ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

UPA Areal retorna com atendimento exclusivo a síndromes gripais

Unidade recebe adultos com sintomas gripais e o Centro Covid continua atendendo todas as faixas etárias. Pessoas com sintomas gripais leves devem procurar a Central de Teleconsulta ou a UBS mais próxima

19-11-2020 | 14:41:53

O primeiro dia do retorno ao atendimento de pacientes com síndromes gripais, na UPA Areal, foi marcado pela retomada de todos os procedimentos realizados desde julho, quando a Unidade passou a referência para esses diagnósticos. A partir desta quinta-feira (19), a UPA volta a receber o público, exclusivamente adulto, com esses sintomas. O Centro Covid está apto a tratar pessoas de todas das faixas etárias.

De acordo com a secretária de Saúde, Roberta Paganini, a retomada dos atendimentos a síndromes gripais pela UPA reforça os serviços oferecidos à população, no momento que Pelotas registra aumento de casos positivos para coronavírus, além de acréscimo nas internações hospitalares.

"A gente trabalha com planejamento, mas o planejamento eficiente é aquele que se adapta às mudanças. Havia uma certa estabilidade. Então, se repensou sobre a estratégia para atender a outras demandas - os procedimentos eletivos -, já que as de síndromes gripais estavam diminuindo. Mas, esse quadro mudou e temos que adaptar o planejamento de enfrentamento à Covid-19", explica a secretária.

Estrutura e atendimento

Neste primeiro dia, o movimento na UPA Areal foi considerado tranquilo, com cerca de 70 atendimentos, entre a manhã e o início da tarde. A Unidade, administrada pelo Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão (IBSaúde), conta com equipe de 125 profissionais e estrutura para realizar consultas e exames, como raios X. A UPA disponibiliza nove leitos de observação, sendo três de suporte ventilatório, com as mesmas características de leito de UTI.

Conforme a diretora adjunta do serviço, Odineia da Rosa, todas as pessoas passarão pela triagem antes de entrar na Unidade, para determinação do tipo de atendimento que irão receber. " O paciente é acolhido no container, onde é feita a triagem e a classificação de risco. Depois, dentro da Unidade, ele passa pela avaliação médica, quando são definidas as condutas a serem tomadas", explica.

A diretora adjunta ainda salienta a obrigatoriedade do uso da máscara para acessar o local, assim como a importância de evitar aglomerações. Acompanhantes de pessoas que precisem de auxílio devem permanecer, preferencialmente, do lado de fora da Unidade.

Onde ir?

Mesmo com mais um local à disposição de atendimento a casos de síndromes gripais, a Secretaria de Saúde (SMS) pede que a população fique atenta, no momento de se dirigir ao serviço em busca de atendimento, para evitar longas esperas.

"A população tem que ficar atenta e é sempre bom lembrar que pacientes com sintomas leves devem procurar as Unidades Básicas de Saúde e a Central de Teleconsulta. Tanto a UPA Areal quanto o Centro Covid são serviços voltados para os que estão em situação mais agravada, como falta de ar, por exemplo. Se as pessoas com qualquer sintoma procurarem os serviços voltados para casos mais graves, vai ocorrer superlotação, e a espera será longa até o atendimento, porque as situações mais graves vão passar na frente. A população deve procurar o serviço de acordo com o seu estado clínico", frisa Paganini.

Casos leves de sintomas gripais devem procurar atendimento nos seguintes serviços:

* Central de Teleconsulta – de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo telefone 0800 6485 319; ou, 

* UBSs - das 8h às 13h.

Casos com agravamento dos sintomas gripais devem se dirigir para:

* Centro Covid - crianças e adultos, 24h; ou, 

* UPA Areal - adultos, 24h.

Outras doenças, urgências e emergências:

* Unidades Básicas de Atendimento Imediato (Ubais) Lindoia e Navegantes - de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h; ou,

* Pronto Socorro de Pelotas - 24h.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

coronavírus, upa areal, centro covid, atendimento, triagem

Carregando 0%
Carregando 0%