ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Pessoas com comorbidades precisam de atestado para imunização contra Covid

Documento é obrigatório para receber a 1ª dose da vacina. Atestado pode ser obtido junto aos serviços de saúde- privados e públicos, responsáveis pelo acompanhamento do paciente.

03-05-2021 | 15:38:47

O novo grupo que irá receber a vacina contra a Covid- pessoas com comorbidades previstas no Plano Estadual de vacinação, devem apresentar atestado para receber a imunização. O documento, que em Pelotas apresenta um modelo padrão confeccionado pelo Município, deve ser obtido no site da Prefeitura e pode ser levado tanto em serviços públicos, quanto em particulares que acompanhem o paciente.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) o atestado padrão , produzido pelo Município, já está disponível no hotsite do coronavírus. A emissão do documento nas UBSs ocorre no turno da tarde, das 13h às 17h, já que pela manhã está mantido o atendimento para casos de sintomas gripais. 

O cronograma para a retirada do atestado nas UBSs é o seguinte:

  • terça-feira (4/05): gestantes, puérperas (com até 45 dias do parto) com as comorbidades e pessoas com síndrome de down;
  • quarta-feira (5/05): pessoas com as comorbidades entre 59 e 58 anos;
  • quinta-feira (6/05): pessoas com as comorbidade entre 57 e 56 anos;
  • sexta-feira (7/05): pessoas com as comorbidades entre 55 e 54 anos.

Os médicos que atendem nas UBSs e fazem o acompanhamento dos pacientes que se incluem nos grupos prioritários devem atentar ao calendário para evitar aglomerações.

UBSs com atendimento exclusivo pela manhã

A SMS informa que as UBSs com funcionamento exclusivo pela manhã terão o atendimento de casos de pessoas com sintomas gripais encaminhados para unidades mais próximas como forma de priorizar a emissão de atestados nesta semana. As UBSs que atendem apenas pela manhã são: 

*Balsa;

* CSU Areal; e,  

* Jardim de Allah.

Outros documentos 

Além do atestado, quem faz parte do novo grupo que irá receber a vacina precisa apresentar no momento da imunização:

*documento de identidade com foto, 

*comprovante de residência e CPF ou Cartão SUS,

* além dos documentos específicos de acordo com o grupo a qual pertencem, que serão descritos no texto abaixo. 

Exceções para o atestado

Os pacientes com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), não precisarão apresentar o atestado, apenas o comprovante do benefício através do extrato bancário ou lotérico, ou ainda a acessando o comprovante no site do INSS. A SMS esclarece que pessoas com deficiência permanente que não recebem BPC, não fazem parte do grupo prioritário para receber a vacina nesse momento.

Pacientes com doença renal crônica, que realizam hemodiálise, e os oncológicos, em tratamento de radioterapia e quimioterapia, podem solicitar os atestados nos serviços onde realizam o tratamento.

Pessoas com HIV e Aids, que fazem tratamento no Serviço de Assistência Especializada (SAE) poderão obter seus atestados e, ainda, serem imunizados nos dias de 11 e 12 de maio, das 9h às 17h no local.

Quem faz parte da fase I da Imunização 

- pessoas com comorbidades de 59 a 54 anos de idade*;

- pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 59 a 54 anos de idade;

- pessoas com Síndrome de Down, acima de 18 anos;

- pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (hemodiálise), acima de 18 anos; e

- gestantes e puérperas (com até 45 dias do parto), acima de 18 anos, com as comorbidades definidas. 

Drive-thru quinta e sexta

Em Pelotas a aplicação da primeira dose da vacina para os grupos determinados pelo governo estadual ocorre em drive-thru, no Centro de Eventos da Fenadoce (entrada pela avenida Pinheiro Machado), das 9h às 17h.

- Quinta-feira (6): vacinação de pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 59 a 54 anos e pessoas com doença renal crônica em hemodiálise de 18 a 59 anos; e

- Sexta-feira (7): gestantes e puérperas (com até 45 dias do parto) com as comorbidades definidas e idade a partir dos 18 anos, além das pessoas com Síndrome de Down de 18 a 59 anos.

Novo calendário nas escolas 

O Município informa às pessoas que não puderem ir aos drives que assim que chegarem novas doses a imunização para este grupo prioritário também será estendida às escolas localizadas nos bairros onde já ocorre a vacinação contra a Covid-19.

