Ponto para descarte correto de resíduos foi inaugurado nesta quinta e é mais um espaço com a assinatura do projeto Mão de Obra Prisional

Balsa é o quarto bairro a ganhar um Ecoponto

Ponto para descarte correto de resíduos foi inaugurado nesta quinta e é mais um espaço com a assinatura do projeto Mão de Obra Prisional
Por Autor desconhecido 18-07-2019 | 17:28:22
Tags: ecoponto , serviços urbanos , reciclagem , descarte , balsa , porto

A comunidade da Balsa agora conta com um Ecoponto. O quarto espaço do tipo em Pelotas foi inaugurado pela Prefeitura nesta quinta-feira (18), e está localizado na rua Paulo Guilayn, 201, em frente à Associação Comunitária e próximo da Coordenadoria de Serviços e Ações Comunitárias (Cosac) Porto. O local foi reformado pelo projeto Mão de Obra Prisional (MOP) do Pacto Pelotas pela Paz, e os trabalhadores irão cuidar também do atendimento.

Ecoponto Balsa será inaugurado nesta quinta-feira

Pouco foi investido no Ecoponto. Ele nasce do reaproveitamento de materiais recebidos nos outros três - Centro, Fragata e Laranjal -, além da parceria entre as secretarias de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), Obras e Pavimentação (Smop), Transporte e Trânsito (STT) e Qualidade Ambiental (SQA). Apenas lâmpadas e fiação foram adquiridos pela Ssui, responsável por gerenciar o ponto de coleta.

A prefeita Paula Mascarenhas lembrou que a meta é chegar a 10 Ecopontos até o final de 2020 e a expectativa é, de ainda neste ano, inaugurar mais duas unidades, no Lindóia e na Colônia Z3. Para isso, a união das secretarias se faz essencial, buscando juntas melhorar a vida dos pelotenses.

“O Ecoponto é um espaço pra facilitar o descarte. Pra que as pessoas não joguem lixo nas ruas e nas valetas, ajudando a cidade. O descarte incorreto causa alagamentos, doenças e outros transtornos à população”, enfatizou a prefeita.

É também um ponto de economia para o Município. A partir do momento em que os moradores levam seus resíduos diretamente ao Ecoponto, os Serviços Urbanos podem passar menos tempo na limpeza da região e direcionar as equipes e o maquinário para outros locais, onde o Ecoponto ainda não existe, pontuou o secretário da Ssui, Antônio Ozório. 

Ecoponto foi viabilizado pelo reaproveitamento de materiais - Fotos: Michel Corvello

Oportunidades

O Ecoponto Balsa vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e no sábado das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os responsáveis por receber e orientar a população são três trabalhadores do MOP, que ajudaram na obra e, posteriormente, foram qualificados para o atendimento ao público.

O projeto, ressaltou Paula, qualifica os prédios públicos com rapidez e dá uma segunda chance para a reinserção e ressocialização de apenados. E é exatamente isso que buscam Igor, Rodrigo e Rogério, os 'Guris do MOP'.

“É gratificante poder recomeçar, ter essa oportunidade. Depois quero continuar trabalhando com a Prefeitura, em algum contrato ou fazendo concurso público”, disse Igor. Os três também agradecem a confiança da Coordenação de Ecopontos, que apostou neles para darem sequência ao trabalho e não terminarem sua contribuição com o fim da obra.

O ponto de coleta também gera renda, pois o material recebido é encaminhado a cooperativas de reciclagem, que podem revender e reciclar, o que garante o sustento de dezenas de famílias. Os benefícios do espaço são sentidos em toda essa rede.

Reforma do espaço tem a assinatura do projeto Mão de Obra Prisional - Fotos: Michel Corvello

Descarte correto

Os Ecopontos recebem móveis desmontados, plásticos de origem domiciliar, restos de podas e jardinagem, pneus, papelão, vidros e metais, bem como resíduos de construção civil: aterro, argamassa, concreto e tijolos. Uma novidade é que há duas semanas as unidades também começaram a receber lixo eletrônico. 

Empresas parceiras fazem o recebimento de outros materiais, que não podem ser destinados aos Ecopontos, como: pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha, embalagens de cosméticos e medicamentos vencidos.

* Ecoponto Centro – avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 3.195: segunda a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

* Ecoponto Fragata – rua Epitácio Pessoa, 915, próximo à Coordenadoria de Serviços e Ações Comunitárias (Cosac): segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

* Ecoponto Laranjal – rua Bom Jesus, 95, no Balneário Valverde: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h; e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

* Ecoponto Balsa – rua Paulo Guilayn, 201, próximo à Coordenadoria de Serviços e Ações Comunitárias (Cosac): de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h; e aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Notícias Relacionadas

Governo segue trabalhando no Pontal da Barra

Governo segue trabalhando no Pontal da Barra

Prefeitura prepara novo mutirão de limpeza

Prefeitura prepara novo mutirão de limpeza

Trabalho emergencial funciona e evita inundação na Z3

Trabalho emergencial funciona e evita inundação na Z3

Prefeitura faz intervenções no Sítio Floresta

Prefeitura faz intervenções no Sítio Floresta