ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Semana da Mulher

Prefeita avalia positivamente lockdown em Pelotas

Em transmissão de vídeo ao vivo, Paula Mascarenhas anunciou que a cidade atingiu 78,4% de isolamento social no domingo

11-08-2020 | 13:33:40

Na manhã desta terça-feira (11), a prefeita Paula Mascarenhas realizou uma transmissão ao vivo, de casa, em função do lockdown, para falar sobre a adesão da população ao bloqueio e o funcionamento de Pelotas a partir das 12h, quando se iniciam os protocolos de bandeira vermelha, do Distanciamento Controlado, no município. Na ocasião, a chefe do Executivo informou que, nesse fim de semana, a cidade conseguiu alcançar 78,4% de índice de isolamento social, o que não era registrado desde março.

Paula destacou que a cidade passou de 42,5% de isolamento social, no sábado, para 78,4% no domingo Fotos: Rodrigo Chagas

A prefeita iniciou a live divulgando o quarto óbito computado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS), nesta manhã. 

“Um jovem, de 46 anos, que foi a óbito no último dia 8 e tivemos a confirmação hoje. Ele entrou no Hospital Escola no dia 7 e faleceu no dia seguinte. É mais um jovem levado pela Covid-19, já tínhamos uma pessoa muito jovem levada nos últimos dias, mas não importa a idade; cada pessoa que se vai deixa uma família enlutada. Quero mandar meu abraço solidário e de pesar a essas famílias, que perderam pessoas queridas para esse vírus invisível, o qual nós temos de combater incessantemente”, afirmou Paula.

Adesão ao isolamento

O lockdown, decretado pela Prefeitura, e que teve duração de sábado (8) das 20h até as 12h desta terça, recebeu boa adesão dos pelotenses, apesar da circulação de pessoas e veículos ter sido, judicialmente, liberada no final da tarde de domingo (9). O município passou de 42,5% de isolamento social, no sábado, para 78,4% no domingo.

“Cheguei, em alguns momentos, a ficar emocionada com as fotos que me enviavam; não fiquei feliz, pois eu gosto de ver as ruas cheias em tempos normais, mas percebi o quanto o povo de Pelotas sabe ser solidário, ter empatia, se colocar no lugar do outro; fiquei orgulhosa de ser pelotense”, disse a gestora municipal.

A prefeita comentou que o percentual a que se chegou só foi possível com a medida extrema e, segundo ela, este era o maior objetivo. “Sei que o período, cientificamente, não impacta muito, mas eu queria buscar a conscientização da comunidade quanto a este índice, que já tínhamos atingido lá no início da pandemia e só conseguimos, neste mês, com o lockdown", analisou.

Na sequência, Paula assinalou que Pelotas não vai conseguir manter o mesmo com o retorno das atividades, e pediu a ajuda de todos a fim de que não se volte ao patamar de 40%, pois é muito baixo no intento de conter o avanço do contágio.

'Necessidade urgente de contratação de equipes médicas para mais leitos de UTIs', informou a prefeita Fotos: Rodrigo Chagas

Sobre um novo bloqueio, Paula antecipou que vai se reunir com as frentes, que operaram o fechamento da cidade, com a meta de avaliar os dois dias e meio e, também, examinar os próximos dias da pandemia no município. “Não é desejo de nenhum gestor fazer um lockdown, parar a vida das pessoas, por isso preciso da contribuição da população quanto ao isolamento, mas, se for necessário, iremos organizar um novo lockdown”, explicou a prefeita.

Escassez de equipes

A chefe do Executivo também salientou a urgente necessidade de contratação de equipes médicas para abrir mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Hoje, a Prefeitura tem alugados 30 leitos intensivos, prontos, que aguardam os profissionais para serem abertos e começarem a operar.

“Temos 30 leitos de UTI esperando equipes de saúde, não estamos de braços cruzados; estamos trabalhando muito e espero trazer uma notícia positiva nos próximos dias”, destacou Paula.

Segundo o boletim epidemiológico dessa segunda-feira (10), Pelotas possui 80% da ocupação de UTIs, com 24 pacientes adultos internados nos 30 leitos disponíveis, além de uma criança internada em um leito pediátrico, dos cinco disponíveis.

Bandeira vermelha

Desde às 12h desta terça (11), a região de Pelotas está em bandeira vermelha no Distanciamento Controlado, ou seja, em risco alto para o coronavírus, até a segunda-feira (17), quando será divulgada a próxima. A prefeita informou que, devido à publicação do decreto estadual, que permite maior autonomia de gestores municipais e associações de municípios, ter sido feita na madrugada desta terça, a cidade vai adotar os protocolos determinados pelo governo do Estado.

Veja mais

+ Pelotas entra em bandeira vermelha a partir desta terça-feira

“Com este novo decreto, agora a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), junto a todos os prefeitos da região, devem montar um comitê técnico para avaliar a situação local, o que deve ocorrer até o final desta semana. Quando o Estado liberar a bandeira, na sexta, este comitê analisará se está adequada e passará a sua avaliação ao Estado, que divulgará a bandeira definitiva na segunda”, detalhou.

Confira as fotos da reportagem no Flickr da Prefeitura.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal WhatsPel.

Tags

prefeita paula mascarenhas, live, lockdown, bandeira vermelha, coronavírus, leitos de uti, informação, medidas de contenção do vírus, pandemia, pelotas

Carregando 0%
Carregando 0%