ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Profissionais de saúde recebem a segunda dose da vacina

Técnicos, auxiliares de Enfermagem, enfermeiros, médicos, odontólogos e fisioterapeutas, com 60 anos ou mais, deram continuidade à imunização contra o coronavírus nesta segunda-feira (8)

08-03-2021 | 16:41:47

Cerca de 30 dias após terem recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19, os profissionais de saúde, com mais de 60 anos, iniciaram a etapa final do procedimento preventivo nesta segunda-feira (8) em Pelotas. Técnicos, auxiliares de Enfermagem, enfermeiros, médicos, odontólogos e fisioterapeutas foram imunizados nos prédios do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) assim como ocorreu na primeira dose.

Nesta segunda-feira, foram vacinados os profissionais de saúde que receberam a primeira dose nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro. Nos dois locais de imunização, o procedimento foi marcado pela agilidade entre a recepção e a aplicação da injeção. 

"Tudo muito rápido, tranquilo, organizado. Eu já estava ansiosa para receber a segunda dose", salientou a técnica de Enfermagem, Leda Cardoso, ao sair da sala onde estão sendo aplicadas as vacinas.

A médica Beatriz Tavares, 64 anos, não escondeu a alegria de receber a segunda dose da vacina, mas aproveitou para fazer um apelo. "Estou muito feliz, mas gostaria que fosse para todos. Mas, vamos conseguir, aos poucos. E é importante, que, mesmo depois de vacinadas, as pessoas continuem se cuidando, usando máscara".

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nos dois dias de ação nos prédios do IFSul, receberão a segunda dose da vacina 1.850 profissionais de saúde 

Terça-feira (9), será a vez dos demais profissionais de saúde, com mais de 60 anos, que receberam a primeira dose no dia 9 de fevereiro. A vacinação para esse grupo também ocorre nos mesmos locais da primeira dose - nos prédios do IFSul, localizados nas ruas Gonçalves Chaves, 3.218, e Jornalista Candido de Melo, entrada pelo estacionamento, das 9 às 17h.  

A médica Beatriz, assim como os demais profissionais de saúde, recebeu a segunda dose contra Covid-19 - Fotos: Michel Corvelo

Segunda dose para idosos

Nos dias 10, 11 e 12 de março, a Prefeitura realiza a aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus nos idosos com 85 anos ou mais. Esse grupo deverá procurar as mesmas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) onde recebeu a primeira dose. Também deverá ser respeitado o dia da imunização: se a primeira aplicação foi no dia 10 de fevereiro, o idoso deverá receber a segunda no dia 10 de março. As UBSs Simões Lopes, Salgado Filho, Laranjal, Fraget, Porto, Lindoia e Bom Jesus vacinarão das 10 às 15h. 

A SMS orienta as pessoas que fazem parte dos grupos que irão receber a segunda dose da vacina para levarem a carteira de vacinação e um documento de identidade. Quem apresentar sintomas gripais não deve comparecer para ser imunizado e poderão se dirigir ao Centro de Especialidades posteriormente.

Mais de 80 anos e a primeira dose

A Prefeitura informa que os idosos com mais de 80 anos, que ainda não fizeram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, poderão procurar o Centro de Especialidades a partir de quarta-feira (10). A vacina será aplicada das 8 às 15h. É preciso levar um documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência.

Vacinação em acamados 

De acordo com a SMS, 2.117 pessoas acamadas haviam sido cadastradas no sistema da Prefeitura até sexta-feira (5), sendo que, desse total, 1.986 têm mais de 60 anos. O sistema também registra que 630 idosos acamados, com 85 anos ou mais, já haviam sido vacinados, e que 295, nessa faixa etária, aguardam a imunização.

O cadastro de idosos acamados, com 85 anos ou mais, ainda pode ser feito pelo site da Prefeitura. Ao realizar o cadastro, o familiar ou responsável deve informar dados como nome, idade e endereço do idoso, bem como número de CPF, RG, cartão SUS e qual a comorbidade. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (53) 3284.7714.  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

Covid-19, saúde, coronavírus, segunda dose, vacina, profissionais de saúde, 60 anos

Carregando 0%
Carregando 0%