Foram verificadas 27 iniciativas nos órgãos municipais, ligados aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU

Agenda 2030: secretarias apresentam projetos

Foram verificadas 27 iniciativas nos órgãos municipais, ligados aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU
Por Autor desconhecido 22-10-2018 | 13:03:21
Tags: agenda 2030, desenvolvimento sustentável, onu

      O Programa das Nações Unidades para o Desenvolvimento (Pnud) – firmado pelo Estado e Municípios em 2016 - deu mais um passo em Pelotas nesta segunda-feira (22), com a segunda reunião promovida pela Secretaria de Governo (SMG), para a apresentação dos projetos e ações das pastas municipais ligados ao desenvolvimento sustentável. Até a sexta-feira passada, sete secretarias e uma autarquia haviam inscritos suas atividades, que contabilizaram 27 projetos da Prefeitura relacionados à proposta da Pnud. 

Fotos: Marcel Ávila

      O objetivo do encontro, realizado no Casarão Seis da praça Coronel Pedro Osório, era identificar as iniciativas integradas a Agenda 2030 e aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), defendidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

“Fiquei muito grata com a quantidade de iniciativas cadastradas por cada secretaria. Isso demonstra que a gestão pública é formada por pessoas capacitadas e interessadas na construção de um mundo melhor”, destacou a secretária Clotilde Victória (SMG).

Ações no município

      Na reunião desta semana, as pastas de Segurança Pública (SSP), Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Qualidade Ambiental (SQA), Planejamento e Gestão (Seplag), Desenvolvimento Rural (SDR), Saúde (SMS), Transporte e Trânsito (STT), Educação e Desporto (Smed) e o Serviço Autônomo de Abastecimento de Águas de Pelotas (Sanep) enviaram seus representantes. Alguns órgãos ainda não haviam indicado os projetos e compareceram para tirar dúvidas sobre os temas ligados à pauta. 

      Em função da quantidade de propostas e do pouco tempo disponível, a secretária Clotilde definiu que as apresentações focassem em apenas um dos projetos. 

      Representante da SMS, Jaqueline Dutra tratou sobre o Saúde na Escola, realizado em parceria com a Smed e que promove a educação e a prevenção em 98 educandários da cidade – escolas municipais e estaduais -, com o apoio de 46 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede. 

      Sobre os projetos do Sanep, a gestora Mariluce Vieira abordou a iniciativa Adote Uma Escola, que atende 88 educandários onde a autarquia trabalha com os estudantes assuntos como a coleta seletiva e a destinação responsável de resíduos.

      A Seplag também apresentou as ações ligadas aos objetivos da Agenda 2030. A gestora do sistema Proges no órgão, Daniela Eisfeld, tratou sobre o projeto da secretaria que visa aumentar o número de vagas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), com a construção de oito novas estruturas.

O que é a Agenda 2030

      A Agenda 2030 é um plano de ações universal proposta pela ONU e voltado para o planeta e para as pessoas, com o objetivo de combater a pobreza em todas as suas formas e dimensões. Composta por 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável e 169 metas, a iniciativa buscará, nos próximos 15 anos, concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero, envolvendo instituições públicas e privadas, países, estados e municípios. 

Veja alguns dos projetos inscritos até o momento:

  • Sdeti

- Laboratório de Criatividade e Inovação para Educação com foco em Aprendizagem criativa – Robopel

- Pelotas Acessível

- Saber Ambiental

  • Seplag

- Pavimentação e Requalificação do Sistema de Mobiliade Urbana

- Revitalização do Calçadão Central

- Ampliação e reforma do Ginásio João Carlos Gastal

  • SMS

- Projeto Mão de Obra Prisional

- Sorrindo na Escola

  • SQA

- Educando no Parque

  • Secult

- Projeto Star - Preparação para o marcado de trabalho

  • Secretaria de Assistência Social (SAS)

- Programa Cada Jovem Conta

- Horta Comunitária

- Banco de Jovens Talentos

  • Sanep

- Projeto Adote Uma Escola

  • SDR

- Produção de Serviços Ambientais

Notícias Relacionadas

Prefeitura discute feminicídios

Prefeitura discute feminicídios

Prefeitura terá ponto facultativo no dia 20 de junho

Prefeitura terá ponto facultativo no dia 20 de junho

Governo apresenta obras e projetos ao Legislativo

Governo apresenta obras e projetos ao Legislativo

Com recursos próprios, Prefeitura conclui Praça CEU no loteamento Dunas

Com recursos próprios, Prefeitura conclui Praça CEU no loteamento Dunas