ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Vacinação de profissionais da saúde segue nesta sexta-feira

A imunização do subgrupo 1 terá continuidade com 650 doses disponibilizadas. Nesta quinta-feira (25), 842 vacinas foram aplicadas

25-03-2021 | 18:19:16

A Prefeitura de Pelotas retomou, nesta quinta-feira (25), a imunização contra a Covid-19 dos profissionais de saúde. Do total de 1.500 doses disponibilizadas pelo Município, 842 foram aplicadas nos integrantes do primeiro subgrupo determinado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A imunização para esse mesmo contingente prossegue nesta sexta-feira (26).

Muita gente chegou cedo ao local da vacinação, o campus do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFsul), e foi contemplada com a primeira dose da CoronaVac ainda no turno da manhã. A atendente de farmácia, Ana Mendes Lessa, apresentou o contracheque para comprovar o vínculo empregatício em serviço de saúde com assistência a pacientes - requisito necessário para ser imunizada. Uma obrigatoriedade que, segundo ela, não causou estresse. "Não foi difícil reunir os documentos solicitados. Tudo pela vacina!", disse ao preencher o formulário antes da imunização.

842 profissionais da saúde foram vacinados nesta quinta-feira (25) - Fotos: Rodrigo Chagas

Quem pode ser vacinado nesta sexta-feira

Nesta sexta (26), a SMS prossegue a aplicação da primeira dose nos profissionais de saúde mantendo o subgrupo 1, composto por

- profissionais que desenvolvem atividades de apoio nos serviços de saúde com assistência a pacientes, que tenham vínculo empregatício com esse serviço ou que sejam terceirizados, mas que atuem diariamente nessa atribuição de saúde.

Serão 650 doses disponibilizadas aos integrantes do grupo prioritário. A vacinação ocorre das 9 às 17h no campus do IFSul, à Praça 20 de Setembro, com entrada pela rua Jornalista Cândido de Melo.

Quais serviços de saúde?

Serviços de saúde com assistência a pacientes, como farmácias, laboratórios, clínicas médicas ou de exames e consultórios médicos.

Exemplos de profissionais que integram esse grupo:

- higienizadores, porteiros, recepcionistas e auxiliares administrativos.

Exemplos de profissionais que não integram esse grupo:

- representantes comerciais, técnicos de manutenção de equipamentos hospitalares terceirizados e profissionais de lavanderia terceirizada.

O que precisa apresentar

- Documento de identidade

- Comprovante de residência

- Cartão SUS ou CPF 

- Comprovante de atuação em serviços de saúde e/ou declaração de vínculo empregatício em atividades de saúde com assistência a pacientes - modelo disponibilizado no site pelotas.com.br/coronavirus

Os profissionais que não possuem comprovação de vínculo empregatício, de forma evidente, de atuação em um serviço de saúde devem, obrigatoriamente, levar a declaração assinada pelo seu contratante.

Quem apresentar sintomas gripais ou outras doenças agudas febris moderadas nas últimas quatro semanas não deverá se vacinar.

Relembre quais são os três grupos

Esta etapa da vacinação de profissionais da saúde é realizada com base na divisão do público em três subgrupos especificados abaixo.

- Grupo 1: trabalhadores de apoio de serviços de saúde, como os profissionais de higienização, recepcionistas, seguranças, motoristas, entre outros. 

- Grupo 2: demais profissionais de saúde, devidamente registrados em seus respectivos Conselhos. A vacinação desse grupo depende da chegada de novas doses. Por isso, ainda não há data prevista para o início. 

- Grupo 3: médicos veterinários e profissionais de Educação Física. Da mesma forma que o grupo anterior, a vacinação depende da chegada de novas doses e não tem data prevista.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

coronavírus, vacinação, profissionais da saúde, subgrupo 1, serviços de saúde

Carregando 0%
Carregando 0%