Com investimento da iniciativa privada, as bikes ficam em 14 locais do município; usuário paga R$ 1,50 por 15 minutos ou R$ 20 por todo o mês

BikePel disponibiliza 100 bicicletas para aluguel a partir de segunda

Com investimento da iniciativa privada, as bikes ficam em 14 locais do município; usuário paga R$ 1,50 por 15 minutos ou R$ 20 por todo o mês
Por Autor desconhecido 04-10-2019 | 15:36:03
Tags: bikepel, bicicletas, transporte, mobilidade

A partir de segunda-feira (7), Pelotas passa a contar com seu próprio serviço de compartilhamento de bicicletas. O BikePel, lançado oficialmente na manhã desta sexta-feira (4), fiscalizado pela Prefeitura e gerenciado pela empresa Serttel, põe à disposição da população cem veículos, espalhados em 14 locais da cidade. O uso fica a poucos cliques de distância: o sistema funciona por meio de aplicativo para celulares.

Serttel apresenta proposta e BikePel começa a operar em 90 dias

Município regulamenta serviço de compartilhamento de bicicletas

BikePel entra em funcionamento com 100 bicicletas nesta sexta

O desejo de que os pelotenses pudessem contar com esse serviço é antigo, e começou a ser desenhado dentro da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), há seis anos. Conforme a prefeita Paula Mascarenhas, primeira a andar na “amarelinha”, a espera valeu a pena. O tempo possibilitou que a tecnologia envolvida no BikePel avançasse, colocando Pelotas no mesmo patamar de algumas das cidades mais modernas do mundo.

“Investimos na mobilidade e incentivamos o transporte alternativo, ao olhar mais para as necessidades das pessoas do que para os veículos. Depois dos corredores de ônibus, ciclovias e consórcio do transporte coletivo, vem o BikePel. A cereja do bolo”, enfatizou a prefeita.

A modernização vista em outros lugares foi o que ditou o formato do serviço, que se dá como concessão, podendo ser explorada por mais de uma Operadora de Tecnologia de Transporte Credenciada (OTTC). Ou seja, a iniciativa privada investe na compra dos veículos e disponibiliza o serviço – como o exemplo do transporte coletivo – e o poder público fiscaliza e estabelece as regras. 

O relevo predominantemente plano do município é outro fator que estimula o transporte em bicicletas, lembrou Paula, o que dá força à novidade, que veio para ficar.

Representante da Serttel, Vitor Barboza apontou que o município é um dos primeiros locais em que há estações virtuais na organização do espaço público. Anteriormente, serviços como o BikePel contavam apenas com estações fixas ou funcionavam em perímetros. 

“Pelotas sai na frente”, afirmou Barboza. A Serttel atua na área desde 2008 e neste período computou mais de 36 milhões de viagens e milhares de quilômetros rodados. O desejo da empresa, aos poucos, é expandir as operações do BikePel e acrescentar patinetes ao serviço.

Fotos: Gustavo Vara

O secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al Alam, de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Jacques Reydams, e de Governo, Abel Dourado, bem como a assessora especial de Relações Institucionais e Gestão Estratégica, Clotilde Victória, participaram do lançamento do BikePel. O ato também foi prestigiado pelo deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB), pelo diretor de Transportes Inteligentes da Serttel, Robert Buccholtz, e pelos vereadores Fabrício Tavares (PSD) e Éder Blank (PDT).

Como funciona o BikePel?

Das 6h às 23h, o aluguel das bicicletas vai ser viabilizado por aplicativo, disponível para as plataformas Android e iOS. O pagamento pode ser feito em duas modalidades: por tempo, em que a cada 15 minutos de viagem é cobrada a taxa de R$ 1,50; e assinatura mensal, em que o usuário pagará R$ 20,00 para utilizar o sistema quantas vezes quiser, respeitando 30 minutos de uso com intervalos de 15 minutos entre as viagens. 

Os cidadãos que já utilizam o aplicativo da Zona Azul, também sob responsabilidade da Serttel, podem entrar no BikePel com a mesma conta, pois eles são interligados. Para a cobrança das taxas é preciso cadastrar um cartão de crédito.

Com a câmera do celular, o usuário efetua a leitura de um QR Code localizado acima da roda traseira, ou informa o código do veículo, e destrava a bicicleta para a viagem. O aplicativo permite travar a bike sem devolvê-la, em paradas ao longo do percurso. Mas as pausas devem ser rápidas, pois – a cada 15 minutos de tempo excedente – R$ 1,00 a mais é cobrado na tarifa.

Quem devolver a bicicleta fora da área de cobertura do sistema pagará multa de R$ 30,00. A medida busca evitar o extravio dos veículos, por isso os usuários devem estar atentos para deixá-los numa distância de até 50 metros das estações.

Fotos: Gustavo Vara

Onde ficam as estações?

1 - Praça Coronel Pedro Osório

2 - Praça 20 de Setembro, próximo ao IFSul

3 - Avenida Duque de Caxias, próximo ao 9º Batalhão de Infantaria Motorizada

4 - Parque Dom Antônio Zattera, pela avenida Bento Gonçalves

5 - Parque da Baronesa, na esquina com a avenida São Francisco de Paula

6 - Avenida Dom Joaquim, na esquina com a rua Andrade Neves

7 - Praça do Colono, avenida Fernando Osório com rua Marcílio Dias

8 - Rótula da avenida Bento Gonçalves com avenida Ferreira Viana

9 - Saúde Maior, na Beneficência Portuguesa

10 - Parque Una

11 - Rótula da avenida Fernando Osório com a avenida Salgado Filho

12 - Rótula da Avenida Domingos de Almeida, na esquina com rua Comendador Rafael Mazza

13 - Shopping Pelotas

14 - Avenida República do Líbano, próximo à avenida São Francisco de Paula

Confira mais fotos no Flickr da Prefeitura.

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