ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Nível crítico do estoque do HemoPel exige ação rápida

Hemocentro precisa de doadores para manter atendimento dos hospitais da região. Há apenas cerca de 10% do sangue necessário

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 14-12-2020 | 12:09:19

O estoque de bolsas de sangue do Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) está, mais uma vez, em nível crítico, cerca de 90% abaixo do necessário. A equipe do Hemopel pede que quem já é doador e pode doar, compareça imediatamente. Novos doadores, que esperam o momento certo para colaborarem, também são esperados. Todos os tipos sanguíneos são necessários, porém O+ e O- são os tipos mais urgentes.

O número de doações apresentou redução significativa desde o início da pandemia e, consequentemente, a capacidade de atendimento aos três hospitais da cidade – São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa –, e a outros 24 municípios da região Sul e da Campanha, abastecidos pelo HemoPel também.

Posso doar?

Pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, que não tiveram contato com outras com suspeitas ou confirmação de Covid-19, podem doar. O processo todo, desde a chegada, cadastro, entrevista e doação, dura pouco mais de 30 minutos.

A equipe do Hemocentro está tomando todas as medidas de higiene para que os doadores possam se sentir seguros. Tudo é higienizado a cada atendimento e todos – doadores e equipe – usam máscara durante todo o tempo em que permanecem no local.

As regras gerais para doação são: ter idade entre 16 e 68 anos, com peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam da autorização dos responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel portando documento de identidade com foto. No dia da doação, necessita estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, e evitar fumar uma hora antes. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres, a cada três meses, até três doações anuais.

Aonde devo ir?

O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense e recebe doações de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. O telefone para outras informações é o (53) 3222-3002.

E se não tiver como me deslocar?

O Hemocentro oferece carona para grupos que possuam dificuldade de chegar ao local. O transporte está disponível a uma quantidade entre seis e 12 pessoas moradoras de Pelotas. Para municípios vizinhos, a carona é agendada a até 12 pessoas.

Grupos, independentemente da carona, podem ser marcados previamente, por telefone, a fim de que a equipe se prepare e o tempo de espera não seja grande.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal WhatsPel.

Tags

sangue, hemocentro, estoque, doação, doadores, urgente, estoque em nível crítico, apenas 10% do sangue necessário

Carregando 0%
Carregando 0%