ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assistência Social

Pelotas já aplicou mais de 55 mil doses de vacina

Nesta quinta-feira (8), 2.802 idosos foram imunizados, somando a vacinação no drive-thru e nas escolas selecionadas. As aplicações continuam na sexta-feira (9) nas escolas municipais

08-04-2021 | 17:44:57

Dados do Departamento de Informática do SUS (Formsus), registrados até as 17h desta quinta-feira (8), mostram que Pelotas já aplicou 55.287 doses da vacina contra o coronavírus. Desse total, 44.766 pessoas receberam a primeira dose do imunizante, enquanto 10.521 cidadãos foram beneficiados com a segunda dose. Isso demonstra que mais de 13% da população iniciou o processo de imunização.

Dando prosseguimento às aplicações, nesta quinta-feira, 2.802 pessoas foram vacinadas na cidade. No total, 2.076 idosos de 63 anos ou mais compareceram aos pavilhões do Centro de Eventos da Fenadoce e receberam a dose aplicada pelos profissionais de saúde. Simultaneamente, 726 pessoas com, pelo menos, 66 anos, também receberam a Coronavac em uma das sete escolas escolhidas como pontos da campanha.

A vacinação prosseguiu nos pavilhões da Fenadoce e em sete escolas municipais - Fotos: Rodrigo Chagas

A imunização continua

Idosos de 65 anos ou mais poderão procurar uma das sete escolas selecionadas, nesta sexta-feira (9), para se imunizar contra o coronavírus. Estarão disponíveis mil doses, divididas entre os locais abaixo, das 10 às 15h. 

Saiba onde ir e quantas doses serão disponibilizadas

 - EMEF Balbino Mascarenhas - rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes) - 100 doses por dia 

- Colégio Pelotense - rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro) - 200 doses por dia 

- EMEF Ministro Fernando Osório - avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas) - 200 doses por dia 

- EMEF Ferreira Viana - rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo) - 100 doses por dia 

- EMEF Afonso Vizeu - rua Francisco Moreira, 285 (Areal) - 200 doses por dia 

- EMEF Francisco Caruccio - rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas) - 100 doses por dia 

- EMEF Francisco Barreto - rua Triunfo, 2.257 (Laranjal) - 100 doses por dia

Na segunda-feira (12), pessoas com 64 anos completos também poderão procurar a proteção nas escolas municipais. Na terça-feira (13), cidadãos a partir dos 63 poderão ser vacinados. 

Não esqueça a documentação

Em todos os lugares onde estão ocorrendo a vacinação, é necessário que os beneficiados compareçam munidos de identidade, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência para apresentá-los na hora da aplicação da vacina.

Outro documento necessário é o atestado médico, para os seguintes casos: 

- portadores de doenças reumáticas imunomediadas; 

- pacientes oncológicos, transplantados ou demais casos de imunossuprimidos; 

- pessoas que apresentaram reação anafilática confirmada a uma dose anterior de vacina Covid-19 ou a qualquer componente dos imunizantes. 

Além disso, quem faz uso de imunoglobulina humana deve se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração da imunoglobulina e o imunizante, a fim de evitar que ocorra interferência na resposta imunológica. Não devem ser vacinadas as pessoas que apresentarem sintomas gripais ou demais doenças febris nas últimas quatro semanas.

Se puder, leve o formulário preenchido

Está disponível para download, no hotsite do coronavírus, o formulário de vacinação, que pode ser levado previamente preenchido a um dos pontos de aplicação do imunizante. 

Quem optar por levar o documento precisa responder às questões que se encontram nas caixas com a indicação “preenchimento em letra de forma pelo paciente”. É importante ressaltar que não se trata de uma obrigação, mas uma forma que o poder público encontrou para agilizar o processo de vacinação.

 Cuide-se e ajude o próximo

A arrecadação de alimentos não-perecíveis (como arroz, feijão, massa e outros), além de leite e produtos de higiene e limpeza, prossegue nos dias de imunização. As doações serão entregues à Secretaria de Assistência Social (SAS) e destinadas a famílias em vulnerabilidade social ou que estejam enfrentando dificuldades financeiras.

A arrecadação de alimentos prossegue em todos os pontos de vacinação - Foto: Rodrigo Chagas

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

saúde, coronavírus, vacinação, vacina, pelotas, vacina

Carregando 0%
Carregando 0%