ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assessoria de Comunicação

A Prefa fez em 2019 #Retrospectiva

Veja o que foi destaque em 2019

Por Ascom 20-12-2019 | 17:00:45

O ano está acabando e a Prefeitura tem muitas coisas legais para relembrar de 2019. Foi um ano de desafios, mas também de conquistas para Pelotas. Melhorias na saúde, na educação, na segurança na infraestrutura foram fundamentais para transformar a vida dos pelotenses e garantir que 2020 seja ainda mais bacana. 

Vem relembrar com a gente as principais realizações dos últimos 12 meses? Bora pra retrospectiva 2019 da Prefeitura!

1. Novo Calçadão → No final de setembro o centro de compras a céu aberto de Pelotas foi entregue totalmente requalificado, com novo calçamento, acessibilidade, paisagismo, bancos, lixeiras, fiação subterrânea, sinalizado e todo iluminado com LED. Mais segurança e qualidade de vida para os pelotenses ocuparem o espaço público. Saiba mais.

2. Regularização Fundiária → Em 2019, 2391 famílias deixaram de ser posseiras e viraram proprietárias dos seus terrenos e casas. A regularização fundiária foi uma realidade este ano para famílias do Quarteirão do Navegantes 1, Balsa, Cristóvão José dos Santos, Leopoldo Brod, Loteamento Osório, Quarteirão do Fragata e Pestano. São milhares de vidas transformadas, com dignidade e segurança. Saiba mais.

3. Três Emeis requalificadas → As comunidades do Jardim do Prado, do Pestano e da Várzea receberam Escolas de Educação Infantil completamente reformadas, com ampliação de vagas, mais espaço, qualidade e conforto para os pequenos aprenderem brincando. Mais 96 vagas na rede municipal para crianças de 0 a 5 anos. Saiba mais.

4. Seis UBS requalificadas → Balsa, Arco Íris, Colônia Santa Silvana, Cohab Fragata, Getúlio Vargas e Porto foram os bairros que receberam Unidades Básicas de Saúde totalmente requalificadas para atender melhor a população das suas comunidades. Espaço mais qualificado e melhor atendimento para milhares de famílias da cidade e da colônia! Saiba mais.

5. Carteira do Autista → Em 2019, Pelotas avançou em respeito, empatia e igualdade: a Carteira do Autista tornou-se realidade em agosto e dá prioridade a 2 mil autistas e seus acompanhantes nos atendimentos em repartições públicas, estabelecimentos comerciais e privados, como supermercados, farmácias, bancos, restaurantes e lojas da cidade. É garantia de inclusão e dignidade! Saiba mais.

6. Ginásio do Pelotense → Em 2019, o Ginásio do Pelotense foi entregue totalmente requalificado à cidade. Com recursos próprios, a Prefeitura recuperou uma importante parte do patrimônio esportivo, educacional e cultural de Pelotas, beneficiando mais de 2,5 mil alunos. Saiba mais.

7. Reforma do Pronto Socorro → Melhorias em infraestrutura, acolhimento humanizado e triagem mais ampla para os pacientes do Pronto Socorro de Pelotas - que é referência para mais de 1,5 milhão de pessoas de 27 cidades da Região Sul do Estado. Nos quatro primeiros meses de 2019, o espaço acolheu quase 30 mil pessoas. Saiba mais.

8. Entrega de alimentos para famílias de baixa renda → Em 2019 a Prefeitura entregou, por mês, mais de 600 sacolas de alimentos provenientes de agricultura familiar para famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único. É o fortalecimento da economia da Colônia e do pequeno produtor de Pelotas. Saiba mais.

9. Comunidade empreendedora → O programa Comunidade Empreendedora trouxe qualificação, oportunidade, emprego e renda para moradores dos residenciais populares do Sítio Floresta, Obelisco e Bom Jesus. Saiba mais.

10. Transporte rural → A Colônia de Pelotas com mais horários de ônibus no fim de semana, mesmo valor dos coletivos da zona urbana, bilhetagem eletrônica, câmeras e monitoramento por GPS, garantindo segurança, qualidade de vida e conforto aos usuários da zona rural da cidade. Saiba mais.

11. BikePel → Em parceria com a iniciativa privada, o compartilhamento de bicicletas em Pelotas começou em outubro. Já são 5 mil usuários cadastrados, 14 mil viagens e 100 bicicletas espalhadas em 14 pontos pelos bairros da cidade. Saiba mais.

12. Theatro Sete de Abril → Depois de 10 anos, a retomada do restauro de um dos principais símbolos da cultura de Pelotas. É patrimônio cultural de todos os pelotenses! Saiba mais.

13. Alvará online → Menos burocracia para os empreendedores: o pedido de alvarás pode ser feito pela internet. Mais comodidade e agilidade para a abertura de pequenos e médios negócios. É emprego para Pelotas! Saiba mais.

