo planejamento de ações para o próximo período. Estão sendo programadas atividades com alunos nas escolas, onde professores das áreas de biologia e ciências poderão abordar os problemas que uma gestação não planejada e sem estrutura familiar causa ao futuro de um adolescente.

      As iniciativas do Escola da Paz também integraram a pauta da reunião. Além dos índices de frequência e evasão dos alunos da rede pública de ensino, a criação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) também foram discutidas. As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) elegeram os membros das Cipaves durante o mês de agosto e, em setembro, esses integrantes passarão por qualificação. A partir de janeiro, dados sobre casos de violência nas escolas começarão a ser coletados. 

“O papel dos comitês de prevenção, desde o início, é garantir que os jovens permaneçam frequentando as escolas”, esclareceu Ongaratto sobre índices de frequência e evasão escolar.

      Também participaram do encontro representantes das secretarias de Saúde (SMS) e Educação e Desporto (Smed), Observatório de Segurança Pública, Instituto Cidade Segura, Poder Judiciário e 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE).

Tags

pacto, cip, prevenção, cipaves, sub-registro, gravidez

Carregando 0%
Carregando 0%