ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

O que está por trás da vacinação em Pelotas

Estratégia conjunta feita entre Prefeitura e parceiros, que envolve secretarias, servidores, instituições e voluntários, garante um processo de imunização contra a Covid-19 com qualidade

Por Marina Amaral 06-07-2021 | 15:05:57

Muito além da aplicação das doses, o processo de imunização contra o coronavírus em Pelotas envolve uma série de ações. Por trás da vacinação, existe todo um planejamento feito pela Prefeitura e parceiros que atuam em colaboração para oferecer segurança, agilidade e conforto à população. A Administração municipal, através de secretarias e servidores, está unida a inúmeras instituições no combate à pandemia.

Um drive-thru da vacinação, que ocorre no Centro de Eventos a partir das 9h, começa às 5h com a chegada dos agentes de Trânsito. Eles abrem os portões, preparam o estacionamento e, quando os carros começam a se deslocar até ao local, fazem o primeiro atendimento, que é chamado de filtro, informando qual o grupo que será vacinado no dia. Logo após, organizam o fluxo, a movimentação, a demanda e as filas fazendo o acompanhamento dos veículos tanto na parte interna quanto externa, prestando atendimento inclusive em caso de pane nos veículos. 

A área, que pertence à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Pelotas, é cedida gratuitamente à Prefeitura, sendo um local amplo e adequado à demanda, por possuir banheiros cuja água é fornecida pelo Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).

Durante todas as ações, agentes da Guarda Municipal e Brigada Militar estão presentes. As forças da Secretaria de Segurança Pública (SSP) se unem para propiciar a segurança de todos. A Defesa Civil também participou do processo durante muito tempo. Existe, ainda, a presença dos membros do Exército, que integram o 9º Batalhão de Infantaria Motorizado, que auxiliam, inclusive, nas aplicações e coleta de informações.

Foto: Rodrigo Chagas

Para garantir um ambiente limpo e acolhedor, equipes são designadas para cuidar da limpeza durante as ações, que ocorrem tanto no drive-thru quanto nos demais pontos de imunização espalhados pelos bairros da cidade. Junto a eles, estão os vacinadores e voluntários responsáveis pela aplicação das doses. Os alunos que atuam de forma voluntária são levados até os locais por ônibus oferecido pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed).

Preparação durante os dias de intervalo

Mesmo nos dias de intervalo, quando não há ações de aplicação acontecendo, as equipes não param. As Secretarias de Obras e Pavimentação (Smop) e Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) realizam, respectivamente, a manutenção no estacionamento do Centro de Eventos e o roçado do terreno. Os pavilhões são limpos para esperar a população, e esse serviço é feito pela SSUI.

“Até chegarem nos dias que ocorrem as ações da Campanha de Vacinação e tudo funcionar bem, o trabalho segue acontecendo. É uma união de esforços, em que a transversalidade de ações da Prefeitura, de várias secretarias, e parceiros levam a um resultado final”, relatou o titular da pasta de Trânsito e Transporte (STT) e coordenador da Secretaria de Ações da Cidade (SAC), Flávio Al-Alam.
Foro: divulgação SAC

Vale ressaltar que a grande área que corresponde ao estacionamento do local constantemente passa por melhorias, já que está exposto à chuva e ao sol forte. A Empresa Concessionária de Rodovias do Sul (Ecosul) auxiliou no reforço da pavimentação, por meio da doação de 100 m³ de fresa. O fresado é um material oriundo dos serviços de conservação, manutenção e restauração nas rodovias administradas pela concessionária. 

“Neste momento de pandemia, ficamos satisfeitos em poder colaborar com a melhoria desse espaço utilizado diariamente para atender à vacinação da população pelotense”, afirmou o coordenador de comunicação institucional da Ecosul, Johny Calegaro.

Trabalho que acontece antes das vacinas chegarem

Já o trabalho feito pela Secretaria de Saúde (SMS) vai desde a chegada das vacinas, até o armazenamento, separação, organização e inserção de lotes no sistema, até a distribuição e a aplicação propriamente dita. A responsável pela pasta, Roberta Paganini, conta que isso tudo é controlado por meio de planilhas, alimentadas pelos trabalhadores da SMS.

As ações de imunização são anunciadas à população apenas depois das equipes de saúde realizarem o somatório da quantidade de habitantes que integra cada grupo prioritário. Isso porque é preciso saber se existem doses suficientes. Além disso, é feito contato com as escolas e instituições, as quais enviam as escalas dos aplicadores, para informar quantos estarão disponíveis. A SMS, por sua vez, distribui o pessoal em cada dia de acordo com o cronograma de vacinação, a fim de que haja profissionais suficientes em todos os pontos.

Todo material utilizado durante as aplicações é separado com antecedência de, no mínimo, dois dias. Os locais são arrumados e limpos para receber esses objetos, que incluem EPIs, documentos, pranchetas, canetas, equipamento de higienização, álcool e local para descarte de seringas, entre outros. Nos dias de aplicação, as equipes se deslocam até os locais de vacinação cedo e organizam tudo. O transporte das vacinas e servidores fica a cargo do setor de veículos da SMS.

Foto: Rodrigo Chagas

Para a imunização dos contingentes prioritários, grupos com membros de cada setor são formados, a fim de trazer representatividade para o processo e ajudar a pensar nas estratégias a serem adotadas. A secretária Roberta cita o exemplo dos profissionais da educação: integrantes das escolas de diferentes níveis da cidade, da Secretaria de Educação e Desporto e da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE), além das universidades Federal (UFPel) e Católica (UCPel) e o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), se uniram para ajudar na logística, já que é de conhecimento deles a realidade e possuem a vivência da classe.

Isso mostra que existe uma série de ações organizadas com antecedência pela Prefeitura, mesmo antes de saber quando chegam as vacinas e quantas doses vêm para o município. “E isso é feito com todos os grupos, desde o início da vacinação”, completou Roberta.

“É o que faz a grande diferença e tem trazido qualidade à vacinação de Pelotas: a estratégia conjunta entre Prefeitura e representantes dos segmentos a serem vacinados e toda parceria com as instituições de ensino que disponibilizam professores e alunos para a vacinação”, finalizou a secretária.

Tags

vacinação, coronavírus

Carregando 0%
Carregando 0%