ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeitura atualiza zoneamento de casos do coronavírus

A nova pesquisa feita pelo Observatório de Segurança considerou os casos registrados até o dia 18 de março. Categorias profissionais mais atingidas pela doença também foram divulgadas

Por Marina Amaral 23-03-2021 | 11:54:32

A Prefeitura divulgou, nesta terça-feira (23) a análise atualizada do zoneamento de casos de coronavírus em Pelotas. O relatório produzido pelo Observatório de Segurança Pública, a partir dos dados registrados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mostra que o bairro Três Vendas se mantém com a maior incidência de infectados, seguido pelas regiões do Fragata e Areal. 

Com um aumento no número de registros, o bairro Três Vendas passou de 23,4% para 23,6% dos casos confirmados do vírus. Já o Fragata apresentou uma queda de 0,2%, totalizando 22,4%. Em seguida, vem o Areal, com 18,8% (+0,1%) dos positivos. 

O Centro e o São Gonçalo apresentaram uma redução no número de ocorrências, de 16,7% para 16,5% e 8,7% para 8,6%, respectivamente. Enquanto que o Laranjal concentra 5% dos casos, a Colônia somou 1,9%, e ambos obtiveram aumento de 0,1%. Por fim, a Barragem registrou estabilidade nos cálculos apresentados, registrando 0,8%. O número de pessoas que não informaram o local de residência se manteve igual, de 2,4%. 

Perfil de infectados

A atualização das categorias mais atingidas pela Covid-19 em Pelotas também foi divulgada pela Prefeitura nesta terça-feira. O estudo, também sob responsabilidade do Observatório de Segurança Pública, tem como base os dados registrados até o dia 18 de março, quando o município apresentava 26.270 pessoas confirmadas com a doença, sendo que 56,1% eram mulheres e 43,9%, homens. 

A pesquisa mostra que 5.288 dos infectados optaram por não informar a ocupação, o que representa um percentual de 20,13%. Logo após, a maior incidência de positivos é de aposentados, com 3.333 casos (12,69%), seguidos dos estudantes, com 2.912 casos (11,08%) e profissionais da saúde, com 2.174 casos (8,28%). Comerciantes e donas de casa representam 1.983 (7,55%) e 1.311 (4,99%) dos registros, respectivamente.

Os 9.269 restantes são: pessoas desempregadas, administradores/empresários, prestadores de serviços, trabalhadores autônomos, crianças menores de quatro anos, servidores públicos, empregadas domésticas, advogados, mecânicos e engenheiros mecânicos, cuidadores de idosos, porteiros, corretores de imóveis, eletricistas, diaristas, bancários, dentistas, farmacêuticas, psicólogos e psiquiatras, contadores, costureiras, pintores, veterinários, técnicos em telecomunicações, babás, nutricionistas, técnicos de informática, músicos, jardineiros, líderes religiosos, fotógrafos, biólogos, pescadores, pesquisadores, economistas e profissionais da construção civil, do ramo alimentício, da indústria, da estética, do meio rural, do esporte, da comunicação, da tecnologia e do porto.

Importância de informar seus dados

A atualização do zoneamento e do perfil de infectados é feita a partir das notificações de casos suspeitos e positivos do coronavírus, que é realizada nos serviços de saúde, unidades, hospitais e laboratórios, tanto públicos quanto privados. Os dados completos dos pacientes são enviados à Vigilância Epidemiológica, e vão desde nome e telefone, até profissão e a data em que os primeiros sintomas foram observados. 

Veja mais

+ Registro correto dos casos é fundamental para o combate à COVID-19

A SMS alerta para que esses registros sejam feitos da maneira correta e completa, uma vez que os dados são essenciais para que o Município possa acompanhar o andamento da doença e traçar estratégias para controlar a contaminação e, assim, a pandemia.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

coronavírus, zoneamento, perfil de infectados

Carregando 0%
Carregando 0%