ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Trailer da Vacina atende moradores do Getúlio Vargas

Nos próximos dias, população também pode encontrar vacinas contra a Covid-19 e as do calendário nacional para adultos das 9 às 17h em locais previamente divulgados

Por Kerolin Lulhier 04-01-2022 | 14:33:06

A vacinação organizada pela Prefeitura de Pelotas continua e, nesta terça-feira (4), moradores do bairro Getúlio Vargas foram imunizados contra a Covid-19 e outras doenças no Trailer da Vacina, estacionado em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Meneghetti, na avenida Quatro. O atendimento, conforme cronograma, é das 9 às 17h. Até as 14h desta terça-feira, 168 pessoas foram vacinadas no local, conforme informado pela Secretaria de Saúde (SMS).

Fotos: Rodrigo Chagas

Agilidade no processo

Aos 93 anos, a aposentada Zoema Carbajal disse que faz questão de se vacinar. Ela foi até o ponto itinerante para receber a terceira dose contra a Covid-19 e disse que já está se preparando para, em maio, se vacinar contra o vírus da Influenza (gripe), quando completa um ano da última dose recebida.

Foto: Rodrigo Chagas

Além da vacina contra a Covid-19

Imunizantes indicados para pessoas com 18 anos ou mais também estão disponíveis na unidade móvel. Vacinas contra a Influenza (gripe), Hepatite B, Tríplice Viral e dT (Difteria e Tétano) estão ao alcance da comunidade.

É necessário apresentar a Carteira de Vacinação para que o profissional faça a avaliação da situação vacinal do portador. O objetivo do Trailer é oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do calendário nacional para a população adulta.

Confira os próximos locais por onde o trailer passará

* Quarta-feira (5) - rua Marechal Deodoro esquina Barão de Azevedo Machado - Cohabpel

* Quinta-feira (6) - rua Doutor Amarante esquina Visconde de Sinimbu - Vila Castilho  

* Sexta-feira (7) - avenida Viscondessa da Graça com rua Doutor Frederico Bastos – Simões Lopes

* Sábado (8) - Praça Aratiba – Balneário dos Prazeres

Documentação necessária

Para 1ª e 2ª dose:

- comprovante de residência; 

- documento de identidade;

- Cartão SUS ou CPF; e 

- Carteira de Vacinação para comprovar a primeira dose (para quem vai receber a segunda). 

Para 3ª dose:

Pessoas com 18 anos ou mais 

- documento de identidade; e, 

- Carteira de Vacinação para comprovar as duas doses ou esquema vacinal completo, com quatro meses de intervalo desde a última aplicação.  

Imunossuprimidos (3ª e 4ª dose):

- documento de identidade; 

- Carteira de Vacinação; e 

- atestado-padrão, confeccionado pela Prefeitura, que está disponível no site do coronavírus

Informações da SMS

A SMS esclarece que, como regra, todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas no mesmo dia. Não é mais preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação do imunizante contra a Covid-19 e qualquer outro do calendário. 

Continua a orientação às pessoas que apresentarem sintomas gripais para não comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Tags

vacinação em pelotas, vacina pelotas, coronavírus, trailer da vacina

Carregando 0%
Carregando 0%