ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Vacina: 1.202 idosos são imunizados nesta terça-feira

A partir desta quarta-feira (17), a vacinação passa a ser feita em escolas municipais selecionadas e em UBSs dos bairros

16-03-2021 | 17:23:09

Nesta terça-feira (16), idosos com 77 anos ou mais começaram a ser imunizados em Pelotas, no sistema drive-thru, no Centro de Eventos Fenadoce. Foram disponibilizadas 1.250 doses para o dia. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 1.202 pessoas receberam a aplicação da CoronaVac e iniciaram o processo de imunização contra a Covid-19

Quem ainda não foi imunizado durante os drive-thrus do final de semana e do início desta não precisa se preocupar. A partir desta quarta-feira (17), a vacinação prossegue em sete escolas selecionadas para o procedimento de aplicação. Confira, abaixo, mais informações.

Conforme a SMS, mais de 100 profissionais de saúde auxiliam na imunização de quem compareceu ao Centro de Eventos. Voluntários da UFPel, Escola Estilo, Senac, Instituto Dimensão, além dos agentes das secretarias de Segurança Pública (SSP), Transporte e Trânsito (STT) e da Defesa Civil, continuam colaborando com o trabalho. Efetivos da Guarda Municipal, da Brigada Militar e dois socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também acompanham para prestar auxílio e contribuir com o bom andamento do processo. 

Rapidez no processo cativa quem esteve no Centro de Eventos

Albino Costa, 77 anos, foi receber a primeira dose da vacina sozinho e ficou surpreso com a rapidez e a organização no local. “Eu não esperava que estivesse tão bem organizado e fosse tão rápido. Está espetacular, melhor impossível”, disse. 

José Mendonça e a vizinha, Maria Joaquina, de 78 anos, foram juntos para a imunização e estavam ansiosos pela dose. “Esperamos muito por esse dia. Ficamos mais esperançosos depois de receber a vacina”, ressaltaram.

Quem afirmou estar grata por poder auxiliar na vacinação é a enfermeira e professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Beatriz Franchini. “É muito gratificante ver as vacinas chegando. Nós vemos o agradecimento de quem está sendo vacinado, porque é um momento ímpar. Nunca foi descoberta uma vacina com tanta rapidez e que tenha capacidade de salvar tantas vidas”, comentou.

Idosos com 77 anos ou mais foram receberam a primeira dose da CoronaVac nesta terça-feira (16) - Fotos: Michel Corvello

Primeira dose para idosos com 77, 78 e 79 anos

Munidos de identidade, comprovante de residência e CPF ou cartão do SUS, os idosos de 77 a 79 anos que, por algum motivo, não conseguiram ser imunizados dos drive-thrus poderão receber a primeira dose do imunizante a partir desta quarta-feira em uma das sete escolas escolhidas pela Prefeitura para a ação. Quatro unidades de ensino disponibilizarão 100 doses por dia cada uma, além de mais três, onde serão aplicadas 200 doses. Acompanhe o cronograma:

* quarta-feira (17) - idosos com mais de 79 anos;

* quinta-feira (18) - idosos com mais de 78 anos; e, 

* sexta-feira (19) - idosos com mais de 77.

As pessoas dessas faixas etárias devem procurar, das 10 às 15h, as seguintes escolas:

- EMEF Balbino Mascarenhas - rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes) – 100 doses

- Colégio Pelotense - rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro) - 200 doses

- EMEF Fernando Osório - avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas) - 200 doses

- EMEF Ferreira Viana - rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo) – 100 doses

- EMEF Afonso Vizeu - rua Francisco Moreira, 285 (Areal) - 200 doses

- EMEF Francisco Carúccio - rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas) - 100 doses

-EMEF Francisco Barreto - rua Triunfo, 2257 (Laranjal) – 100 doses

Segunda dose para pessoas com mais de 85 anos

Os cidadãos com 85 anos ou mais, que fizeram a primeira dose em fevereiro, devem receber a segunda dose da vacina na quarta-feira (17), na quinta-feira (18) e na sexta-feira (19), das 10 às 15h, nos seguintes locais:

- UBS Bom Jesus – avenida Itália, 350 (Areal);

- UBS Guabiroba – rua Doutor Arnaldo da Silva Ferreira, 353 (Fragata);

- UBS Laranjal – rua São Borja, 683 (Laranjal); e

- UBS Salgado Filho - avenida Senador Salgado Filho, 912 (Três Vendas).

Esses idosos devem comparecer à mesma Unidade de Saúde onde receberam a primeira dose da imunização, portando documento de identidade e carteira de vacinação para comprovar a primeira aplicação.

Caso o idoso apresente sintomas gripais, a SMS orienta que não compareça para ser imunizado.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

cornavírus, vacina, vacinação contra a covid-19, idosos

Carregando 0%
Carregando 0%