ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

População em situação de rua começa a ser imunizada

Ações ocorrem desde terça-feira (18). Mais de 100 pessoas já receberam a proteção contra o coronavírus

20-05-2021 | 16:24:41

Nesta semana, a Prefeitura de Pelotas começou a avançar com as ações de vacinação contra a Covid-19 para outros públicos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI) e, também, no Plano Estadual de Vacinação. Na terça-feira (18), pessoas que vivem em situação de rua na cidade passaram a ser imunizadas. O trabalho é feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o apoio do projeto Consultório de Rua e reforço de profissionais da Assistência Social, que já acompanham esse segmento durante as abordagens sociais e no atendimento nos acessos aos serviços do Município. 

Até esta quinta-feira (20), 106 pessoas já haviam sido vacinadas com uma dose da Astrazeneca. No entanto, de acordo com o cadastro do projeto Consultório de Rua, que acompanha a saúde das pessoas que vivem pelas ruas da cidade, pelo menos 310 pessoas desse grupo estariam aptas a receber o imunizante.  

Para realizar a vacinação, as equipes de Saúde e Assistência Social estiveram no Centro Pop, Casa de Passagem, Restaurante Popular e Terminal Rodoviário. Também circularam pela área central da cidade e pelo Fragata e têm previsão de concluir o roteiro nesta quinta-feira, com a ida até o Albergue Noturno.

Nos locais visitados, os profissionais falaram sobre a importância de todos os cidadãos receberem a proteção ao vírus, para evitar o adoecimento e a necessidade de internação por causa da doença. Em muitos casos, os vacinadores enfrentaram resistência, pois algumas pessoas desse grupo desconhecem os benefícios da imunização e acham que a vacina pode causar algum mal. 

“Nossa esperança é que esses que não querem receber a vacina vejam que os outros estão se vacinando e depois nos procurem”, comentou a assistente social apoiadora técnica da rede das Equidades da SMS, Bianca Medeiros. 

Após encerrar o cronograma para esse grupo prioritário, o Município irá avaliar a realização de uma nova ação destinada às pessoas que não aceitaram ser imunizadas durante a primeira tentativa dos vacinadores. 

População privada de liberdade também foi imunizada

A Prefeitura também garantiu a imunização para a população privada de liberdade do Presídio Regional de Pelotas. A vacinação para esse público, que também está previsto no Plano Nacional de Imunização, foi na terça-feira (18), e contemplou 649 pessoas nessa situação. 

A aplicação da vacina ocorreu no próprio Presídio, com a colaboração da equipe da unidade de saúde do local e o apoio dos agentes da Susepe.

Tags

coronavírus, pessoas em situação de rua, apenados, privados de liberdade, presídio, vacinação

Carregando 0%
Carregando 0%