ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

30ª Abertura da Colheita do Arroz será de 12 a 14 de fevereiro, no Capão do Leão

Prefeita Paula Mascarenhas participou da coletiva de imprensa, nesta terça, que anunciou as principais atividades do evento voltado ao setor orizícola

28-01-2020 | 16:29:13

De 12 a 14 de fevereiro, o setor orizícola torna-se mais uma vez protagonista na 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, sediada pela Embrapa Clima Temperado, na Estação Experimental Terras Baixas, no Capão do Leão. A prefeita Paula Mascarenhas participou da coletiva de imprensa, nesta terça-feira (28), que apresentou as principais atividades programadas pelo evento, organizado pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).

Foto: Gustavo Vara

Ao lado dos representantes de instituições envolvidas com a tradicional abertura que atraiu a presença de mais de 7 mil pessoas, no ano passado, a prefeita destacou que o momento é sinônimo de reconhecimento à tradição do arroz na região e estado – 70% da produção brasileira é gaúcha – e de estímulo aos produtores e pesquisadores que continuam escrevendo esta história.

“Temos muita satisfação de receber a Abertura da Colheita porque é uma homenagem a todos aqueles que se envolveram nesta cadeia produtiva ao longo das décadas e são responsáveis por tornar a nossa região um símbolo da produção de arroz. Também é uma valorização aos nossos municípios, considerando que o evento movimenta a economia local, atrai turistas e produz riqueza”, salientou.

Paula também argumentou que o período, em fevereiro, será oportunidade para troca de experiências e produção de conhecimento voltado à tecnologia, sustentabilidade, gestão de pessoas, empreendedorismo e mercados internacionais. “Certamente fará o setor avançar e se desenvolver ainda mais”, indicou.  

O ato de abertura oficial da colheita, que tem como tema “Intensificação para sustentabilidade”, está marcado para o dia 14 de fevereiro, às 14h, na lavoura, e deve contar com a representação de lideranças das esferas municipais, estaduais e federais. O presidente da Federarroz, Alexandre Velho, ao lembrar que 140 municípios do estado têm na lavoura arrozeira a sua principal matriz econômica, frisou que a atividade trata-se da maior abertura de grãos do Brasil. “Temos uma programação excepcional, nos três dias, trazendo temas fundamentais, como a estabilidade da produção de soja na metade sul e o mercado internacional”, afirmou.

Pelo segundo ano consecutivo, na Embrapa

Agradecendo à Federarroz, ao Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), à Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e a demais parceiros envolvidos na realização da abertura, o chefe-geral da Embrapa, Roberto de Oliveira, comentou sobre a satisfação da instituição em sediá-la, pelo segundo ano consecutivo. “A Embrapa tem a oportunidade de cumprir a sua missão, que é trabalhar com o desenvolvimento de tecnologias, e contamos com vocês para transferi-las para o setor produtivo”, disse.  

Fotos: Gustavo Vara

Entre a programação diversa prevista para os dias 12, 13 e 14 de fevereiro, o pesquisador ressaltou a realização da 7ª Conferência Internacional do Arroz de Clima Temperado, que deve reunir cerca de 250 participantes de todo o mundo. 

Também compareceram à coletiva de imprensa o coordenador regional do Irga, André Matos; o coordenador regional da Fetag/RS, João César Larrosa; o vice-presidente da Farsul, Fernando Rechsteiner; e o presidente do Sindicato Rural de Capão do Leão, Clóvis Vitória.

Abertura Oficial

O objetivo do evento é desenvolver o setor orizícola, reunindo produtores, autoridades, entidades e empresas do agronegócio do arroz com a finalidade de mostrar a campo, os últimos avanços científicos e tecnológicos na cultura do arroz, bem como discutir a realidade socioeconômica do setor em nível nacional e internacional. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na hora de entrada do evento.

Clique aqui para conferir a programação completa.

Tags

abertura oficial, colheita, arroz, embrapa, pelotas, capão do leão

Carregando 0%
Carregando 0%