14. Iluminação em LED → Visconde da Graça, Saturnino de Brito, Adolfo Fetter e Juscelino - Entrada Sul da cidade, no Simões Lopes, recebeu 42 lâmpadas com iluminação mais eficiente e econômica. O investimento beneficia os moradores do Simões Lopes e centenas de pessoas que, todos os dias, passam pelo local. Saiba mais.

15. Obras da Marechal Deodoro → Em 2019, foi entregue o primeiro trecho finalizado da requalificação da Marechal Deodoro. A via recebeu drenagem, pavimentação, novo mobiliário urbano e iluminação em LED. A obra da Deodoro é fundamental para Pelotas pois recebe tráfego de ônibus e liga bairros como Sanga Funda, Arco Íris, Jardim das Tradições e Cohab Tablada ao Centro. Saiba mais.

16. Ecoponto da Balsa → Ponto para descarte correto de resíduos na Balsa, este é o quarto Ecoponto de Pelotas. Os Ecopontos recebem restos de obras, restos de poda e jardinagem, galhos, vidros, plástico domiciliar, metal, papelão, pneus, eletrodomésticos da linha branca e móveis desmontados. Saiba mais.

17. CRAS Z3 e CRAS Três Vendas → Atendimento nos bairros com psicólogos, assistentes sociais, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, acompanhamento familiar e atendimento à pessoas com deficiência para moradores da Colônia Z3, balneários do Laranjal e para as comunidades do Santa Terezinha, Jardim do Prado, Loteamento Santa Rita, Vila Peres, Cohab Lindóia, Lindóia, Sítio Floresta e Py Crespo. São mais de 5 mil famílias em vulnerabilidade social nos bairros de Pelotas que foram acolhidas e beneficiadas. Saiba mais.

18. Escolas em Turno Integral → As Emefs Maria Joaquina, na Zona Rural, e Mário Meneghetti, no Getúlio Vargas, passaram a atender os alunos o dia inteiro em 2019. Aulas pela manhã e à tarde simbolizam investimento na educação, com atividades educativas, culturais, esportivas e artísticas. Saiba mais.

19. Óleo sustentável → Em 2019, a Prefa iniciou a coleta de óleo saturado em Pelotas. É cuidado com o meio ambiente, emprego e inclusão social às famílias da Cooperativa - que transformam o material em produtos de limpeza e podem comercializá-lo - e economia ao cofres públicos, já que parte da produção volta às escolas municipais. Atualmente, são 12 pontos de coleta espalhados pelos bairros da cidade. Saiba mais.

20. Substituição de redes de água → Mais de 80 km de novas redes foram feitas em 2019. Isso representa melhorias no abastecimento para os bairros Santa Terezinha, Py Crespo, Balneário dos Prazeres, Laranjal e Gotuzzo. Saiba mais.

21. Mais Coleta Seletiva → Em 2019, a coleta de lixo limpo foi ampliada em 19 bairros de Pelotas: Py Crespo, Santa Terezinha, Novo Mundo, Colina do Sol, Padre Réus, Simões Lopes, Balsa, Navegantes, Marina Ilha Verde, Recanto de Portugal, Las Acácias, Vila Assumpção, São Conrado, Vila Mariana, Colina Verde, Colônia Z3, Balneário dos Prazeres, Balneário Valverde e Balneário Santo Antônio. Com isso, 80% da cidade já tem Coleta Seletiva. Além disso, todos os contêineres da coleta de lixo orgânico foram substituídos por equipamentos novos. Saiba mais.

22. Guarda Municipal → Em 2019, a segurança teve reforço em Pelotas com a qualificação da Guarda Municipal: novas viaturas, fardamento, armas e o início do curso de formação para 30 aprovados no concurso público. Saiba mais.

23. Pelotas mais bonita e mais limpa → Em 2019, a Prefeitura promoveu o cuidado com a cidade em mutirões semanais em todos os bairros de Pelotas: recolhimento de entulhos e lixos descartados irregularmente, manutenção da iluminação pública, requalificação de praças e parques, limpeza de canais e valetas, ensaibramento e patrolamento em vias sem pavimentação. A Hospedaria de Grandes Animais recolheu 290 cavalos que estavam soltos nas ruas e encaminhou 74 para doação. Mais de 24 mil pelotenses realizaram descartes nos quatro Ecopontos, contribuindo para uma cidade mais limpa e sustentável. Saiba mais aqui e aqui.  

24. Quadra da Praça Aratiba - O Balneário dos Prazeres conta com uma nova quadra poliesportiva. O local foi construído com recursos próprios e oferece mais esporte, lazer e integração para a comunidade. Saiba mais.

Carregando 0%
Carregando 0%