ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Audiência pública no Fragata aproxima comunidade do governo

Em ‘O Bairro da Gente’, na Gotuzzo, moradores encaminharam diretamente, nesse sábado (30), demandas à prefeita e aos demais gestores

01-12-2019 | 08:20:47

Nesse sábado (30), no campo do Liberal, foi a vez da Vila Gotuzzo, no Fragata, receber ‘O Bairro da Gente’ – projeto da Prefeitura que leva serviços e atividades de lazer gratuitos às comunidades de Pelotas. Na oportunidade, também permitiu a promoção de audiência pública com a prefeita Paula Mascarenhas, o vice Idemar Barz e demais gestores municipais.

A proposta é aproximar governo da população, a fim de dar mais agilidade ao encaminhamento de demandas dos moradores, ao viabilizar mais um canal de comunicação dentro dos bairros.

Paula Mascarenhas elenca melhorias realizadas e em andamento na região – Fotos: Gustavo Vara

Na décima edição da iniciativa – a quarta em 2019 –, sugestões e pedidos para qualificar a infraestrutura da região foram direcionados à prefeita, que aproveitou a reunião para elencar algumas melhorias já realizadas no Fragata. Paula também mencionou as futuras intervenções que devem aprimorar a rotina de quem vive na localidade. Exemplo, por ela citado, é a revitalização da rua Dr. Álvaro Batista, que terá trecho pavimentado com a utilização do sistema de Tratamento Superficial Duplo (TSD).

“É um grande prazer estar aqui para ouvir a população, que veio conversar sobre os desafios do bairro e, também, aproveitar os serviços oferecidos pelos nossos parceiros e secretarias municipais”, disse Paula, dando relevo à presença da equipe da Saúde, disponível durante toda a tarde, para aplicar a vacina contra o sarampo.

Qualificação das vias

Entre os pleitos apresentados pelos 14 moradores inscritos na audiência, a requalificação de vias – como a Alexandre Mendonça e a Cidade de Lisboa – figurou em boa parte da conversa. A prefeita explicou que o Município estuda a solução mais efetiva e duradoura em cada caso, considerando as particularidades e a utilização de cada rua ou avenida.

Representante do Clube dos Empresários do Fragata (Cefra), José Francisco Rita agradeceu os investimentos que vêm ocorrendo no Fragata – somente as intervenções na avenida Duque de Caxias somam R$ 20,5 milhões. A liderança do bairro citou a importância da duplicação da avenida Cidade de Lisboa, cujo projeto já se encontra no planejamento da Prefeitura para 2020. Ele levou em conta, neste caso, a possível destinação de recursos da Metroplan, ainda a ser oficializada com o órgão estadual.

A chefe do Executivo de Pelotas apontou a execução das obras de requalificação do canteiro central da Duque de Caxias: o planejamento técnico prevê construção de passeios de concreto, paisagismo, acessibilidade, sinalização, iluminação, entre outras benfeitorias. O processo de licitação para contratação de empresa prestadora dos serviços está em andamento.

Lei para mais médicos

No âmbito da Saúde, as moradoras Marlene, Ema e Arlete abordaram a ampliação da presença de médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pam Fragata. A prefeita e a secretária de Saúde, Roberta Paganini explicaram que as mudanças feitas, pelo governo federal, no Programa Mais Médicos têm dificultado a admissão de profissionais para corresponder às necessidades do município. Apesar da adversidade, a unidade possui atendimento médico às terças-feiras, pela manhã, e às quintas-feiras, nos dois turnos.

“Estamos providenciando a expansão dos dias, e, por enquanto, trabalhamos desta forma: todos os moradores são acolhidos e avaliados pela equipe; em seguida, têm consultas agendadas. É um modo de garantir acolhimento e assistência de saúde às pessoas que mais precisam”, detalhou a secretária.

A prefeita também destacou o engajamento do mandato atual na tentativa de diminuir a defasagem de profissionais deixada pela União, que reduziu em 62,7% o número de médicos disponíveis nas UBSs de Pelotas. No início do mês, Paula sancionou a Lei nº 6.754, que institui o Programa de Residência de Medicina da Família e Comunidade (PRMFC), do governo federal, com vistas a criar bolsas de auxílio-formação aos residentes integrantes do programa e de preceptoria, ou seja, destinadas aos orientadores deles.

“Queremos contratar estes médicos para colocar mais profissionais nos postos de saúde”, assinalou a prefeita.

Iluminação moderna

Paula sanou, ainda, dúvidas da população a respeito do projeto de modernização da iluminação, por intermédio da colocação de lâmpadas de LED em todas as regiões.

“Vejo muita coisa, que não é verdade, sendo dita. Não tenho dúvida de que a população sempre toma as decisões mais acertadas, desde que possua as informações corretas. Por isso, meu papel não é convencer ninguém, mas trazer os dados verdadeiros a vocês”, observou a prefeita, que sugeriu à comunidade acessar o site disponibilizado pela Prefeitura a fim de entender melhor a iniciativa. O espaço on-line permite, inclusive, fazer a simulação de quanto seria a contribuição.

Entre os esclarecimentos, a gestora destacou a parcela dos pelotenses que serão isentos do encargo, como os residentes da zona rural e as casas que consomem até 50 quilowatts (Kwh) por mês. Em acréscimo, ressaltou os benefícios da iluminação associada à segurança pública e reforçou o compromisso de iniciar a modernização do sistema pelos bairros:

“Eu sonho ver minha cidade assim porque isso é qualidade de vida e segurança pública. Não existe intervenção urbana que cause mais impacto na vida das pessoas do que a iluminação”.

Paula explicou que Pelotas é o único município, entre os 20 maiores gaúchos, que não paga, desta maneira, pelo serviço: segundo ela, quase 80% dos brasileiros já o fazem. A prefeita salientou o diferencial de que, aos contribuintes, estará assegurada a aplicação dos valores na transformação da cidade.

Autoridades presentes

Estiveram presentes, na audiência pública, os secretários de Saúde (SMS), Roberta Paganini; Educação e Desporto (Smed), Artur Corrêa; Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), Antônio Ozório Campos; Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanella; Assistência Social (SAS), Luiz Eduardo Longaray; Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), Ubirajara Leal; Obras e Pavimentação (Smop), Eduardo Tejada; Segurança Pública (SSP), Aldo Bruno Ferreira Chiatonne; Qualidade Ambiental (SQA), Felipe Perez; de Administração e Recursos Humanos (Sarh), Eduardo Schaefer; e o diretor executivo da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), Luiz Fernando van der Laan.

Do Gabinete da Prefeita, participaram os assessores especiais de Comunicação, Gustavo Azevedo, e de assuntos jurídicos, Fábio Machado. A administração indireta também não ficou de fora: o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, compareceu e colaborou na reunião com o público.

Os vereadores José Benemann (PSDB), Dila Bandeira (PSDB), Daiane Dias (PSB) e Ademar Ornel (DEM) prestigiaram o evento na Vila Gotuzzo.

Confira as fotos da reportagem no Flickr da Prefeitura.

Tags

projeto 'o bairro da gente', audiência pública, prefeita paula mascarenhas, vila gotuzzo, fragata, pleitos, sugestões, encaminhamentos

Carregando 0%
Carregando 0%