ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Vacinação nos bairros garante a imunização de idosos

Emefs e UBSs, em diversas áreas da cidade, foram pontos de aplicação da 1ª e 2ª dose nos idosos com mais de 79 e 85 anos respectivamente. Profissionais da saúde também passaram pela segunda etapa do processo de imunização

Por Marina Amaral 17-03-2021 | 16:29:28

Nesta quarta-feira (17), a Prefeitura prosseguiu a vacinação de idosos em Pelotas. Foi a vez das pessoas com 85 anos ou mais completarem a imunização com a 2ª dose, enquanto as de 79 anos recebiam a 1ª dose. Até o início da tarde, 154 idosos, com 85 anos ou mais, passaram pela aplicação da 2ª dose da proteção contra o coronavírus. Em relação ao grupo de 79 anos ou mais, 206 vacinas foram aplicadas.

Quem se vacinou nesta quarta-feira

Logo cedo, Erondina Simões, 95 anos, aguardava ansiosa a chegada de sua neta, Márcia Rodrigues, que iria levá-la à Unidade Básica de Saúde (UBSs) Guabiroba para receber a 2ª dose da vacina. “Ela estava numa ansiedade para chegar o dia 17”, contou Márcia. Agora, a Erondina planeja continuar em casa, sem deixar de se cuidar. “É maravilhoso, é uma proteção para ela diante de tudo que estamos vivendo”, completou a neta.

A segunda etapa da aplicação em idosos com 85 anos ou mais ocorreu em quatro UBSs e teve início no dia 10. O processo segue na quinta (18) e na sexta-feira (19), das 10 às 15h, mediante apresentação de identidade e carteira de vacinação para comprovar a primeira aplicação, nos seguintes locais: 

* UBS Bom Jesus – avenida Itália, 350, Areal;

* UBS Guabiroba – rua Doutor Arnaldo da Silva Ferreira, 352, Fragata;

* UBS Laranjal – rua São Borja, 683, Laranjal; e

* UBS Salgado Filho - avenida Senador Salgado Filho, 912, Três Vendas.

154 vacinas, referentes à 2ª dose, foram aplicadas nas quatro UBSs - Fotos: Rodrigo Chagas

A aplicação da 1ª dose nos idosos com mais de 79 anos começou no dia 14, no sistema drive-thru. No final da manhã desta quarta-feira, Adenicia Souza, 79 anos, foi uma das pessoas que se deslocou até a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Balbino Mascarenhas, no Simões Lopes, para receber a proteção contra o vírus. Apesar do alívio de receber a vacina, ela afirma: “Vou seguir me cuidando o ano todo, mesmo depois da 2ª dose”.

Assim como Adenicia, Antônio Marques Ferreira, também com 79 anos, foi em busca da imunização. Ele foi acompanhado de sua esposa, Noeli Brisolara Marques, e do seu enteado, Marcos Aurélio, na Emef Ferreira Viana na Balsa. A dor na hora da aplicação não foi maior que a alegria em estar protegido. “Doeu um pouco, mas estou muito bem”, declarou.

A vacinação do grupo entre 77 e 79 anos vai se estender até sexta-feira, em sete escolas municipais das 10 às 15h. Quem comparecer deve apresentar identidade, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência. 

206 idosos com 79 anos ou mais receberam a 1ª dose - Fotos: Rodrigo Chagas

Relembre a programação e os locais 

- Quinta-feira (18) - idosos com mais de 78 anos

- Sexta-feira (19) - idosos com mais de 77

* EMEF Balbino Mascarenhas, rua Cândido Augusto de Mello, 415 

* Colégio Pelotense, rua Marcílio Dias, 1.597 

* EMEF Fernando Osório, avenida Fernando Osório, 1.522 

* EMEF Ferreira Viana, rua João Tomaz Munhoz, s/n° 

* EMEF Afonso Vizeu, rua Francisco Moreira, 285 

* EMEF Francisco Caruccio, rua Leopoldo Brod, 3.220 

* EMEF Francisco Barreto, rua Triunfo, 2257 

2ª dose dos profissionais da saúde

Teve início, nesta quarta-feira, a aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid-19 nos profissionais da saúde, na ativa, com idades entre 18 e 60 anos. O dia foi destinado àqueles que receberam a 1ª dose nos dias 17 e 18 de fevereiro. Até as 14h, mais de 1,4 mil doses haviam sido aplicadas.

A segunda etapa da imunização desse grupo continua até quinta-feira. Os profissionais devem se dirigir ao mesmo local onde foi feita a primeira aplicação da vacina. É necessário levar a carteira de vacinação, identidade, CPF ou cartão SUS.

Confira os endereços

* IFSul Campus Pelotas - rua Jornalista Cândido de Mello (entrada do estacionamento do campus Pelotas) 

* Reitoria do IFSul - entrada pela rua Ambrósio Pinto Ferreira, esquina avenida Juscelino Kubitschek, pelo estacionamento

Cuidados necessários para a vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta que, na hora de receber o imunizante, alguns idosos precisam apresentar atestado médico. Os casos que necessitam do documento são os seguintes: 

- portadores de doenças reumáticas imunomediadas; 

- pacientes oncológicos, transplantados ou demais casos de imunossuprimidos; e, 

- pessoas que apresentaram reação linfática confirmada a uma dose anterior de uma vacina Covid-19 ou a qualquer componente dos imunizantes. 

Além disso, quem faz uso de imunoglobina humana deve se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração da imunoglobina e a vacina, a fim de evitar que ocorra interferência na resposta imunológica.

Não devem ser vacinadas as pessoas que apresentarem, nas últimas quatro semanas, sintomas gripais ou outras doenças febris.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

vacinação, covid-19, idosos, 85 anos ou mais, 79 anos ou mais, profissionais da saúde

Carregando 0%
Carregando 0%