ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Vacinação de profissionais da saúde está suspensa nesta terça-feira

Imunização dos trabalhadores da saúde na ativa, que estão de acordo com as exigências da normativa do Estado e que foram cadastrados pela SMS, recomeça nesta quarta-feira (17)

Por Ascom 16-03-2021 | 09:11:22

A vacinação para profissionais de saúde, que estava sendo realizada durante a segunda-feira (15), no campus do IFSul, precisou ser suspensa. Veterinários e educadores físicos, que não comprovaram vínculo a estabelecimentos de saúde, conforme resolução estadual, impediram o acesso de outros trabalhadores que estavam na fila para ser vacinados. O grupo reivindicava o direito de ser imunizado, apesar da normativa do Estado. Por segurança às doses e aos aplicadores, o Município decidiu suspender a vacinação nesta terça-feira (16). 

Aqueles que não conseguiram se imunizar, atuam na assistência em serviços de saúde – correspondendo as exigências da normativa do Estado – e foram cadastrados pela Secretaria Municipal de Saúde, começarão a receber a primeira dose da vacina a partir desta quarta-feira (17).

Segundo o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a segunda-feira estava destinada para a ampliação do grupo prioritário dos profissionais de saúde. A imunização era prevista para trabalhadores na ativa, que atuam na área, com idades entre 18 e 60 anos.

Segundo a SMS, a nota técnica da Secretaria da Saúde do Estado (Resolução 25/2021 - Comissão Intergestores Bipartite - CIB), com a especificação do público a ser vacinado, restringe os profissionais dessas duas áreas que não estejam atuando na assistência em serviços de saúde.

Por desconhecimento da informação por parte de aplicadores, foram vacinados, erroneamente, 12 profissionais na manhã desta segunda-feira. Tão logo foi percebido o equívoco, a vacinação desses profissionais foi suspensa. A SMS informará ao Ministério Público sobre o ocorrido.

As pessoas que haviam recebido senha e acabaram impedidas de se vacinar, por causa da manifestação, serão contactadas nesta terça-feira (16), pela SMS. Se estiverem de acordo com a recomendação estadual e atuarem na assistência em serviços de saúde, terão assegurada a imunização prioritária a partir de quarta-feira (17). 

Segunda dose para profissionais de saúde

Os profissionais da saúde, entre 18 e 60 anos, na ativa, que receberam a primeira aplicação nos dias 17 e 18 de fevereiro, poderão complementar a imunização na quarta-feira (17) e na quinta-feira (18), das 9 às 17h. Essas pessoas devem comparecer aos mesmos locais onde receberam a primeira dose da vacina. É necessário levar a carteira de vacinação, documento de identidade com CPF ou cartão SUS.

Confira os endereços:

*Campus Pelotas do IFSul, com entrada pela rua Jornalista Cândido de Mello; e 

*Reitoria do IFSul, na rua Gonçalves Chaves, 3.218, próximo ao Colégio Assis Brasil.

Tags

vacinação, imunização, veterinários, educadores físicos, profissionais de saúde, suspensa, vacina

Carregando 0%
Carregando 0%