ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Paula fala sobre 100 dias de governo e combate à pandemia em live

Prefeita compartilhou ações de controle e prevenção ao coronavírus adotadas em Pelotas em evento on-line promovido pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)

28-04-2021 | 12:19:09

Compartilhar a experiência de administrar um município durante uma das piores crises sanitárias enfrentadas pelo mundo - a pandemia do coronavírus -, foi o compromisso da noite desta terça-feira (27), da prefeita Paula Mascarenhas. A chefe do Executivo participou da quarta live da série “Caminhos da ciência e da gestão pública para superar a pandemia”, uma iniciativa da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), que têm contado com a participação de gestores e lideranças políticas de vários estados brasileiros.

Paula abriu a conversa virtual falando sobre as ações realizadas nos primeiros 100 dias da segunda gestão, como a continuidade das obras de qualificação em vias e espaços públicos, assim como a nova forma de realizar a zeladoria municipal - o programa Bairro Bem Cuidado. A prefeita admitiu que o maior desafio tem sido controlar e prevenir o coronavírus.

"Foram 100 dias muito diferentes dos de 2017, quando assumi o primeiro mandato. Agora estamos mergulhados nessa pandemia, o que exigiu um envolvimento muito grande como gestora. Em 2020, Pelotas foi a última cidade a registrar óbitos, mas em 2021, até agora, tivemos mais óbitos do que em todo ano passado. Então o nosso maior desafio tem sido a saúde, o foco é salvar vidas", relatou à mediadora da transmissão ao vivo Isabelle Rodrigues, integrante do Núcleo de Gestão Política da RAPS.

Ampliação de leitos e vacinação

A chefe do Executivo salientou a ampliação de leitos como uma das ações realizadas para atender as demandas da população infectada e com necessidade de internação hospitalar. Mas, segundo ela, é a vacinação que está servindo de exemplo no enfrentamento. Paula lembrou que o município tem hoje um percentual superior ao do Estado de pessoas vacinadas e explicou a estratégia criada para evitar aglomerações e agilizar a aplicação da vacina: o drive-thru e, posteriormente, o atendimento da população nas escolas municipais.

"Contamos com uma grande rede apoio de servidores a voluntários, o que também tem tornado a vacinação ágil, eficiente, dependendo apenas da chegada de novas doses", frisou.

Papel da liderança política

Sobre a importância do papel do gestor municipal em um momento como o atual, a prefeita de Pelotas disse que as evidências científicas têm que pautar as políticas públicas, mas "o papel do gestor público é de mediação". Apesar de se sentir privilegiada em ser prefeita da cidade que sedia um dos mais importantes centros de pesquisas epidemiológicas do país, ela frisou que o gestor não deve só ouvir os cientistas.

 "Do outro lado existe a sociedade com suas demandas e suas dores. A gente sabe que essas decisões, as restrições, afetam muito a sociedade, então sempre procurei me pautar pelo equilíbrio".

Diálogo permanente

Ao ser questionada sobre como manteve o equilíbrio na hora da tomada de decisões mais rigorosas, como o lockdown, Paula destacou a relevância do diálogo permanente com todas as representações da sociedade- epidemiologistas, médicos, empresários, forças de segurança, lideranças políticas locais. Ela falou sobre a atuação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e como se relaciona com todos os membros, sempre compartilhando informações e consultando a todos na tomada das decisões.

A transparência tem sido uma meta da gestora, que contou aos espectadores da live que realiza quase todas as semanas uma transmissão virtual pelas redes sociais para manter o contato com a população.

 "Meu lado é a sociedade, a preservação da vida. A comunicação da Prefeitura ganhou muita credibilidade, as pessoas confiam na nossa comunicação, divulgamos todos os dias um boletim com todos os números sobre a pandemia. Completamos um ano de crise sanitária, temos uma relação mais tranquila com todos os entes da sociedade. Isso é resultado de como lidamos com todo o processo: diálogo e informação correta", destacou.

Outros projetos, para além da pandemia

Paula aproveitou para falar sobre projetos que pretende realizar na segunda gestão, como o da Rede Brasileira Urban95 para a Primeira Infância, proposto pelo Instituto Cidades Sustentáveis, que requalificará espaços públicos a partir do "olhar e das necessidades das crianças".

O foco na segurança pública, a partir das ações do Pacto Pelotas pela Paz, foi outro ponto abordado pela prefeita que salientou a queda de 70% nos crimes contra a vida. Ela ainda falou sobre o programa Bairro Empreendedor, destinado a ajudar na recuperação econômica pós-pandemia, e nas iniciativas que serão empregadas na educação - outro setor prejudicado pela contágio massivo do coronavírus.

Uma "boa prática" para os novos prefeitos

Antes de encerrar a transmissão de vídeo, Paula foi desafiada a sugerir uma "boa prática" aos demais gestores municipais e ela não titubeou em falar da importância da gestão compartilhada, da força dos projetos coletivos.

"A gente tem capacidade de unir os diferentes com a liderança, podemos unir as pessoas diante de um projeto comum. Os projetos coletivos são melhores, são mais eficientes, são mais transformadores. A gente precisa unir as forças da sociedade, sobretudo aquelas que não pensam como nós, porque teremos muito o que reconstruir - saúde, educação, economia. A gente precisa unir os talentos que todas as cidades tem para desenvolver juntos a sociedade", finalizou.

Tags

saúde, coronavírus, prefeitura, pelotas, 100 dias, raps, paula mascarenhas, gestora municipal

Carregando 0%
Carregando 0%