ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Paula reúne-se com representantes do Gamp

Prefeita falou sobre programa para estimular o empreendedorismo feminino e políticas públicas para mulheres no Pacto Pelotas pela Paz

11-03-2021 | 16:45:49

A prefeita Paula Mascarenhas reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (11), com as integrantes da ONG Grupo Autônomo de Mulheres de Pelotas (Gamp). No encontro virtual, a gestora municipal anunciou que pretende incluir políticas públicas direcionadas para as mulheres, no Pacto Pelotas pela Paz, além de ação para estimular o empreendedorismo feminino pós-pandemia.

Paula abriu o encontro destacando as iniciativas promovidas pelo Município para controlar e prevenir a pandemia. A crise sanitária, segundo ela, tem sido um limitador para colocar em prática várias iniciativas ligadas às mulheres na cidade. A prefeita também destacou a importância da proximidade entre a Prefeitura e entidades como o Gamp.

"Precisamos nos unir, ouvir o que cada um tem para dizer. As mulheres estão no foco do meu governo. Em 2020, havia muitas ações para serem executadas, mas não conseguimos iniciar ou prosseguir devido à pandemia. Entre elas, o Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres", relatou.

A presidente do Gamp, Diná Bandeira, apresentou algumas pautas para a prefeita, entre elas a necessidade de ações para auxiliar as mulheres atingidas economicamente pela pandemia, além de dar continuidade às atividades realizadas pela rede de enfrentamento à violência existente no Município.

"A mulher está vivendo um momento traumático. Todas as mudanças causam violências. Por isso, pedimos que as mudanças na rede de enfrentamento à violência contra a mulher sejam gradativas, sendo importante essa aproximação com a Prefeitura e a participação do Executivo no Conselho Municipal da Mulher", falou a líder do Gamp.

Prefeita falou com o Gamp sobre ações do governo municipal para as mulheres - Fotos: Gustavo Vara

Mulheres no Pacto Pelotas pela Paz

A prefeita explicou que a proposta de direcionar o programa Bairro Empreendedor para as mulheres, chefes de família, que tiveram perdas devido à pandemia, está em andamento. A ideia é estimular o empreendedorismo feminino pós-pandemia, priorizando vítimas de violência para que tenham independência financeira - uma das causas da permanência no ambiente onde sofre agressão.

Paula também adiantou que o Pacto Pelotas pela Paz irá passar por atualizações. As mulheres deverão ganhar maior visibilidade neste novo momento da política pública.

"Sabemos que está na hora de atualizar o Pacto e lançar novos desafios. Isso ficou atrasado pela pandemia. Estamos de acordo que um dos focos seja a redução do feminicídio e da violência contra a mulher. Mas, queremos colocar essa atualização do programa em uma discussão coletiva, que ainda dependerá do momento que estaremos vivendo com relação à pandemia", disse ao salientar, ainda, a importância de que todas as ações relacionadas às mulheres sejam de forma transversal. As sugestões devem ser encaminhadas à coordenação do Pacto Pelotas pela Paz.

Secretarias e o Gamp

O encontro contou com a participação dos chefes das pastas de Segurança Pública, Samuel Ongaratto, de Assistência Social, José Olavo Passos, de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, de Saúde, Roberta Paganini, e do assessor especial de Relações Institucionais, Henrique Pires. Os secretários falaram sobre iniciativas em andamento relacionadas a ações de fortalecimento das mulheres em Pelotas. A prefeita propôs que o grupo realize, futuramente, reuniões individuais com as secretarias como forma de consolidar a aproximação entre a ONG e o Executivo municipal.  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

mulheres, Pacto Pelotas pela Paz, prefeita, Pelotas, pandemia, violência, empreendedorismo, ONG

Carregando 0%
Carregando 0%