ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Prefeitura alerta a população sobre visita de vacinadores

Equipes só vão se a residência for de acamado cadastrado. Vacinadores estarão com documento de apresentação

Por César Soares 19-03-2021 | 15:17:59

Para garantir a segurança das pessoas que recebem as equipes de vacinação contra a Covid-19, em casa, a Prefeitura esclarece que todos os profissionais do grupo da Rota de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estão devidamente identificados e, para reforçar essa identificação, passarão a contar com uma carta de apresentação timbrada e assinada pela secretária municipal de Saúde, Roberta Paganini. A SMS informa, ainda, que a vacinação em domicílio é apenas para os casos de idosos acamados já cadastrados.
 

Equipes de vacinação identificadas - Fotos: Rodrigo Chagas

Como identificar os vacinadores

As equipes que se deslocam até as residências estão sempre em veículos com sinalização e nome de algum órgão do Município. Os vacinadores também terão, em mãos, uma carta de apresentação, indicando que fazem parte das equipes de imunização da SMS. Além disso, segundo a secretária, as equipes estão sempre com jalecos identificados da prefeitura ou das escolas técnicas e universidades que estão contribuindo no processo de vacinação.

De acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica, Aline Machado, as equipes são compostas por três pessoas: um motorista e dois vacinadores (técnicos ou enfermeiros), paramentados com jalecos, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e identificação. "Os vacinadores estão uniformizados e equipados com a caixa de isopor rotulada e prancheta, porque é feito um questionário antes e, em seguida, a aplicação da dose", detalhou.

 Caso de vacinação em domicílio

 A chefe da Vigilância Epidemiológica ainda informa que só existe uma situação para as equipes irem até as casas: é quando há, na residência, idoso acamado, cujo cuidador ou familiar fez o cadastro prévio. "Se não tiver idoso acamado, cadastrado na prefeitura, a visita não será da equipe da Secretaria Municipal de Saúde" explicou Aline, reforçando que o cadastro só pode ser feito pela página da prefeitura ou por um familiar comparecendo até uma Unidade Básica de Saúde e solicitando a inscrição.  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

identificação, vacinadores, visita, acamados

Carregando 0%
Carregando 0%