ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Atendimento em unidades de saúde segue durante a pandemia

Em turnos separados, para quem tem sintomas gripais e quem não tem, serviços continuam a ser oferecidos

05-06-2020 | 14:56:22

Mesmo durante a pandemia, a Atenção Básica de Saúde segue atendendo em Pelotas. Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e grupos da Estratégia Saúde da Família (ESF) dividiram o turno da manhã, preferencialmente, para pessoas com sintomas gripais e a tarde para pacientes sem síndrome gripal, visando manter o funcionamento sem promover contaminação cruzada. 

Com isso, tratamentos odontológicos de urgência e emergência, realização de vacinas, coleta de exames, como citopatológico e teste do pezinho, acompanhamento de pré-natal, dentre outros serviços encontrados nestas unidades permanecem acessíveis para a população pelotense no turno da tarde. Segundo a diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cristina Vetromilla, as equipes recebem os pacientes com todos os equipamentos de proteção necessários nas 50 unidades de saúde do município.

Foto: Rodrigo Chagas
“Temos notado que as pessoas estão procurando atendimento quando realmente precisam, principalmente os idosos. A gestão vem realizando reuniões, rotineiramente, com as equipes para acompanhar o desenvolvimento do trabalho, temos também as barracas para informações instaladas em frente das UBSs para orientar a população quanto ao turno correto, com exceção de urgências, evitando que um possível contaminado entre na unidade, colocando profissionais da saúde e pacientes em risco”, explica Cristina. 

+ Barraca de triagem do PS é ação preventiva ao coronavírus

Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) estão realizando as visitas domiciliares, priorizando pacientes de grupos de riscos. “Os profissionais respeitam o distanciamento de dois metros protocolado pelo Ministério da Saúde e, muitas vezes, conversam com o paciente do portão da casa”, afirma a diretora.

Onde procurar

O paciente que precisar de atendimento, sem sintoma gripal, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência pelo turno da tarde, das 13h às 17h, para serviços como vacinas, receitas, pré-natal, dentre outros. Pela manhã, das 8h às 12h, devem procurar as unidades apenas as pessoas com sinais de síndrome gripal. Durante a hora de intervalo, das 12h às 13h, o local é higienizado para poder iniciar o segundo turno.

Foto: Rodrigo Chagas

Pacientes com sintomas graves da doença, como falta de ar, devem procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal.

  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel. 

Tags

UBS, atenção básica, saúde da família, síndrome gripal, sintomas gripais, triagem

Carregando 0%
Carregando 0%