ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Pelotas adere ao programa Peace in our Cities

Iniciativa, que reúne cidades e organizações para promover a redução da violência urbana a partir de pesquisas e evidências científicas, servirá para ampliar e qualificar o Pacto Pelotas pela Paz, política pública municipal de segurança

Por Marina Amaral 22-10-2021 | 15:55:00

Na manhã desta sexta-feira (22), a prefeita Paula Mascarenhas reuniu-se, de forma remota, com o representante da Rede Peace in our Cities, Daniel Mack. O programa que tem como principal objetivo prevenir e reduzir os índices de violência urbana a nível global e construir a paz, a partir de ações e ferramentas desenvolvidas com base em evidências e conhecimento científico com gestores municipais e organizações da sociedade civil. Na reunião, foi firmada a adesão do Município à ação, a fim de capacitar ainda mais o Pacto Pelotas pela Paz, política pública da Prefeitura.

Fotos: Rodrigo Chagas

Antes da assinatura do termo de compromisso, a prefeita destacou a importância da iniciativa e da oportunidade que traz no que tange à troca de experiências e conhecimento entre cidades de diversos países, sobre a luta contra violência e investimento em segurança pública, buscando a ampliação e qualificação do Pacto. Paula também lembrou o quanto é essencial que os prefeitos se envolvam nessa temática imprescindível. 

“A possibilidade de participar de uma rede de municípios e mostrar as vivências de Pelotas, com o Pacto Pelotas pela Paz, para outras pessoas, bem como conhecer exemplos de locais, é muito significativa. Nós só vamos vencer a violência se todos se envolverem, já que é uma temática que precisa de integração. Vamos fazer parte do Peace in our Cities com o maior prazer e orgulho”, detalhou a gestora municipal. 

Dentro do Peace in Our Cities, Daniel Mack é membro do Pathfinders. Ele explicou que o programa, tendo como base a paz, justiça e inclusão, realiza o trabalho de construção de pontes entre municípios, além de oferecer serviços e facilitar pesquisas. É prestado um auxílio de consultoria, a partir de suas prioridades e fenômenos a serem abarcados nas ações. “Cada cidade tem um problema de violência, a qual é um fenômeno altamente localizado. No entanto, cada cidade tem muito a ensinar às outras”, justificou. 

“Pelotas é um case que precisa ser compartilhado e celebrado internacionalmente devido ao trabalho que tem sido feito na área de segurança pública, principalmente em relação à redução de homicídios e ao diálogo aberto com a comunidade civil. A partir de agora, vamos trabalhar para fazer isso”, afirmou Mack. 

A assessora especial do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, acompanhou o encontro e ressaltou que essa nova conexão será significativa para desenvolver o Pacto, consolidando-o como uma política pública de segurança baseada em evidências científicas e troca de experiências. “É fundamental para o Município que estejamos engajados numa rede de cidades e organizações que estão comprometidas com o mesmo objetivo, que é a redução da violência”, completou.

Com a adesão, será iniciado o processo de troca de informações entre Daniel Mack, representando a Rede Peace in Our Cities, e a Prefeitura, com intuito de definir ações a serem implementadas. A página do programa pode ser acessada aqui

A reunião também contou com a presença do professor Joseph Murray, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e responsável pelo Estudo Piá - Primeira Infância Acolhida, e pelo diretor do Instituto Cidade Segura e consultor desde a idealização do Pacto, Alberto Kopittke.

Tags

peace in our cities, pacto, redução da violência, construção da paz

Carregando 0%
Carregando 0%