Números indicam que houve adesão e respeito à determinação do Município para o distanciamento social

Balanço confirma: população corresponde ao lockdown

Números indicam que houve adesão e respeito à determinação do Município para o distanciamento social
Por Tânia Magalhães 11-08-2020 | 15:28:34
Tags: lockdown, balanço, números, autuações, segurança, fiscalização

As 64 horas de lockdown em Pelotas, das 20h do sábado (8) ao meio-dia desta terça-feira (11), foram marcadas pela adesão e respeito da população à determinação de distanciamento social decretada pelo Município. As secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) fizeram o levantamento das infrações, que resultam em números mínimos se comparados ao de habitantes e ao de atividades comerciais, industriais ou de serviços.

Determinação "fique em casa" foi constatada na cidade - Foto: Rodrigo Chagas
“A população aderiu ao esforço e não houve incidentes relevantes durante os dias de lockdown. As pessoas entenderam que têm um papel a cumprir e isso é muito importante. É responsabilidade social e coletiva, diante da grave crise sanitária”, constata a prefeita Paula Mascarenhas.

Saiba mais

+Prefeita avalia positivamente lockdown em Pelotas

+ Operação Integrada fiscaliza lockdown no município 

+Fiscalização intensifica controle do lockdown até o meio-dia desta terça-feira

Durante o período de proibição do funcionamento de atividades não essenciais, as operações de segurança – SSP/Guarda Municipal, Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), Brigada Militar (BM), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros - intensificaram as ações de controle. A elas, se uniram as secretarias de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana e a de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária (Visa/SMS). Além da fiscalização, da checagem de denúncias, e do patrulhamento das ruas, as operações integradas, em comboios, cobriram as principais vias da cidade, com o intuito de impedir ou dissipar possíveis aglomerações, perturbações do sossego, e zelar pelo cumprimento da Lei da Máscara.

Autuações em comércio e serviços

A fiscalização da SGCMU, com apoio da Segurança, fez dez interdições de comércio e serviços durante o lockdown, além de equacionar, de modo conciliatório, três casos de estabelecimentos abertos por interpretação equivocada do Decreto. Nesses, após diálogo, as atividades foram imediatamente suspensas.

O secretário Jacques Reydams avalia o número de ocorrências como baixíssimo. “A população e os empreendedores responderam de forma positiva ao distanciamento, entendendo a gravidade da situação. A participação de todos foi importante e despertou a necessidade de esforço coletivo para controle e superação das contaminações pelo coronavírus”, enfatiza.

SSP/Guarda Municipal

A Secretaria de Segurança Pública, por meio do Comando da Guarda Municipal, informa o balanço das operações realizadas nos dias de lockdown. Vinte e quatro autuações foram lavradas por aglomerações; duas pessoas foram responsabilizadas por promover as aglomerações; e seis pessoas foram multadas pela falta do uso de máscara. As infrações feriram a Lei 6.819/2020 (Lei da Máscara e das Aglomerações), e o Decreto 6.300/2020, que instituiu o lockdown no Município.

“O período foi de sucesso, com respeito da comunidade e sem maiores incidentes. Os números de autuações foram reduzidos. A SSP/Guarda Municipal ressalta a importância da participação da sociedade nesta luta contra o inimigo invisível. Situações foram contornadas com orientação e diálogo. As autuações limitaram-se a casos extremos”, avalia o secretário Samuel Ongaratto.

Para o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Márcio André Facin, “as operações integradas registraram êxito absoluto. O alto nível de respeito da sociedade foi muito significativo. Os poucos que desrespeitaram o esforço coletivo foram autuados. A motivação para quem trabalhou nas ruas, garantindo o cumprimento do Decreto e a segurança, veio da adesão da própria comunidade. Foi uma injeção de ânimo”.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Notícias Relacionadas

Prefeitura passa patrola em seis localidades

Prefeitura passa patrola em seis localidades

Prefeitura começa a pavimentar 11 vias da zona urbana neste mês

Prefeitura começa a pavimentar 11 vias da zona urbana neste mês

Patrulha Escolar soma mais de 800 atendimentos este ano

Patrulha Escolar soma mais de 800 atendimentos este ano

Theatro Sete de Abril abre as portas para o aniversário de Pelotas

Theatro Sete de Abril abre as portas para o aniversário de Pelotas