ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Pelotas supera 9 mil doses aplicadas contra Covid-19

Força-tarefa imunizou cerca de 400 profissionais de saúde, com mais de 60 anos, no fim de semana. Prefeitura amplia vacinação para outras categorias a partir de segunda-feira(8)

07-02-2021 | 16:45:52

Cerca de 400 profissionais da saúde, entre técnicos e auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos, odontólogos e fisioterapeutas, todos com idade acima de 60 anos, garantiram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 neste fim de semana, em Pelotas. A partir da segunda-feira (8), o Município, que já atingiu mais de 9 mil doses aplicadas, ampliará a imunização para os demais profissionais de saúde, da mesma faixa etária.

O grupo que procurou a imunização nos dois prédios do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul), neste fim de semana, teve acesso controlado a partir dos protocolos de prevenção à pandemia, além de passarem por uma triagem para registro de dados e comprovação profissional. Entre eles, esteve a técnica de enfermagem Indiara Martins, 61 anos, que não escondia a emoção ao receber a vacina. "É uma benção, quase um milagre", afirmou. 

A ação contou com o trabalho de cerca de 70 pessoas entre servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), estudantes dos cursos da área de saúde das universidades e também das escolas técnicas de Pelotas. 

Indiara Martins, técnica de enfermagem, recebeu a dose contra Covid-19 no mutirão da Prefeitura Fotos: Rodrigo Chagas

Outros profissionais

A força-tarefa para vacinação de profissionais de saúde, nos dois prédios do IFSul, será mantida na segunda-feira (8) e terça-feira(9). Além de prosseguir imunizando os integrantes dos dois grupos alvos do fim de semana, a SMS irá ampliar para o grupo seguinte que é composto por todos os outros profissionais que atuam em serviços de saúde, conforme a orientação do governo estadual. Entre os profissionais e trabalhadores, com mais de 60 anos, que poderão se imunizar estão:

  • farmacêuticos;
  • bioquímicos;
  • psicólogos;
  • assistentes sociais;
  • nutricionistas;
  • fonoaudiólogos;
  • educadores físicos;  
  • veterinários; 
  • técnicos e auxiliares em radiologia; e, 
  • técnicos e auxiliares de laboratórios.

A força-tarefa também irá aplicar a primeira dose da vacina em trabalhadores das áreas administrativas de empresas que prestam serviços saúde, assim como recepcionistas, secretários e higienizadores. A vacinação ocorrerá das 9h às 19h.

Documentos

A secretária municipal de saúde, Roberta Paganini, esclarece que os profissionais precisam apresentar a carteira do conselho da categoria, comprovante de residência e, preferencialmente, o cartão do SUS. 

"Já os demais profissionais e trabalhadores só serão vacinados mediante comprovação de vínculo com empresa ligada à área da saúde. Então devem apresentar a carteira de trabalho ou contracheque, desde que, através desses documentos, fique claro que a empresa empregadora é da área da saúde. Caso contrário, deve apresentar, também, uma declaração da empresa com carimbo e assinatura do responsável", esclareceu Roberta. 

Novas doses

A expectativa da SMS é receber na próxima semana 7.110 novas doses da vacina contra Covid-19. O lote, conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde, deve ser dividido em 2.220 doses para profissionais e trabalhadores da saúde 4.890 para idosos com 85 anos ou mais. Os locais e horários para imunização desta faixa etária devem ser divulgados nos próximos dias. A SMS ainda salienta a importância do cadastro no site da Prefeitura dos idosos acamados, que também estão incluídos na nova leva de vacinas.

Veja mais:

+ Idosos acamados já podem se cadastrar no site da Prefeitura

Tags

saúde, coronavírus, vacina, força-tarefa, profissionais de saúde, médicos, fisioterapeutas, odontólogos

Carregando 0%
Carregando 0%