ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Vacinas remanescentes garantem proteção a outros grupos prioritários

Mais de 900 pessoas já foram imunizadas contra a Covid-19, em Pelotas, com doses sobressalentes das ações de vacinação

Por César Soares 24-05-2021 | 13:52:46

Buscando evitar qualquer desperdício das vacinas que protegem contra a Covid-19, no final de cada dia de imunização, o Município tem destinado as doses remanescentes aos profissionais integrantes dos grupos prioritários previstos pelo Plano Nacional de Imunização. Até o momento, a Prefeitura já vacinou 918 pessoas com as doses que sobram das ações de vacinação.

Desde o começo da campanha, foram imunizados grupos, como o de alunos dos cursos de Enfermagem que atuam nos pontos de vacinação, agentes das forças de Segurança Pública e de Trânsito, profissionais da Infraero, da Secretaria de Assistência Social (da rede de apoio e serviços sociais), coveiros e servidores do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case). Atualmente, as doses estão sendo aplicadas nos trabalhadores do transporte público coletivo: 111 profissionais, dentre motoristas e cobradores já foram beneficiados com esse critério. Confira mais alguns grupos já contemplados durante o processo:

- estudantes de Enfermagem – 258 imunizados; 

- trabalhadores da Assistência Social – 136 imunizados;

- transporte público – 111 imunizados;

- agentes de Trânsito – 86 imunizados;

- Brigada Militar – 46 imunizados;

- Corpo de Bombeiros – 26 imunizados;

- Guarda Municipal – 26 imunizados;

- motoristas da Educação – 21 imunizados;

- portuários – 19 imunizados; e,

- motoristas da Saúde – 10 imunizados.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece, ainda, que as doses sobressalentes foram utilizadas para iniciar o processo de vacinação desses grupos. No caso dos trabalhadores da Segurança Pública, por exemplo, a imunização teve continuidade com o envio de doses pelo governo do Estado, destinadas, exclusivamente, a esse contingente. Além disso, por terem recebido a vacina AstraZeneca, que não está em falta, esses grupos já têm a 2ª dose garantida.

Foco é não desperdiçar

Segundo a secretária de Saúde, Roberta Paganini, toda a logística dessas vacinas que restam no final das ações é feita com foco no aproveitamento total. "A gente procura fazer o controle para que não sobrem frascos abertos com doses, mas, em algumas situações, não temos como evitar. Além disso, não é possível estimar quantas doses serão usadas, pois depende muito das ações do dia e da demanda de cada local de vacinação", explicou, reiterando que a utilização das eventuais sobras é feita com a finalidade de contemplar os grupos prioritários que estão dentro do Planto Nacional.

A SMS organiza essas imunizações a partir da relação de quantitativos que dispõe desses grupos e que precisam estar à disposição tão logo seja definida a quantidade de doses restantes. As equipes de vacinadores entram em contato com essas pessoas, que devem se organizar de forma rápida, para o deslocamento, no final do dia, até o local definido para aplicação, considerando que as vacinas têm prazo de validade depois de abertos os frascos.

Tags

vacinas, xepa, doses remanescentes, covid-19, coronavírus, pelotas, vacinação

Carregando 0%
Carregando 0%