ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

BikePel permanece em funcionamento durante a pandemia

Empresa credenciada junto à Prefeitura para exercer o serviço de compartilhamento de bicicletas projeta melhorias neste ano

Por Kerolin Lulhier 09-02-2021 | 13:08:59

O serviço de compartilhamento de bicicletas de Pelotas, BikePel, permaneceu disponível ao público desde o início da pandemia. Manutenções e higienizações são feitas diariamente pela Serttel - credenciada pelo Município para oferecer os equipamentos -, a fim de preservar a saúde dos usuários. Desde marco de 2020, com a Covid-19, a empresa constata a redução expressiva da utilização dos veículos, passando de três mil retiradas ao mês para cerca de 1.500.

“As bicicletas compartilhadas são uma conquista importantíssima para a comunidade. Pouquíssimas cidades do porte de Pelotas têm o privilégio de contar com esse serviço. A comunidade pode ajudar com a utilização, para que consigamos manter e ampliar o Bikepel”, destaca o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, responsável pela gerência do credenciamento do serviço junto à Prefeitura.

Segundo o gerente de operações da Serttel, Vitor Barboza, a pandemia do coronavírus foi a principal causa da queda no uso dos veículos, já que os estudantes - que são o grande público do BikePel - não estão circulando na cidade e, muitos, voltaram para as seus municípios de origem, visto que as aulas estão suspensas. No entanto, a empresa observa que um novo público surgiu durante o período. "Houve um aumento no uso das bicicletas por parte de funcionários da área da construção civil", explica o gerente.

De acordo com Barboza, entre os meses de janeiro e fevereiro do ano passado, o uso de bicicletas somava 300 retiradas por dia. Em janeiro deste ano, as bikes contabilizam, até o momento, aproximadamente 30 deslocamentos diários. A empresa projeta que o uso das bicicletas aumentará, conforme as instituições de ensino se organizem para o retorno das aulas, seja de forma remota, seja híbrida (mesclando ensino presencial e remoto).

Meio de transporte é alternativa para quem precisa se locomover ou se exercitar durante a pandemia - Fotos: Gustavo Vara / Michel Corvello

Opinião do usuário

A estudante de jornalismo Nathália Farias, 22 anos, começou a utilizar as bicicletas disponíveis em meio à pandemia. Ela afirma que faz uso das bikes pelo menos três vezes na semana e garantiu que aprova o serviço, que teve início em 2019. 

“É um serviço muito bom. Sempre tem bikes. Elas são bem cuidadas, na medida do possível, e estão espalhadas por diversos pontos da cidade, o que facilita muito a vida”, explica Nathalia.

Além de fazer a higienização da bicicleta escolhida com álcool 70%, a estudante garante que realiza a inspeção do veículo para atestar que está tudo funcionando, antes e depois do uso.

Veja mais

+Entenda como funciona o BikePel

Melhorias do serviço

O gerente de operações da Serttel informa que melhorias estão projetadas para atender a população de uma forma mais qualificada. Dentre as novidades que a empresa pretende implantar, estão:

- a ampliação do número total de bicicletas;

- o aumento de estações para retirar e devolver as bikes;

- maior divulgação do serviço em todo o perímetro da cidade; e,

- campanhas de conscientização aos usuários do serviço, para que adotem a prática de higienizar o equipamento com álcool na retirada e devolução, garantindo proteção contra o coronavírus.

Higienização diária

O gerente também afirma que a manutenção e a higienização das bicicletas têm sido realizadas diariamente, mas alerta que cada usuário precisa manter os cuidados para se proteger de infecção pelo vírus. “Nós fazemos a manutenção e a higienização das bicicletas todos os dias, mas é necessário que as pessoas nos ajudem a conservar o equipamento limpo, antes e após o uso. Se cada um fizer a sua parte, logo estaremos livres do coronavírus", destaca Barboza.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

bikepel, serviços, higienização, manutenção, alternativa, bicicletas, melhorias

Carregando 0%