ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Transporte e Trânsito

Ciclofaixa para acesso ao Laranjal é revitalizada

Estrutura de aproximadamente oito quilômetros, pelas avenidas Ferreira Viana e Adolfo Fetter, recebe melhorias

Por Tânia Magalhães 14-01-2021 | 09:41:07

Pelotas é o Município com a mais extensa malha cicloviária de todo o Estado. São 51 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, que estimulam o uso do transporte alternativo e de lazer, em permanente manutenção. Até o final deste ano, a extensão deverá chegar a 60 quilômetros. Nos últimos dias, a ciclofaixa de acesso ao Laranjal, do Foro à avenida Rio Grande do Sul, pelas avenidas Ferreira Viana e Adolfo Fetter, passa por revitalização, com reforço de pintura e colocação de tachões e tachinhas.

Revitalização da pintura garante mais segurança aos ciclistas - Fotos: Divulgação/STT

As melhorias na ciclofaixa são extensivas à estrutura viária que, simultaneamente, recebe pintura do eixo e das rotatórias. O trabalho é realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT). O secretário Flávio Al-Alam informa que estão em estudo novas intervenções, relacionadas à geometria viária, para aumentar ainda mais a segurança dos ciclistas.

Trabalho permanente

Nos últimos meses, a STT revitalizou as ciclofaixas das ruas Professor Araújo, Félix da Cunha e Andrade Neves, com o objetivo de oferecer estruturas com plena segurança para os ciclistas. 

“A revitalização da ciclofaixa de acesso ao Laranjal conta com investimento de arrecadação do estacionamento rotativo, cujos recursos são destinados à manutenção de sinalização e de estruturas viárias importantes”, informa o secretário do Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam.

Para a ciclovia da avenida Adolfo Fetter, entre o Laranjal e a entrada do Balneário dos Prazeres, a STT solicitou realinhamento à Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), por meio de capina da grama que invade o espaço do caminho circulação de bicicletas. A ação deve ser realizada nos próximos dias, pelas equipes que atuam na localidade, na execução do projeto Bairro Bem Cuidado.

Avanços em andamento

Flávio Al-Alam ressalta que nova ciclofaixa se encontra em construção. As obras estão em andamento na avenida Ildefonso Simões Lopes, entre as avenidas Salgado Filho e Leopoldo Brod. 

Também na zona norte, a ciclofaixa da Mário Peiruque faz parte da requalificação da via e, em breve, receberá pintura e instalação de tachões e tachinhas.

“A qualidade da malha cicloviária, além de oferecer segurança ao ciclista, incentiva o uso de bicicleta – transporte alternativo, não poluente, saudável. A bicicleta é meio de deslocamento de trabalhadores, estudantes e ideal para lazer”, argumenta Al-Alam.

Tags

ciclovias, ciclofaixas, manutenção, revitalização, laranjal

Carregando 0%
Carregando 0%