ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeita apresenta caminhos para superar a pandemia

Paula participou do evento on-line Tá na Hora, da Associação Comercial de Pelotas, em alusão ao aniversário de 209 anos da cidade

Por Marina Amaral 07-07-2021 | 18:50:44

No dia em que Pelotas completa 209 anos, a prefeita Paula Mascarenhas participou da live especial do programa “Tá na Hora” da Associação Comercial de Pelotas (ACP). Paula apresentou o tema “Pelotas que cuida e se cuida: desafios para superar a pandemia”. 

A chefe do Executivo municipal mostrou os caminhos para a retomada econômica pós-pandemia. Aliados ao auxílio emergencial do Município e à criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento, Trabalho, Emprego e Renda e do Fundo Municipal do Trabalho, Emprego, Renda e Microcrédito, estão os programas Bairro Empreendedor, Juros Zero e o Refis 2021. Todas essas ações buscam estimular a geração de renda, a partir do auxílio financeiro, do acesso ao crédito e do apoio aos microempresários, especialmente nos bairros.

Para uma Pelotas ainda mais acolhedora, a cidade contará com o novo Hospital de Pronto Socorro, projeto que está em elaboração e deverá ter a licitação para construção ainda neste ano. Paula explicou, também, o Projeto Urban 95, que tem como foco adaptar melhor o Município para estimular a infância. A regularização fundiária, que no seu primeiro mandato bateu recordes, será ampliada ainda mais nos próximos anos. 

O foco também é oferecer ainda mais segurança - desde 2017 os homicídios e roubos a pedestres vêm apresentando queda de 70% - e qualidade de vida, por meio dos serviços inovadores de zeladoria, como o Bairro Bem Cuidado. A gestora ainda reforçou a necessidade da retomada das aulas, no sistema híbrido, em agosto.

A pandemia em Pelotas

A prefeita mostrou a evolução da pandemia na cidade. Até o dia 6 de julho, Pelotas contava com 42.496 casos positivos, 127 pessoas internadas e 1.011 óbitos. Foram 30 mil atendimentos realizados no Centro de Atendimento a Síndromes Gripais, o Centro Covid, e mais de R$ 50 milhões investidos na luta contra a doença. Além disso, cerca de 300 profissionais foram contratados para auxiliar no processo. 

Foto: reprodução da internet

Desde março de 2020, as forças de segurança e fiscalização, pertencentes às Operações Integradas, que fazem parte do Pacto Pelotas pela Paz, realizaram 995 ações, com o objetivo de vistoriar o cumprimento aos 67 decretos municipais publicados no período. Dessas, 217 foram neste ano. Como forma de prestar assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade, 29 mil cestas foram distribuídas no ano passado, e 18,7 mil, em 2021.

O avanço da vacinação que, para a gestora, é o principal caminho para vencer a pandemia, foi mostrado por meio dos números. De acordo com o Sistema Estadual de Monitoramento da Imunização, Pelotas é o segundo município, entre os dez maiores, que mais aplicou tanto a 1ª (42,6%) quanto a 2ª dose (17,7%), ficando atrás apenas da capital. 

“De alguma forma o enfrentamento dessa crise sanitária foi um enfrentamento coletivo. Cada comportamento individual acaba tendo um reflexo no comportamento coletivo, na sociedade. Temos que nos unir na hora certa para construir uma cidade melhor para todos, uma cidade mais humana, mais generosa e mais desenvolvida em todos os pontos de vista”, afirmou Paula.

Leitos destinados para atendimentos eletivos

No evento, a chefe do Executivo explicou a redução de leitos dedicados ao tratamento intensivo contra a Covid-19. Antes, Pelotas contava com 64 vagas de UTI, mas esse número acabou reduzido para 59, tendo como algumas justificativas a queda de demanda - menos pessoas infectadas pelo vírus - e a necessidade de retaguarda de leitos para o Pronto Socorro de Pelotas (PS), que tem sofrido com o crescimento da procura.

Além disso, com o retorno das cirurgias eletivas, os hospitais da cidade estão se mobilizando para atender esses casos. “Há outros pacientes não Covid que também precisam de UTI”, justificou Paula. Então, se optou por reabrir leitos de Enfermaria geral, para dar respaldo aos procedimentos eletivos. Isso dá, também, fôlego financeiro para sustentar as estruturas das instituições. 

Pelotas conta, então, com 59 leitos de UTI e 115 de Enfermaria - 88 em hospitais e 27 no Centro Covid. Porém, a prefeita afirmou que esse número também deve passar por reestruturação nos próximos dias.

Melhorias realizadas na infraestrutura

A prefeita destacou as realizações do governo no primeiro semestre. São mais de 20 projetos de requalificação entregues ou em andamento em 2021. Entre eles, Paula citou as ruas Anchieta Norte, General Telles, Pernambuco e Arthur de Souza Costa, avenidas do Laranjal (3ª entrada), canteiros da avenida Duque de Caxias, e ciclovia da Ildefonso Simões Lopes. A prefeita também ressaltou a ampliação do sistema de iluminação em LED para os bairros, a reestruturação de todos os acessos para o município e a retomada de projetos de grande impacto para a cidade, como a Estação de Tratamento de Água e a de Esgoto - ETA São Gonçalo e ETE Novo Mundo.

Tags

pandemia, coronavírus, 209 anos de pelotas

Carregando 0%
Carregando 0%