Pelotas é modelo de regulação em saúde no Estado

Por Divulgação 25-11-2009 | 00:00:00
Tags:


O município de Pelotas é considerado um modelo de regulação em saúde no estado do Rio Grande do Sul. A afirmação é do secretário Francisco Isaías, que participou, na última segunda-feira (23), em Porto Alegre, do II Seminário de Regulação. Isaías conta que gestores da área no Estado elogiaram o Saúde em Rede, que vem sendo implantado na cidade desde agosto de 2008 - Pelotas é o primeiro município gaúcho a implementar o sistema informático que conecta todas as unidades sanitárias pelotenses e, portanto, reorganiza sua atenção em saúde. Por meio de uma parceria, Pelotas cedeu acesso à Secretaria Estadual de Saúde (SES), por tempo indeterminado, para que esta ingresse “de carona” no sistema pelotense, até que consiga instalar o seu próprio.

Durante o Seminário promovido pela Central Estadual de Regulação e pelo Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (Daha) da SES, Isaías participou, na tarde de segunda-feira, no Hotel Embaixador, de uma mesa que discutiu a Situação Atual do Sistema de Regulação, mediada pelo coordenador da Central de Regulação Estadual, Eduardo Elsade. Fizeram parte da mesa o coordenador da Gerência de Regulação de Serviços de Saúde (GRSS/SMS de Porto Alegre), Luis Carlos Seligman, e as secretárias de Saúde de Caxias do Sul, Maria do Rosário Antoniazzi, e de Canoas, Lucia Elisabeth Colombo Silveira.

A meta do Saúde em Rede é conectar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), hospitais, Pronto-Socorro de Pelotas e laboratórios, para a marcação de consultas e exames e a reserva de leitos e, deste modo, otimizar o trabalho da SMS e agilizar o atendimento à população. Com isso, os usuários não precisarão mais se deslocar até a SMS no Centro da cidade: a tramitação é feita via UBS, o que irá, progressivamente, assim que todos os serviços forem integrados ao sistema, acabar com as filas e reduzir o tempo de espera por atendimento. Desde agosto do ano passado, foi efetuada a compra dos computadores e realizada capacitação com os funcionários, para habilitá-los a utilizar o sistema informatizado. Recentemente, é que o Saúde em Rede começou a ser implantado.

Na primeira etapa da informatização, foram incluídas as Autorizações para Procedimentos de Alta Complexidade (APACs), tais como hemodiálise, oncologia, quimioterapia, radioterapia, cateterismo e facumulsificação (cataratas), entre outros. Atualmente, estão em fase de implantação a Central de Exames e o Setor de Autorização para Internações Hospitalares, que regulará is leitos da rede, e o próximo passo será a regulação da Central de Consultas. A partir de segunda-feira (30), ingressam no Saúde em Rede os exames de imagem, tais como ultrassonografias, tomografias, ressonância magnética, raios-x contrastado (REED), entre outros.

“O sistema agiliza a marcação de consultas e exames e acaba com as filas. A média de espera para tomografias, por exemplo, fica em torno de 30 dias, mas para a maioria dos exames fica entre uma e duas semanas e em outros, como a mamografia, praticamente não há espera: o paciente marca e já faz o exame na semana seguinte”, disse Isaías.

A Central de Regulação da Saúde, composta pelos departamentos de Regulação, Controle e Avaliação, Administrativo e Financeiro, funciona na rua Tiradentes, 3.120, com entrada pela Barão de Santa Tecla. Telefone 3225-4526.

Notícias Relacionadas

Zooando na Escola leva educação ambiental para o estande da Prefeitura na Fenadoce

Zooando na Escola leva educação ambiental para o estande da Prefeitura na Fenadoce

Vigilância Sanitária e BM apreendem mais de 400 quilos de carne em Pelotas

Vigilância Sanitária e BM apreendem mais de 400 quilos de carne em Pelotas

Município emplaca cinco projetos no PAC Saúde

Município emplaca cinco projetos no PAC Saúde

Aumentam os casos de dengue em Pelotas

Aumentam os casos de dengue em Pelotas