ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Sábado foi dia de vacinação contra a Covid-19

A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou a imunização de idosos com idade acima de 85 anos no formato drive-thru

Por Marina Amaral 13-02-2021 | 18:09:21

Neste sábado (13), ocorreu o drive-thru da vacinação para idosos com mais de 85 anos em Pelotas, no estacionamento do prédio da reitoria do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Foram 484 doses aplicadas, disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou a ação.

Foram oito horas ininterruptas - das 9h até às 17h - de aplicação dos imunizantes realizada por cerca de 70 profissionais da SMS e voluntários das universidades e escolas técnicas de Enfermagem da cidade. Um esquema de segurança foi montado com o auxílio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), dos agentes de trânsito da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), que viabilizaram a agilidade e segurança de acesso ao local. O 9º Batalhão de Infantaria Motorizada também auxiliou no processo. 

Paula chegou ao local da vacinação cumprimentando os idosos e seus acompanhantes nos carros, se certificando de que a logística do drive-thru havia sido aprovada por todos. Ela também agradeceu pelo trabalho desenvolvido pelas equipes da saúde e pelas secretarias de Segurança e de Trânsito. “Foi um dia muito emocionante, e o que a gente quer é imunizar o maior número de pessoas” afirmou a prefeita.

Quem foi vacinado

Alzira Oliveira, de 86 anos, estava muito emocionada e chorou no momento em que foi vacinada. A filha dela, Eloisa, contou que, após um ano em casa, a ansiedade e expectativa por esse momento era grande. “Ela queria muito a vacina, olhava as notícias todos os dias”, lembrou.

Já Zoar Gonçalves, de 85 anos, se sentiu tranquila devido à organização do drive. “Fiquei encantada com o atendimento e atenção”, justificou. Arlis, filho de Zoar, também afirmou estar admirado com a estrutura e trabalho de todas as instituições envolvidas. Agora, eles aguardam a idosa receber a segunda dose.

484 doses foram aplicadas; prefeita Paula Mascarenhas acompanhou o processo - Fotos: Rodrigo Chagas

Próximos dias

A vacinação de profissionais de saúde - médicos, odontólogos e fisioterapeutas - continua na quarta-feira (17), das 13h às 18h. A aplicação das doses ocorre nos dois prédios do IFSul, localizados nos seguintes endereços: rua Gonçalves Chaves, 3.218 (próximo ao Colégio Assis Brasil) e rua Jornalista Cândido de Mello (entrada do estacionamento do campus Pelotas). Será necessário apresentar carteira do Conselho ao qual pertencem, comprovante de residência e, preferencialmente, cartão SUS.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), também vai retornar a vacinação dos idosos com idade acima de 85 anos. As UBSs serão divulgadas antes de quarta-feira. A imunização ocorre das 10h às 15h, e os beneficiados deverão apresentar documento de identidade (RG ou CPF), comprovante de residência e o cartão SUS, preferencialmente. A SMS destaca que a aplicação ocorrerá enquanto houver estoque disponível.

Tags

vacinação, coronavírus, drive-thru, idosos acima de 85 anos

Carregando 0%
Carregando 0%