ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Profissionais de saúde e idosos começam a ser vacinados contra o coronavírus em Pelotas

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é imunizar os grupos prioritários até a próxima semana

20-01-2021 | 19:14:58

A rotina na UBS Areal I foi modificada na tarde desta quarta-feira (20) por um motivo especial: a aplicação da vacina contra o coronavírus nos profissionais de saúde. "A felicidade é tão grande que nem existe dor", disse Marina Rodrigues, integrante da equipe da UBS, após ser imunizada. Sentimento semelhante pôde ser constatado nos hospitais que realizam atendimentos Covid, assim como em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), onde iniciou a Campanha de Vacinação contra o Covid-19. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar os grupos prioritários: trabalhadores da área da saúde das alas Covid, idosos e trabalhadores dos ILPIs e indígenas, até a próxima semana.

De acordo com a diretora das Vigilâncias em Saúde, Tamires Furtado, neste primeiro dia de imunização do total de 5.650 doses, 1.322 foram encaminhadas para os hospitais que possuem áreas de atendimento de pacientes suspeitos ou positivos para coronavírus, assim como Centro Covid, UPA Areal e algumas UBSs. 

 "O processo de separação das doses e de encaminhamento para os hospitais foi feito após termos recebidos listas das instituições e das UBSs com os nomes dos profissionais que estão trabalhando diretamente no atendimento de casos Covid. Cruzamos os dados para que não ocorra duplicidade de doses, já que alguns trabalhadores atuam em mais de uma dessas instituições" esclareceu a gestora da Vigilância em Saúde.

Um dos primeiros locais a iniciar a imunização dos profissionais foi o HE-UFPel, para onde foram enviadas 399 doses. Três salas de vacinação foram montadas para receber os trabalhadores com direito a imunização.

Aplicação da vacina contra o coronavírus nos profissionais de saúde e nos idosos e trabalhadores das ILPIs de Pelotas. Fotos: Michel Corvello

"Nossa ideia é vacinar cerca de 100 funcionários por dia, vamos vacinar as pessoas que já estão na instituição e vamos complementando, chamando aquelas que estão fora do seu horário de trabalho. As equipes vacinadas simbolizam a esperança e a força para seguir atuando de forma mais segura", disse a superintendente do HE-UFPel, Samanta Madruga.

A afirmação da gestora foi confirmada pela técnica em radiologia da ala Covid, Fabíola Santos, que com a comprovação da vacina feita, em mãos, admitiu que começa a sentir mais segurança para o convívio com a família. "Durante todo esse tempo eu tive medo de infectar meu filhos, segui todas as orientações, me preveni muito. Após a segunda dose, vou trabalhar ainda mais tranquila".

Na Santa Casa 10 profissionais ligados diretamente a ala Covid receberam a primeira dose da CoronaVac na tarde desta quarta-feira.

ILPIs

Também na tarde desta quarta, começaram a ser vacinados os idosos e trabalhadores das ILPIs de Pelotas. Quatro equipes volantes da Vigilância Epidemiológica começaram a realizar a vacinação desse grupo prioritário. A expectativa é de cerca de 1,6 mil pessoas, moradoras ou que trabalham nessas instituições recebam a primeira dose contra o coronavírus.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

imunização, vacina, coronavac, grupos prioritários

Carregando 0%
Carregando 0%