ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Paula e prefeitos da região discutem novo modelo estadual

Comitê Técnico da Azonasul emitirá nota com os protocolos definidos e enviará para avaliação conjunta dos gestores dos municípios

15-05-2021 | 11:45:02

Neste sábado (15), a prefeita Paula Mascarenhas esteve reunida virtualmente com os prefeitos da Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul) e com gestores das cidades que integram a região Covid de Pelotas, para analisar os protocolos do novo modelo anunciado pelo governo do Estado para enfrentamento à pandemia. Ficou definido que o Comitê Técnico da Azonasul emitirá nota com os encaminhamentos feitos, que tratam de medidas relacionadas aos restaurantes, horário para funcionamento dos estabelecimentos, festas, eventos, esportes coletivos e cultos religiosos. Após isso, caberá aos chefes dos executivos municipais homologarem as decisões.

Imagem: reprodução da internet

Durante o encontro, Paula destacou que concorda com as definições, mas que as deliberações da nota técnica da Azonasul serão levadas para avaliação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Pelotas. Somente após ouvir os especialistas locais é que tomará uma decisão final a respeito do documento.

Encaminhamentos da região

Os prefeitos relataram dificuldades para garantir a fiscalização das medidas estabelecidas pelo governo estadual, no que se refere a liberação de atividades festivas, por exemplo. Como o novo modelo permite a adoção de protocolos diferentes, desde que dois terços dos prefeitos da região concordem, ficou mantida, por enquanto, a suspensão de festas e eventos. Os gestores irão analisar a situação ao longo das próximas semanas. 

Outro assunto abordado foi a necessidade de que os restaurantes mantenham um funcionário para servir clientes nos buffets, como determinam os protocolos estaduais. A ideia é que na região os estabelecimentos de alimentação possam apenas disponibilizar o álcool gel e luvas para que os próprios clientes se sirvam, desde que mantenham o distanciamento e usem máscara de proteção. Os chefes dos Municípios também acordaram sobre o horário de fechamento de bares e restaurantes, que poderão funcionar até às 23h e encerrar completamente as atividades à meia-noite. 

Além das medidas relacionadas às festas, eventos, restaurantes e horário de funcionamento, os prefeitos também deliberaram sobre o número máximo de pessoas em atividades religiosas e quanto aos protocolos para a prática de esportes coletivos amadores. Os encaminhamentos do encontro virtual serão reunidos em uma nota técnica e encaminhada para homologação dos gestores.

Tags

azonasul, coronavírus, covid, municípios, zona sul, prefeitos

Carregando 0%
Carregando 0%