ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeitura regulamenta atividades durante feriado de Páscoa

Seguindo determinação estadual, na sexta-feira (2) o comércio, como supermercados, poderá funcionar em Pelotas. No sábado (3), não haverá lockdown e, no domingo (4), todas as atividades estarão fechadas

01-04-2021 | 18:27:21

A prefeita Paula Mascarenhas anunciou, na manhã desta quinta-feira (1º), o regramento das atividades durante o feriado de Páscoa em Pelotas. Na Sexta-feira Santa, deverão funcionar apenas os serviços e o comércio considerados essenciais. Sábado, todas as atividades poderão abrir normalmente até as 20h e, no domingo, o Município estará em lockdown. As novas determinações constam no Decreto 6.390/2021.

Conforme a prefeita, na sexta-feira o Município seguirá o decreto estadual que orienta o fechamento das atividades não essenciais e a manutenção das essenciais.

"No sábado, nós não faremos lockdown. O sábado será como um dia normal de semana, com todas as atividades até as 20h. Faremos lockdown, exclusivamente, no domingo de Páscoa quando todas as atividades devem estar fechadas", frisou.

Paula ainda confirmou a realização do drive-thru para vacinar idosos com mais de 67 anos nesta Sexta-feira Santa. A imunização ocorre das 9 às 17h no Centro de Eventos da Fenadoce.

Veja mais 

+Sexta-feira Santa será de vacinação para idosos a partir de 67 anos

O que diz o novo Decreto Municipal

O novo regramento municipal de enfrentamento ao coronavírus altera protocolos dos Decretos 6.374/2021 e 6.384/2021. A determinação permite, excepcionalmente, o funcionamento dos serviços e atividades, no sábado (3), nos mesmos padrões dos dias úteis da semana. 

O Decreto ressalta que devem ser observadas as mesmas restrições de teto de operação e horários previstos no Sistema de Distanciamento Controlado. O Município ainda regra que, nas atividades e serviços cujo atendimento presencial é permitido, deverá ser limitado o ingresso no estabelecimento a apenas uma pessoa adulta por família, podendo estar acompanhada de alguém menor de idade, desde que não apresente sintomas de síndrome gripal.

Estão suspensas as cirurgias eletivas e os procedimentos que necessitem de anestesia, salvo nos casos de urgências e emergências.

O fechamento de todas as atividades, em Pelotas, deve ocorrer a partir das 20 h do sábado até as 5h de segunda-feira (5).

Missas e cultos devem seguir protocolos sanitários

Conforme o Decreto 6.387/2021, publicado na sexta-feira (26), está permitida a realização de cultos e missas, sábado (3) e domingo (4), respeitando o horário de fechamento total das atividades, entre as 20h e 5h. 

As cerimônias devem seguir as determinações referentes ao distanciamento controlado e teto de ocupação:

- em templos de até 30 metros quadrados, serão permitidas até sete pessoas; 

- em templos de 31 a 100 metros quadrados, serão permitidas até 15 pessoas; 

- em templos de 101 a 200 metros quadrados, serão permitidas até 20 pessoas; e,

- em templos maiores que 200 metros quadrados, serão permitidas até 30 pessoas.

Confira o Decreto 6.390 na íntegra

Tags

decreto, feriado, páscoa, atividades, coronavírus, comércio, prefeitura

Carregando 0%
Carregando 0%