ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Vacinação chega para idosos com 63 anos ou mais

Nesta quinta-feira (8), os integrantes desse grupo prioritário poderão ser imunizados no drive-thru no Centro de Eventos.No dia 13, o processo ocorre nas escolas

Por Marina Amaral 07-04-2021 | 18:01:33

A partir das 9h desta quinta-feira (8), idosos com 63 anos ou mais poderão se dirigir até o Centro de Eventos da Fenadoce para receber a 1ª dose do imunizante contra a Covid-19. Estarão disponíveis 2.600 doses. O acesso ao local é pela avenida Pinheiro Machado até as 17h.

Na próxima terça-feira (13), a vacinação para esse grupo prioritário chega aos bairros nas sete escolas municipais selecionadas pela Prefeitura. Para esse dia, serão divididas mil doses do imunizante entre os sete endereços de imunização.

A arrecadação de alimentos não-perecíveis (como arroz, feijão, massa e outros), além de leite e produtos de higiene e limpeza, prossegue tanto no drive-thru quanto nas escolas. As doações serão entregues à Secretaria de Assistência Social (SAS) e destinadas a famílias em vulnerabilidade social ou que estejam enfrentando dificuldades financeiras.

Mais de 2 mil idosos imunizados no drive-thru

Nesta quarta-feira (7), dia do início da aplicação do imunizante para a faixa etária de 64 anos ou mais, 2.398 idosos buscaram a proteção nos pavilhões do Centro de Eventos. Para esse contingente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou 2.600 doses.

Muitas pessoas foram beneficiadas com a vacina no Centro de Eventos - Fotos: Michel Corvelo

Vacinação nos bairros beneficia 579 pessoas

Idosos de 67 anos ou mais, 579 no total, foram contemplados com a 1ª dose da vacina nesta quarta-feira nas sete escolas municipais espalhadas pela cidade. 

A ação nos bairros continua na quinta-feira (8), para o grupo com idades a partir dos 66 anos, e se estende até a próxima terça-feira. Serão mil doses disponibilizadas pela SMS, durante esses dias, distribuídas nas sete escolas das 10 às 15h. Confira o cronograma:

  • quinta-feira (8) - idosos a partir dos 66 anos; 
  • sexta-feira (9) - idosos a partir dos 65 anos; 
  • segunda-feira (12) - idosos a partir dos 64 anos; e,
  • terça (13) - idosos a partir de 63 anos.

Não esqueça os endereços das escolas

* EMEF Balbino Mascarenhas - rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes) - 100 doses por dia 

* Colégio Pelotense - rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro) - 200 doses por dia 

* EMEF Ministro Fernando Osório - avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas) - 200 doses por dia 

* EMEF Ferreira Viana - rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo) - 100 doses por dia 

* EMEF Afonso Vizeu - rua Francisco Moreira, 285 (Areal) - 200 doses por dia 

* EMEF Francisco Caruccio - rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas) - 100 doses por dia 

* EMEF Francisco Barreto - rua Triunfo, 2.257 (Laranjal) - 100 doses por dia

Imunização das forças de segurança

Nesta quinta-feira, os agentes de segurança do Município voltam a ser imunizados. É a vez dos profissionais da Brigada Militar (BM). Serão disponibilizadas 171 doses, e a aplicação ocorre às 10h e às 15h, no laboratório da Secretaria Municipal de Saúde, localizado na rua Lobo da Costa, 1.764.

Os militares devem apresentar uma declaração que exercem as atividades previstas pelo Ministério da Saúde, além da carteira funcional.

A vacinação dos agentes da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) será realizada na Unidade de Saúde do Presídio.

Agilize a vacinação levando o formulário

O formulário de vacinação pode ser levado previamente preenchido pelos idosos. Ele está disponível para download no hotsite do coronavírus, na aba ‘Formulário de Vacinação’.

Quem optar por levar o documento precisa responder às questões que se encontram nas caixas com a indicação “preenchimento em letra de forma pelo paciente”. É importante ressaltar que não se trata de uma obrigação, mas uma forma que o poder público encontrou para agilizar o processo de vacinação.

Documentos necessários

Tanto nas escolas quanto no drive-thru, os beneficiados com o imunizante contra o coronavírus deverão apresentar identidade, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência na hora da aplicação da vacina.

Outro documento necessário é o atestado médico, para os seguintes casos: 

- portadores de doenças reumáticas imunomediadas; 

- pacientes oncológicos, transplantados ou demais casos de imunossuprimidos; 

- pessoas que apresentaram reação anafilática confirmada a uma dose anterior de vacina Covid-19 ou a qualquer componente dos imunizantes. 

Além disso, quem faz uso de imunoglobina humana deve se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração da imunoglobina e o imunizante, a fim de evitar que ocorra interferência na resposta imunológica. Não devem ser vacinadas as pessoas que apresentarem sintomas gripais ou demais doenças febris nas últimas quatro semanas.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

saúde, coronavírus, vacinação, idosos, ampliação, arrecadação de alimentos, escolas, drive-thru, 63 anos

Carregando 0%
Carregando 0%