ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Pelotas realiza mais de 130 mil testes para a Covid-19

Foram aplicados 387 testes por mil habitantes. A testagem, seguindo os protocolos corretos, auxilia no controle da pandemia

Por Marina Amaral 04-06-2021 | 11:01:45

Entre março de 2020 e maio de 2021, mais de 130 mil exames para confirmar ou descartar a presença do coronavírus foram realizados em Pelotas. De acordo com dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o dia 31 do último mês, foram 131.857 testes, feitos por serviços públicos e privados. 

Entre testes rápidos, PCRs e exames sorológicos, foram 91.375 procedimentos feitos pela rede privada de saúde e, 40.482, pela pública. Isso significa que, até o momento, foram aplicados 387 testes por mil habitantes no Município. 

O grande volume de testes é uma das principais estratégias da Prefeitura para enfrentar o avanço da Covid-19. De acordo com a secretária de Saúde, Roberta Paganini, é essencial que a testagem seja realizada seguindo os protocolos corretos. Isso permite, às equipes de saúde, colocar em isolamento o paciente que esteja com o vírus (confirmado) ou que seja sintomático - porque, depois de testada, a pessoa deve permanecer isolada para aguardar o resultado do exame. 

Ainda segundo a secretária, essa estratégia possibilita a investigação correta de todos os casos associados ao paciente confirmado ou suspeito e, consequentemente, a orientação adequada aos contactantes. 

“A testagem adequada e de acordo com os critérios definidos no protocolo de testagem e isolamento é fundamental para o controle da pandemia”, frisou Roberta.

Quem faz a coleta e análise das testagens na cidade

Em Pelotas, as instituições responsáveis por realizar a coleta e análise dos testes para o coronavírus são: laboratórios da rede privada, hospitais, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid) e as equipes de coleta domiciliar da Vigilância Epidemiológica, além da pesquisa Epicovid da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), programa Testar RS e a Unidade de Diagnóstico Molecular da UFPel e da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

Tags

testes, coronavírus

Carregando 0%
Carregando 0%