ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeitura altera e amplia imunização por idade contra a Covid-19

Pessoas de 59, 58 e 57 anos serão imunizadas em drive-thru e nos bairros. Cronograma foi alterado para agilizar o processo de vacinação no Município

Por Carolina Dumont 11-06-2021 | 17:54:46

Após uma avaliação do grupo de pessoas a serem contempladas com a vacina contra a Covid-19, a Prefeitura de Pelotas ampliou o cronograma de imunização. De acordo com o calendário da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vacinação por faixa etária começou nesta sexta-feira (11), no drive-thru no Centro de Eventos e se estende até quarta-feira (16) com ações nos bairros.

Imunizante está alcançando novos públicos - Fotos: Michel Corvello

A vacinação para a população em geral, começando pelos de 59 anos, nascidas no 1º semestre (entre 1º/01 a 30/06), teve início nesta sexta-feira, quando 465 pessoas foram vacinadas. Entre os imunizados, estavam Wilson Trepton e Luís Carlos. Enquanto o primeiro afirmou já estar no aguardo da segunda dose do imunizante, para poder seguir a vida com mais tranquilidade, o segundo chegou ao drive-thru acompanhado pela sobrinha e celebrou a imunização. "Estou feliz da vida", disse Luís.

Quem recebe a vacina sente-se beneficiado e protegido - Fotos: Michel Corvello

A vacinação no drive-thru continua neste sábado (12), domingo (13) e segunda-feira (14), para as faixas etárias de 59, 58 e 57 anos, respectivamente. Quem não conseguir comparecer ao drive-thru poderá se vacinar nos bairros na segunda (14), terça (15) e na quarta-feira (16), das 10 às 15h. 

Confira o calendário de vacinação

Drive-thru

Centro de Eventos, das 9 às 17h

* Sábado (12) – pessoas de 59 anos, nascidas no 2º semestre (1º/07 a 31/12)

* Domingo (13) - pessoas de 58 anos

* Segunda-feira (14) - pessoas de 57 anos

Pontos nos bairros – das 10 às 15h

* Segunda-feira (14) – pessoas de 59 anos

* Terça-feira (15) - pessoas de 58 anos

* Quarta-feira (16) - pessoas de 57 anos

Não esqueça os documentos

- Documento de identidade

- Comprovante de residência

- CPF ou Cartão SUS

Para agilizar o processo de imunização nos drive-thrus e nos pontos dos bairros, a Prefeitura disponibiliza no hotsite do Coronavírus o comprovante de vacinação. As pessoas que irão se vacinar podem levar o documento impresso, com as informações pessoais preenchidas. No entanto, a SMS esclarece que levar o comprovante preenchido não é uma obrigação, mas uma maneira de facilitar o trabalho e diminuir o tempo de espera durante o processo.

Endereço dos pontos de vacinação nos bairros

CTG Raízes do Sul - avenida Cidade de Lisboa, 610 – Fragata 

CTG Negrinho do Pastoreio - avenida João Gomes Nogueira, 273 – Areal 

União Gaúcha - avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 531 - Cohab Tablada 

CTG Os Farrapos - Rua Raul Pompeia, 1.400 – Santa Terezinha 

Associação Rural - Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas 

Colégio Pelotense – Auditório, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro 

Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes - salão da igreja, avenida Amazonas, 515 – Balneário dos Prazeres

Orientações da SMS

A SMS alerta que quem tiver recebido a vacina contra outras doenças deve aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações. Caso a pessoa apresente sintomas gripais ou tenha positivado para a Covid-19, deve aguardar 30 dias do início desses sinais para receber a vacina. Além disso, pacientes que fazem uso de imunoglobulina humana devem se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo para evitar interferência na resposta imunológica. 

Os integrantes dos grupos com as comorbidades definidas pelo Plano Estadual de Vacinação e Deficiência Permanente, que recebem ou não o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além dos profissionais da Educação, devem aguardar, pois ainda haverá mais ações de imunização para esses públicos. A divulgação será feita, em breve, pela Prefeitura.

Laboratório Municipal

Idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde e gestantes ou puérperas (com até 45 dias do parto), com comorbidades, que perderam os mutirões de vacinação contra a Covid-19, devem se dirigir até o Laboratório Municipal, que atende das 13h30min às 17h e fica localizado na rua Lobo da Costa, 1.774. Esse grupo deve apresentar identidade, comprovante de residência, CPF ou Cartão SUS e atestado fornecido pelo médico.

Tags

vacinação, faixa etária, drive-thru, bairros

Carregando 0%
Carregando 0%