
Boletim coronavírus nº 20 – 07/04/2020
A partir desta terça-feira (7), além de divulgar o número de casos confirmados ou testados por laboratórios privados e ainda à espera da contraprova do Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), o Boletim informativo oficial da Prefeitura de Pelotas, relacionado ao novo coronavírus, também irá relatar casos de pacientes que estejam internados, sejam eles confirmados ou ainda suspeitos.
Hoje a Unidade Covid-19 do Hospital Escola da UFPel, referência para o tratamento, tem um morador de Pelotas internado na enfermaria. É um homem, de 47 anos, que está sob suspeita de ter sido infectado pelo novo coronavírus. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), administradora do HE-UFPel, não autoriza a divulgação de boletim médico com o estado de saúde dos pacientes internados naquela instituição hospitalar.
Boletim
Pelotas mantém os cinco casos confirmados para o novo coronavírus, conforme análises feitas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS). Outros três casos que tiveram resultado positivo ainda aguardam contraprova do Lacen.

A Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde (SMS), setor responsável pelo encaminhamento dos exames coletados em Pelotas, questionou a demora para a divulgação dos resultados dos seis exames que ainda permanecem com o Laboratório Central. Essas amostras foram encaminhadas antes da mudança de protocolo do Ministério da Saúde que atualmente preconiza a realização de testes apenas para pessoas internadas. A grande demanda de material enviado por todo o Estado para o Lacen seria o motivo do atraso para a realização desses exames, o que deve ocorrer nos próximos dias.
Do total de notificações feitas ao Município até agora, 105 foram descartadas para a doença.
Veja mais
+ Boletim coronavírus nº 19 – 06/04/2020
Situação dos casos
As duas mulheres diagnosticadas nesta semana com o novo coronavírus, em Pelotas, tiveram alta hospitalar. Elas são mãe e filha, de 51 e 21 anos, e foram internadas assim que apresentaram sintomas da doença. As duas seguem em isolamento em casa.
Já os homens, segundo e terceiro casos notificados, não apresentaram alteração no quadro clínico. O idoso de 70 anos permanece internado em um hospital particular, em Porto Alegre, e o outro infectado, de 55 anos, passa bem e está em isolamento domiciliar em Pelotas.
O primeiro caso confirmado em Pelotas, uma mulher de 71 anos, está curada.
Não caia em fake news
Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram ,Twitter e canal WhatsPel.
Notícias Relacionadas

Prefeitura vacina contra HPV no Ruas do Lazer

Vigilância Sanitária participa de capacitação para fiscalização do comércio de bebidas

Rede de Frio da Saúde recebe gerador para garantir conservação de vacinas

Vigilância Sanitária acompanha atividades de doceiras