ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assistência Social

Casamento Coletivo oficializa união de 60 casais

Cerimônia foi realizada na noite de sexta-feira, por meio de parceria, sem custos para o Município

Por Kímberlly Kappenberg 08-11-2019 | 23:36:24

Sessenta vezes 'sim'. Esse foi o número de casais que decidiram, na noite desta sexta-feira (8), oficializar suas uniões em mais um Casamento Coletivo, promovido pela Prefeitura e Foro da Comarca de Pelotas. A 27ª edição do projeto também apresenta outro número impressionante: a marca de 1.022 enlaces efetuados, ao longo de 18 anos.

Alexandrina e Leci aguardavam ansiosas o momento do "sim" - Fotos: Gustavo Vara

Alexandrina Vicente e Maicon Santos da Silva foram um deles. Poucos minutos antes de encontrar o, então, noivo, a moradora do Areal não conseguia esconder a ansiedade de quem aguardou 22 anos pelo grande dia.

“Pra mim é muito importante oficializar o que a gente viveu junto até aqui, honrar esse compromisso”, conta Alexandrina.

E essa crença no amor e confiança foi o que levou Leci Oliveira, aos 71 anos, dizer os votos matrimoniais pela segunda vez. Há 15 anos ela encontrou em Carlos Henrique Barros Lemos um companheiro de vida, compartilhando o dia a dia; nem os 20 anos de diferença entre os dois – ele tem 51 anos – foram empecilho para o relacionamento.

A prefeita Paula Mascarenhas destacou que o Casamento Coletivo promove o fortalecimento dos laços e estimula o amor, o companheirismo, a tolerância, a solidariedade e a esperança de um futuro melhor para as famílias.

“A gente sabe que a maioria, talvez, esteja junto há um bom tempo e hoje estão nesse momento simbólico, com o qual todo mundo sonha. Com um dia de celebração, de beleza, dedicado ao amor. Vocês estão construindo uma história”, disse a gestora aos casais.

Custo zero

Casamento foi realizado inteiramente por meio de parcerias - Fotos: Gustavo Vara

O evento, que não teve custos para o Município, foi viabilizado graças a parcerias com a iniciativa privada, responsáveis por viabilizar sonorização, decoração, buquês, ternos, vestidos e embelezamento das noivas, entre outros. O Casamento ocorreu no Ginásio do Sesi e foi embalado por apresentação do Grupo Instrumental do Conservatório de Música da UFPel, Camerata de Cordas Simões Lopes.

Tudo isso foi viabilizado pela Secretaria de Assistência Social, através do Departamento de Ações Inclusivas. “Nesta festa linda não foi gasto nenhum centavo de dinheiro público. No entanto, vocês estão vendo um dos mais bonitos casamentos, num lugar com espaço, que permitiu aos noivos e noivas convidarem suas famílias”, explicou a prefeita.

A iniciativa também contou com o trabalho de três cartórios da cidade, que oficializaram o casamento civil dos noivos. Conforme o juiz diretor do Foro, Marcelo Malizia Cabral, “casar de papel passado” traz mais segurança perante a lei, mais proteção jurídica. “Também é uma ação de prevenção à violência”, acrescentou Cabral.

Parcerias

O evento foi prestigiado pelo secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, pela assessora de Relações Institucionais, Clotilde Victória, pela promotora da Infância e da Juventude, Luciara Robe da Silveira, e pelos vereadores Éder Blank (PDT) E Reinaldo Elias (PTB).

O 27º Casamento Coletivo teve apoio de: Inove Cerimonial, Senac, Ação Solidária - Um Lugar de Refúgio, Thuane Bandeira Nails, Simone Monteiro Nails, Grupo Hinode – Consultoras, Independentes Tatiane Sampaio e Terezinha Silveira, Ki – Beleza, Lúmina Cosméticos, Mary Kay, Felicitá Decorações, Eduarda Noivas e Decorações, Poseidon Sonorização, Marrié Noivas, Anderson Bastos Fotografia, Tiago Farias Fotografias, Live Produções - Leonardo Luna, Fênix Fotografias Autorais - Mario Cruz, Secret Segurança, Vision Segurança Social, LSS - Locação de Louças, Floricultura Muller, Grupo de Escoteiros São Francisco de Assis, Sanep, Camerata de Cordas Simões Lopes - Conservatório de Música e Arleti Vieira - Bolos Artísticos.

Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura.

Tags

casamento coletivo, união, casal, parceria

Carregando 0%