ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeitura imuniza mais de 1.800 pessoas nesta quarta-feira

Dia foi dedicado à vacinação, com a 1ª dose para médicos veterinários e educadores físicos. Idosos com 80 anos ou mais receberam a 2ª dose da proteção

Por Carolina Dumont 02-06-2021 | 17:55:23

A quarta-feira (2) foi mais um dia de vacinação contra a Covid-19 em Pelotas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 1.846 pessoas foram imunizadas. No IFSul da Praça 20 de Setembro, 894 profissionais da saúde entre médicos veterinários e educadores físicos receberam a 1ª dose do imunizante, enquanto 952 idosos com 80 anos ou mais foram vacinados com a 2ª dose da AstraZeneca, aplicada em cinco Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) da cidade, no auditório do Colégio Pelotense e no salão da Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes.

 1.846 pessoas foram vacinadas nesta quarta-feira (2). Fotos: Michel Corvello

A educadora física Carla Goulart Quincozs, que trabalha, principalmente, no atendimento individual de autistas e idosos, comemorou a imunização. A professora chegou na fila do IFSul às 4h30min para garantir a vacina. "É uma sensação de receber vida, é muito emocionante este momento", celebrou.

Educadora física, Carla Goulart Quincozs, recebendo a imunização. Foto: Michel Corvello.

A médica veterinária Juliana Hiller afirmou que a vacina vai facilitar para seguir o trabalho. "Sinto-me aliviada para poder trabalhar, lidar com o público em geral", destacou a profissional.

Complemento da segunda dose

Na União Gaúcha, o aposentado Cacildo Ribeiro de 80 anos foi o primeiro a receber o complemento da imunização. Com as mãos unidas agradeceu pela vacina. "Estou grato demais e feliz da vida", comemorou. 

Aposentado Cacildo Ribeiro comemorando, após receber a 2ª dose da vacina. Foto: Michel Corvello.

Imunização continua em Pelotas

Veja o calendário

* Quinta-feira (3) - aplicação da 1ª dose para pessoas com comorbidades definidas no Plano Estadual de Vacinação e pacientes com deficiência permanente, cadastrados ou não no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 18 a 59 anos, nos sete pontos da campanha nos bairros, das 10 às 15h. 

* Sexta-feira (4) - drive-thru de vacinação para profissionais da Educação - professores do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental, no Centro de Eventos, das 9 às 17h.

* Sábado (5) - drive-thru de vacinação para profissionais da Educação - professores do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, no Centro de Eventos, das 9 às 17h.

Fique atento aos endereços

Para a 1ª dose para pessoas com comorbidades e deficiência permanente:

- CTG Raízes do Sul - avenida Cidade de Lisboa, 610 – Fragata;

- CTG Negrinho do Pastoreio - avenida João Gomes Nogueira, 273 – Areal;

- União Gaúcha - avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 531 - Cohab Tablada;

- CTG Os Farrapos - Rua Raul Pompeia, 1.400 – Santa Terezinha;

- Associação Rural - Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas;

- Colégio Pelotense – Auditório, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro; e,

- Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes - salão da igreja, avenida Amazonas, 515 – Balneário dos Prazeres.

Para a 1ª dose dos profissionais da Educação:

- Centro de Eventos, entrada pela avenida Pinheiro Machado, 3.390.

Documentação

Público com comorbidades

- Atestado-padrão confeccionado pela Prefeitura, disponível no hotsite do coronavírus. O laudo pode ser obtido nos serviços de saúde públicos e privados. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o atestado é emitido no turno da tarde das 13 às 17h;

- documento de identidade com foto;

- comprovante de residência; e

- CPF ou Cartão SUS.

Deficientes permanentes

As pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), não precisarão apresentar o atestado-padrão da Prefeitura. Será solicitado, apenas, o comprovante do benefício, que pode ser obtido por meio do extrato bancário ou lotérico ou, ainda, acessando o site do INSS.

Doença renal

Os pacientes com doença renal crônica, que realizam hemodiálise, e os oncológicos, em tratamento de radioterapia e quimioterapia, podem solicitar os atestados nos serviços onde realizam os procedimentos.

Profissionais da Educação

- Documento de identidade

- Comprovante de residência

- CPF ou Cartão SUS

- Declaração-padrão fornecida pela escola onde o profissional atua. O modelo do documento está disponível no hotsite do coronavírus da Prefeitura, na aba "Declaração - Vacina Profissionais Educação" e deverá ser impresso em papel timbrado da instituição. 

Gestantes e puérperas

Profissionais da Educação, que sejam gestantes ou puérperas (com até 45 dias do parto), com comorbidades, devem procurar o Centro de Especialidades, localizado na rua Voluntário da Pátria, 1.436, das 13h30min às 16h para receber a vacina. Deverão apresentar identidade, comprovante de residência, CPF ou Cartão SUS e atestado fornecido pelo médico.

Orientações da SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que pessoas imunizadas com outras vacinas devem aguardar um intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações e, caso apresente sintomas gripais ou tenha positivado para a Covid-19, deve aguardar 30 dias do início desses sinais para receber a vacina.

Tags

Coronavírus, Imunização, Covid-19, Pelotas, Vacina

Carregando 0%
Carregando 0%