ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Apenados do MOP reformam guarita de salva-vidas no Laranjal

Mão de Obra Prisional viabilizou a revitalização – cuja responsabilidade é do Município – com o apoio da Susepe

Por Marina Amaral 26-02-2021 | 09:44:59

A guarita de salva-vidas localizada em frente à avenida Rio Grande do Sul, na praia do Laranjal, passou por melhorias nessa quarta-feira (24). A reforma da estrutura, que é uma responsabilidade do Município, foi realizada por dois apenados do projeto Mão de Obra Prisional (MOP), do Pacto Pelotas pela Paz, enviados pela 5ª Delegacia Penitenciária Regional. A revitalização foi solicitada pela Operação Golfinho do comando do Corpo de Bombeiros Militar e apoiada pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). A Guarda Municipal (GM) garantiu a segurança da obra, finalizada nesta quinta-feira (25).

Melhorias incluem religação dos chuveiros e sanitários móveis, a cargo do Sanep Fotos: Rodrigo Chagas

Os apenados, do regime fechado do Presídio Regional de Pelotas (PRP), reconstruíram toda a estrutura metálica, colocaram quatro telhas, rebocaram e pintaram a guarita. De acordo com o coordenador municipal de Defesa Civil (DC), Luís Fernando Bizarro, tudo foi feito “com a qualidade de trabalho garantida". Além disso, o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) religou os chuveiros e os sanitários móveis, localizados próximo à guarita.

Benefícios da obra

Para os guarda-vidas, sargentos Luiz Orlando dos Santos e Gustavo Oliveira dos Santos, a reforma vai trazer melhorias, como conforto e visibilidade, por exemplo. Eles contam que estavam utilizando uma lona para cobrir o sol e, assim, se proteger e, ao mesmo tempo, cuidar da população nas águas da praia. “Vai ser de grande importância para nós; vamos trabalhar melhor”, afirma Santos, que atua há quatro anos nas praias, sendo três no Laranjal. Já Gustavo faz parte das ações há três anos.

Recuperação da guarita de salva-vidas foi finalizada nesta quinta-feira (25) Foto: Divulgação/Defesa Civil

Ressocialização

As atividades promovidas pelo Mão de Obra Prisional abrangem várias áreas, e os apenados são escolhidos de acordo com as suas experiências e afinidades. Isso gera mais qualificação para que eles possam continuar exercendo da melhor maneira possível as tarefas, além de gerar mais oportunidades e uma nova perspectiva para eles.

É uma questão de ressocialização, conforme explica a delegada penitenciária da 5ª DPR, Deisy Vergara. Ao contribuírem através do seu trabalho, os presos têm sua autoestima elevada, o que faz com que eles assumam outra postura. “Eles retribuem com atividades que fazem bem para eles e para a sociedade”, completa.

A intenção, segundo o coordenador operacional da 5ª Região, é que as atividades do projeto sigam acontecendo e os apenados, por sua vez, continuem a contribuir com a sociedade. “Eles veem a valorização e reconhecimento do trabalho feito”, finaliza.

Veja as fotos, em alta resolução, no Flickr da Prefeitura.

Leia as notícias oficiais, sobre assuntos de interesse público – incluindo a pandemia –, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal WhatsPel.

Tags

revitalização, guarita, praia do Laranjal, mão de obra prisional, operação golfinho

Carregando 0%
Carregando 0%