ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeita anuncia 10 novos leitos de UTI Covid

Os leitos irão funcionar na Santa Casa de Pelotas e devem começar a receber pacientes a partir da próxima segunda-feira (14)

09-12-2020 | 16:43:06

A prefeita Paula Mascarenhas anunciou na tarde desta quarta-feira (9) a ampliação no número de leitos de UTI para atendimento de pacientes suspeitos e confirmados para infecção pelo coronavírus. As novas vagas hospitalares funcionarão na Santa Casa de Misericórdia e vão garantir que o município passe a contar com 30 leitos de UTI Covid.

A confirmação do acréscimo nos leitos destinados a casos mais graves de pacientes Covid foi feita durante um encontro entre a prefeita de Pelotas e o provedor da Santa Casa, João Neves, no Paço Municipal. Segundo a chefe do executivo, o hospital cederá o espaço para a instalação e funcionamento dos 10 novos leitos, assim como a equipe de profissionais da saúde.  

"Já a Prefeitura será responsável pelos equipamentos que irão compor os leitos. Um kit, locado pelo município, composto por 10 leitos será instalado na área oferecida pela Santa Casa", explicou Paula.

Equipe

Segundo Neves a ampliação dos leitos se deu após profissionais que já atuam no hospital aceitarem compor a equipe médica que irá atuar na UTI Covid.

"Conversamos com médicos que fazem parte do corpo clínico da Santa Casa, explicamos o momento complicado que o município está vivendo, então os profissionais resolveram "abraçar" a causa, o que garantirá uma retaguarda mais segura para o atendimento da população infectada", relatou Neves.

A equipe de profissionais será composta por:

  • médico nefrologista;
  • médico cardiologista;
  • médico intensivista;
  • médicos de Medicina Interna;
  • enfermeiro com especialização em saúde, qualidade e segurança do paciente;
  •  enfermeiro intensivista como coordenador da UTI;
  •  enfermeiro com especialização em atenção ao paciente crítico, urgência e emergência e UTI;
  • enfermeiros;
  • técnicos em enfermagem; e, 
  • fisioterapeutas com especialização em Terapia Intensiva e Hospitalar.

Prefeita e provedor da Santa Casa acertam detalhes sobre ampliação dos novos eitos de UTI Fotos: Rodrigo Chagas

Funcionamento

Como o hospital ainda está estruturando a área onde irá funcionar a nova UTI Covid, além de estar adquirindo os medicamentos necessários para este tipo de atendimento, os pacientes só passarão a ser recebidos a partir da segunda-feira (14).

" Só tenho a agradecer a Santa Casa por fazer esse esforço. A gente sabe que todos os hospitais estão se esforçando para montar novas equipes e a Santa Casa conseguiu. Essa parceria só se fortalece oferecendo serviço público mais do que necessário neste momento", frisou Paula.

Tags

saúde, coronavírus, leitos, UTI, Covid

Carregando 0%
Carregando 0%