
Agenda 2030: secretarias apresentam projetos
O Programa das Nações Unidades para o Desenvolvimento (Pnud) – firmado pelo Estado e Municípios em 2016 - deu mais um passo em Pelotas nesta segunda-feira (22), com a segunda reunião promovida pela Secretaria de Governo (SMG), para a apresentação dos projetos e ações das pastas municipais ligados ao desenvolvimento sustentável. Até a sexta-feira passada, sete secretarias e uma autarquia haviam inscritos suas atividades, que contabilizaram 27 projetos da Prefeitura relacionados à proposta da Pnud.
Fotos: Marcel Ávila
O objetivo do encontro, realizado no Casarão Seis da praça Coronel Pedro Osório, era identificar as iniciativas integradas a Agenda 2030 e aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), defendidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“Fiquei muito grata com a quantidade de iniciativas cadastradas por cada secretaria. Isso demonstra que a gestão pública é formada por pessoas capacitadas e interessadas na construção de um mundo melhor”, destacou a secretária Clotilde Victória (SMG).
Ações no município
Na reunião desta semana, as pastas de Segurança Pública (SSP), Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Qualidade Ambiental (SQA), Planejamento e Gestão (Seplag), Desenvolvimento Rural (SDR), Saúde (SMS), Transporte e Trânsito (STT), Educação e Desporto (Smed) e o Serviço Autônomo de Abastecimento de Águas de Pelotas (Sanep) enviaram seus representantes. Alguns órgãos ainda não haviam indicado os projetos e compareceram para tirar dúvidas sobre os temas ligados à pauta.
Em função da quantidade de propostas e do pouco tempo disponível, a secretária Clotilde definiu que as apresentações focassem em apenas um dos projetos.
Representante da SMS, Jaqueline Dutra tratou sobre o Saúde na Escola, realizado em parceria com a Smed e que promove a educação e a prevenção em 98 educandários da cidade – escolas municipais e estaduais -, com o apoio de 46 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede.
Sobre os projetos do Sanep, a gestora Mariluce Vieira abordou a iniciativa Adote Uma Escola, que atende 88 educandários onde a autarquia trabalha com os estudantes assuntos como a coleta seletiva e a destinação responsável de resíduos.
A Seplag também apresentou as ações ligadas aos objetivos da Agenda 2030. A gestora do sistema Proges no órgão, Daniela Eisfeld, tratou sobre o projeto da secretaria que visa aumentar o número de vagas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), com a construção de oito novas estruturas.
O que é a Agenda 2030
A Agenda 2030 é um plano de ações universal proposta pela ONU e voltado para o planeta e para as pessoas, com o objetivo de combater a pobreza em todas as suas formas e dimensões. Composta por 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável e 169 metas, a iniciativa buscará, nos próximos 15 anos, concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero, envolvendo instituições públicas e privadas, países, estados e municípios.
Veja alguns dos projetos inscritos até o momento:
- Sdeti
- Laboratório de Criatividade e Inovação para Educação com foco em Aprendizagem criativa – Robopel
- Pelotas Acessível
- Saber Ambiental
- Seplag
- Pavimentação e Requalificação do Sistema de Mobiliade Urbana
- Revitalização do Calçadão Central
- Ampliação e reforma do Ginásio João Carlos Gastal
- SMS
- Projeto Mão de Obra Prisional
- Sorrindo na Escola
- SQA
- Educando no Parque
- Secult
- Projeto Star - Preparação para o marcado de trabalho
- Secretaria de Assistência Social (SAS)
- Programa Cada Jovem Conta
- Horta Comunitária
- Banco de Jovens Talentos
- Sanep
- Projeto Adote Uma Escola
- SDR
- Produção de Serviços Ambientais