ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Serviços Urbanos e infraestrutura

Balsa é o quarto bairro a ganhar um Ecoponto

Ponto para descarte correto de resíduos foi inaugurado nesta quinta e é mais um espaço com a assinatura do projeto Mão de Obra Prisional

18-07-2019 | 17:28:22

A comunidade da Balsa agora conta com um Ecoponto. O quarto espaço do tipo em Pelotas foi inaugurado pela Prefeitura nesta quinta-feira (18), e está localizado na rua Paulo Guilayn, 201, em frente à Associação Comunitária e próximo da Coordenadoria de Serviços e Ações Comunitárias (Cosac) Porto. O local foi reformado pelo projeto Mão de Obra Prisional (MOP) do Pacto Pelotas pela Paz, e os trabalhadores irão cuidar também do atendimento.

Ecoponto Balsa será inaugurado nesta quinta-feira

Pouco foi investido no Ecoponto. Ele nasce do reaproveitamento de materiais recebidos nos outros três - Centro, Fragata e Laranjal -, além da parceria entre as secretarias de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), Obras e Pavimentação (Smop), Transporte e Trânsito (STT) e Qualidade Ambiental (SQA). Apenas lâmpadas e fiação foram adquiridos pela Ssui, responsável por gerenciar o ponto de coleta.

A prefeita Paula Mascarenhas lembrou que a meta é chegar a 10 Ecopontos até o final de 2020 e a expectativa é, de ainda neste ano, inaugurar mais duas unidades, no Lindóia e na Colônia Z3. Para isso, a união das secretarias se faz essencial, buscando juntas melhorar a vida dos pelotenses.

“O Ecoponto é um espaço pra facilitar o descarte. Pra que as pessoas não joguem lixo nas ruas e nas valetas, ajudando a cidade. O descarte incorreto causa alagamentos, doenças e outros transtornos à população”, enfatizou a prefeita.

É também um ponto de economia para o Município. A partir do momento em que os moradores levam seus resíduos diretamente ao Ecoponto, os Serviços Urbanos podem passar menos tempo na limpeza da região e direcionar as equipes e o maquinário para outros locais, onde o Ecoponto ainda não existe, pontuou o secretário da Ssui, Antônio Ozório. 

Ecoponto foi viabilizado pelo reaproveitamento de materiais - Fotos: Michel Corvello

Oportunidades

O Ecoponto Balsa vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e no sábado das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os responsáveis por receber e orientar a população são três trabalhadores do MOP, que ajudaram na obra e, posteriormente, foram qualificados para o atendimento ao público.

O projeto, ressaltou Paula, qualifica os prédios públicos com rapidez e dá uma segunda chance para a reinserção e ressocialização de apenados. E é exatamente isso que buscam Igor, Rodrigo e Rogério, os 'Guris do MOP'.

“É gratificante poder recomeçar, ter essa oportunidade. Depois quero continuar trabalhando com a Prefeitura, em algum contrato ou fazendo concurso público”, disse Igor. Os três também agradecem a confiança da Coordenação de Ecopontos, que apostou neles para darem sequência ao trabalho e não terminarem sua contribuição com o fim da obra.

O ponto de coleta também gera renda, pois o material recebido é encaminhado a cooperativas de reciclagem, que podem revender e reciclar, o que garante o sustento de dezenas de famílias. Os benefícios do espaço são sentidos em toda essa rede.

Reforma do espaço tem a assinatura do projeto Mão de Obra Prisional - Fotos: Michel Corvello

Descarte correto

Os Ecopontos recebem móveis desmontados, plásticos de origem domiciliar, restos de podas e jardinagem, pneus, papelão, vidros e metais, bem como resíduos de construção civil: aterro, argamassa, concreto e tijolos. Uma novidade é que há duas semanas as unidades também começaram a receber lixo eletrônico. 

Empresas parceiras fazem o recebimento de outros materiais, que não podem ser destinados aos Ecopontos, como: pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha, embalagens de cosméticos e medicamentos vencidos.

* Ecoponto Centro – avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 3.195: segunda a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

* Ecoponto Fragata – rua Epitácio Pessoa, 915, próximo à Coordenadoria de Serviços e Ações Comunitárias (Cosac): segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

* Ecoponto Laranjal – rua Bom Jesus, 95, no Balneário Valverde: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h; e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

* Ecoponto Balsa – rua Paulo Guilayn, 201, próximo à Coordenadoria de Serviços e Ações Comunitárias (Cosac): de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h; e aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Tags

ecoponto, serviços urbanos, reciclagem, descarte, balsa, porto

Carregando 0%
Carregando 0%