Acamados

Para aplicar as doses contra a Covid em pessoas acamadas, de 59 a 54 anos, com as comorbidades já destacadas, será desenvolvida uma plataforma de cadastro no site da Prefeitura. O link para acesso será divulgado assim que o sistema estiver disponível. O processo será o mesmo que foi utilizado no cadastro de idosos acamados, na última fase da vacinação.

Lista de comorbidades

Confira as comorbidades incluidas nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19 e suas descrições, a partir do Plano Estadual de Vacinação. 

- Diabetes Mellitus (DM): Diagnóstico de Diabetes Mellitus 

- Pneumopatia crônica grave: DPOC, Fibrose cística, fibrose pulmonar, pneumoconioses, displasia broncopulmonar ou asma grave (uso recorrente de corticóide sistêmico ou hospitalização por asma) 

- HAS resistente: HAS não controlada com uso de 3 ou mais anti-hipertensivos em doses máximas ou HAS controlada com o uso de 4 classes de anti-hipertensivos 

- HAS estágio 3: PA sistólica ≥180mmHg e/ou diastólica ≥110mmHg 

- HAS com lesão em órgão alvo: HAS com lesão em órgão alvo (coração, retina, rim, encéfalo, vasos) 

- HAS associada a comorbidade: HAS em indivíduo com obesidade, cardiopatia hipertensiva (hipertrófica ou dilatada), apneia obstrutiva do sono, hiperlipidemia ou outra

- Insuficiência cardíaca (IC): IC estágios B, C ou D

- Cor pulmonale e Hipertensão pulmonar (HAP): Diagnóstico de cor pulmonale crônico e HAP primária ou secundária 

- Doença Arterial Coronariana (DAC): Diagnóstico de DAC sem ou com complicações (Ex: IAM) 

- Valvulopatias cardíacas: Lesões valvares com repercussão hemodinâmica, miocárdica ou com sintomas 

- Prótese valvar: Portador de prótese valvar biológica ou mecânica 

- Miocardiopatias e Pericardiopatias: Miocardiopatia de qualquer etiologia, Pericardite crônica, Cardiopatia reumática 

- Doenças de Grandes vasos e fístulas arteriovenosas: Aneurismas, dissecções ou Hematomas de Aorta ou demais grandes vasos 

- Arritmias Cardíacas: Arritmia com relevância clínica (que exija tratamento) ou associada a cardiopatia 

- Cardiopatia Congênita no adulto: Cardiopatia congênita associada a: repercussão hemodinâmica, hipoxemia, IC, arritmia ou comprometimento miocárdico 

- Doença Cerebrovascular: AVE ou AIT prévio, Demência vascular 

- Doença Renal Crônica (DRC): DRC estágio 3 ou 4 (TGF<60ml/min/1,73m²) e/ou Sínd. Nefrótica 

- Imunossupressão: Transplantados de órgão sólido ou medula óssea, uso de imunossupressor, pessoas vivendo com HIV, imunodeficiências primárias, necessidade de uso crônico de corticoide em dose de Prednisona >10mg/dia (ou equivalente), pulsoterapia com corticoide ou ciclofosfamida.

- Câncer: Pacientes oncológicos com tratamento quimio ou radioterápicos atual ou nos últimos 6 meses ou portadores de neoplasias hematológicas 

- Hemoglobinopatias graves: Diagnóstico de anemia falciforme ou talassemia maior 

- Obesidade grau 3: Índice de Massa Corporal ≥40kg/m²

- Cirrose Hepática: Diagnóstico de cirrose hepática em qualquer estágio 

- Síndrome de Down: Trissomia do cromossomo 21 

- Gestação ou Puerpério com comorbidades: Gestantes e mulheres em período de até 45 dias após o parto 

A SMS salienta que as pessoas que possuem essas comorbidades estão incluídas neste grupo prioritário para receber a vacina, mas o calendário para imunizar todas depende do número de doses enviadas e dos atestados.

Tags

saúde, coronavírus, comorbidades, atestado, pelotas, modelo, padrão, serviços, públicos, particulares, prefeitura

Carregando 0%
Carregando 0%